“Arquitectura: Universidade, Cidade e Mundo”
“A FAUP na 12ª Mostra da Universidade do Porto”
1. DA ORGANIZAÇÃO
O programa da representação da FAUP na 12ª Mostra da Universidade do Porto resulta do processo de reflexão efectuado pela comissão nomeada para o efeito, assentando o seu alinhamento nas seguintes premissas::
- Análise da participação na 10ª e 11ª Mostras da UP, nos anos de 2012 e 2013;
- Enquadramento da FAUP nos projectos de divulgação e difusão da cultura institucional e académica da UP, considerando a evidência das identidades específicas de cada unidade orgânica.
2. DO TEMA
“Arquitectura: Universidade, Cidade e Mundo”
35 anos após o decreto-lei de criação da Faculdade de Arquitectura e da sua consequente integração na Universidade do Porto, a afirmação da identidade da FAUP como “Escola do Porto”, composta pelas suas diversas identidades, funda-se em três esferas complementares e estruturantes da sua imagem e contexto criador de matriz científico-artística: a Universidade, a Cidade e o Mundo. Nesse sentido, o panorama actual resulta da confirmação da sua capacidade de intervenção nesses três vectores, vitais para a presença que lhe é reconhecida pelas instituições de ensino congéneres e pela sociedade em geral, nacional e internacionalmente.
No plano da Universidade, embora se assista a um processo de centralização de recursos e de aglutinação de saberes disciplinares, a existência de uma marca “FAUP” contribui para o processo de afirmação da própria Academia, dotando-a de uma mais-valia de reconhecimento e saberes únicos entre as instituições de ensino, capaz de atrair estudantes, docentes e investigadores que consideram um factor de prestígio a associação a esta “Escola”.
O processo de ensino/aprendizagem (em constante evolução desde a fundação da Faculdade) é mesmo considerado singular no âmbito das diversas escolas de arquitectura europeias, consubstanciando a distintiva marca “Escola do Porto”, singularidade que se afirma através da relação entre as suas áreas disciplinares e, especialmente, do sublinhar da importância conferida ao Desenho como disciplina e como elemento estruturador do pensamento em Arquitectura.
No plano da Cidade, para além de se ter tornado num factor de prestígio e de ser considerada uma instituição inseparável da sua marca impressiva, a FAUP e os seus profissionais (quer no âmbito da sua actividade académica e de investigação, quer no âmbito das realizações profissionais de produção em gabinete) têm trabalho e pensamento realizado sobre a sua imagem, o seu processo de desenvolvimento e ordenamento territorial.
Embora a situação actual, no plano económico e social, não permita a proliferação dessa actividade, verifica-se que vão sendo produzidos (e, nalguns casos, realizados) alguns projectos e estudos de ponta que introduzem valor acrescido nos processos de construção da imagem e ambiente urbanos e que são potenciadores de diferenças qualitativas no Porto, quando confrontado com cidades europeias de igual dimensão.
Por, último, no plano do Mundo, a Faculdade funciona como um forte pólo de atracção de estudantes de diferentes proveniências que procuram esta instituição, entre as várias escolas de Arquitectura. A proliferação do intercâmbio entre estudantes de diferentes nacionalidades, para além de enriquecer os que a seleccionam como instituição formadora, contribui para o enriquecimento formal e informal do seu próprio património de experiência e criação.
A Faculdade é hoje um destino óbvio para quem quer iniciar os seus estudos e/ou complementá-los, num âmbito de formação de nível superior, singular pelo método de ensino e pela distinção da formação que disponibiliza.
Esta “escola”, herdeira das várias experiências científicas, pedagógicas e didácticas realizadas no contexto da Escola de Belas Artes do Porto, adquiriu autonomia e maturidade no período que decorreu entre 1974 e a actualidade, conservando, no seu ideário, os propósitos que advieram da sua fundação como instituição de construção do Conhecimento académico, com capacidade para se afirmar na esfera pública, em Democracia, 40 anos após o 25 de Abril de 1974.
3. DO PROJECTO
A presença da FAUP na 12ª Mostra da UP organiza-se de acordo com a ordem dos trabalhos (Sumário) que adiante se apresenta, salientando-se que o programa e o desenvolvimento das acções a realizar assentarão na comunicação e no contacto directo e personalizado com os visitantes – sejam eles individuais (esclarecimentos/orientações ao público em geral) ou organizados em grupos (programas vocacionados para as escolas secundárias) –, contando-se com o apoio e depoimentos de docentes, investigadores, arquitectos e estudantes sobre o ensino e a aprendizagem na FAUP e a inserção na(s) carreira(s) profissional(ais) e de I&D.
