Objectivos e Funções
Compete ao CDUA zelar pela salvaguarda do património documental de que é proprietário e/ou depositário, com a responsabilidade de preservar esse legado do passado para as gerações futuras, não como mero conjunto de documentos organizados, mas como fonte de memória e de informação. O CDUA procura continuamente incrementar medidas responsáveis pela manutenção, conservação preventiva e difusão desse património, particularmente no que se refere ao registo e descrição em plataforma informática tendo em vista a fácil recuperação de informação; às condições ambientais e de segurança nos depósitos; à melhoria do acondicionamento da documentação; à promoção da sua reprodução, principalmente com fins de investigação.
O que faz cada documento ser documento de arquivo é a sua carga informacional: identidade, contextualização no ambiente em que foi gerado, valorização de conteúdo. Neste sentido, tem vindo a ser implementada a classificação de toda a documentação, em conformidade com normas internacionais – nomeadamente a ISAD(G) –, incluindo a criação de base de dados de imagens com "objectos digitais”, cuja consulta permitirá visualizar o documento evitando a exposição do original aos malefícios ambientais e humanos.
Tendo passado pela recente actualização de critérios e práticas desenvolvidas ao longo do tempo segundo a evolução intrínseca ao tratamento arquivístico, foi ultimado o
Guia de Fundos com desdobramento no
Inventário, de forma a reflectir toda a estrutura que permite conhecer o conteúdo pormenorizado de cada um dos fundos albergados.
O Centro de Documentação presta informações sempre que solicitadas. Dispõe de um Regulamento interno onde se especificam as normas de consulta, acessibilidade e reprodução de documentação, incluindo a Tabela de preços em vigor. É possível a consulta (por marcação prévia, dentro das horas de expediente), requisitada por via electrónica/telefónica, registada posteriormente em formulário próprio.