I&D+i

A FCNAUP tem desenvolvido projetos onde o objetivo é valorizar os recursos alimentares endógenos e os produtos tradicionais, com destaque para o projeto Newfood – Food Technologies Valorization.

newfood

O projeto Newfood – Food Technologies Valorization tem como objetivo dinamizar o sector dos produtos alimentares tradicionais catalisando a transferência de conhecimento e de tecnologia entre as universidades envolvidas e as empresas.

Salientamos alguns dos projetos de I&D financiados em curso e com a participação de docentes da FCNAUP, que julgamos de interesse para a área das Ciências Gastronómicas:

  1. FEEDcities –Street food characterization in cities from Central Asia and Eastern European countries
  2. FOODnanoHEALTH - Qualidade e Segurança Alimentar, uma abordagem nano(tecnológica)
  3. iMC Salt - Desenvolvimento de equipamento inovador para Monitorizar e Controlar a adição de SAL - impacto no consumo
  4. NanoSTIMA - Macro-to-Nano Human Sensing: Towards Integrated Multimodal Health Monitoring and Analytics
  5. NEWFOOD - Food Technologies Valorization
  6. NutriSEA - Network of Universities and Enterprises for Food Training in Southeast Asia
  7. Portuguese Dietary Survey (2012-2015) - Support to national dietary surveys in compliance with the EFSA Guidance on General principles for the collection of national food consumption data in the view of a pan-European dietary survey
  8. SAFE FOOD - Development of a novel industrial process for safe, sustainable and higher quality foods, using biotechnology and cybernetic approaches
  9. SaltQuanti - Demonstração de dispositivo portátil para aquisição e processamento de dados para determinação do teor de sal em alimentos
  10. Utopia, Alimentação e Futuro - O modo de pensar utópico e a construção de sociedades inclusivas – Um contributo das Humanidades.

Recentemente, a FCNAUP fez uma comunicação de invenção "Snacks à base de leguminosas".

Snacks à base de leguminosas

Vários docentes participam em Unidades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação I&D+i de interesse para as Ciências Gastronómicas. São exemplos: REQUIMTE, Cintesis, INESC TEC, i3S. Ver mais na página do SIGARRA sobre I&D.

A FCNAUP tem igualmente promovido colaborações com entidades parceiras com a finalidade de desenvolver novos produtos e serviços em colaboração com várias empresas que produzem alimentos e refeições (Victor Guedes S.A., Cergold Indústrias Lda., Gertal, entre outras). Ver mais na página do SIGARRA "Serviço à Comunidade".