O uso de material analógico e digital será feito em paridade, na tentativa18239 de potenciar (para além da forte e desejável componente humana de contacto directo) as plataformas físicas e virtuais da FAUP, nomeadamente a produção curricular dos estudantes e o sítio da Faculdade no ambiente do SIGARRA – o qual pode amplificar a presença desta instituição na comunidade internacional própria das redes mundiais de informação.
3.1 Sumário:
A. Espaço Expositivo
A.1. Documentário
A.1.1. “O quotidiano FAUP”
Uma das ofertas da representação da FAUP assenta na produção de um documentário realizado e editado por estudantes dos diversos anos curriculares sobre o quotidiano da Faculdade, o qual tem como objectivo mostrar as dinâmicas de vida, contexto e espaço dos estudantes nas instalações da Faculdade – marcas distintivas da “Escola do Porto” –, em paralelo com a divulgação do seu conjunto edificado – património arquitectónico profusamente visitado por estudantes e professores de outras instituições, referenciado em publicações da área científica de Arquitectura.
Em suma, com esta produção (cujo guião mais detalhado será fornecido para produção), pretende-se comunicar a especificidade e a riqueza do que é a vida na “Escola” e, simultaneamente, cativar os visitantes do espaço da representação da FAUP na 12ª Mostra da UP.
A.1.2. “A FAUP na Mostra e a Mostra na FAUP”
No âmbito da exposição de ambientes de exposição e de trabalho académico, torna-se possível, na presente edição, a troca de conteúdos de imagem vídeo em directo entre o ambiente da Mostra e o ambiente da FAUP, permitindo o visionamento em simultâneo do que vai acontecendo no stand da Faculdade e da actividade académica que decorre na FAUP nos dias da Mostra.
A.2. Anuária’13
A.2.1. “Analógicos e Digitais na Escola Pública”
Selecção (especialmente realizada para a Mostra da UP [painéis e maquetas]) de alguns exercícios académicos expostos na última edição (Anuária '13 – Analógicos e Digitais na Escola Pública) através da qual se tenta valorizar expositivamente uma das matrizes julgadas fundamentais desta “Escola”: o processo de trabalho subjacente ao acto de criação e as suas diferentes plataformas de pensamento e realização.
A.3. A FAUP pelo Mundo/O Mundo na FAUP
- Depoimentos visuais (fotografia ou vídeo) que revelam as potencialidades e o âmbito das saídas para o exterior através do programa Erasmus e/ou outros protocolos, realizado pelos estudantes da FAUP que optaram pela sua frequência;
- Depoimentos escritos e visuais que sintetizam a experiência de aprendizagem na FAUP, realizado por estudantes estrangeiros a estudar na FAUP ao abrigo do programa Erasmus e/ou de outros protocolos.
A.4. Material complementar
A.4.1. Cursos da FAUP:
Informação sobre o Mestrado Integrado em Arquitectura (MIARQ), o Curso de Estudos
Avançados em Património Arquitectónico (CEAPA) e o Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA)
A.4.2. Erasmus e protocolos:
Mapa das relações internacionais da FAUP
A.4.3. Unidades de I&D:
Informação sobre a investigação e as extensões profissionais da “Escola” na sociedade/cidade/território: Centro de Estudos da Faculdade de Arquitectura (CEFA-UP) e
Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), com os seus vários núcleos associados.
A.4.4. Núcleos de estudantes da FAUP e da AEFAUP:
Informação sobre o Núcleo de Fotografia da FAUP e o departamento de Cultura da AEFAUP.
B. Espaço Escolas
B.1. Escolas/Recepção
- Recepção de estudantes do ensino secundário;
- Apresentação da Faculdade e dos seus cursos;
- Debate informal que decorrerá como finalização de cada uma destas visitas organizadas diariamente;
- Possibilidade de assistir às conferências-relâmpago a ter lugar no palco central da 12ª Mostra (que decorrerão, na tarde de sexta-feira, dia 28 de Março, entre as 15h00m e as 16h30m.
B.2. Escolas/Debate
- Promoção de debate/esclarecimento com os estudantes do secundário, interpelando-os directamente sobre a sua impressão após a visita ao espaço da FAUP e a observação dos diversos conteúdos. Pretende-se que os visitantes adquiram uma maior informação sobre a realidade académica da FAUP e da prática profissional em Arquitectura, fomentando a reflexão e a exposição das suas dúvidas, sendo a discussão/sessão de esclarecimentos orientada pelos seguintes temas e pontos específicos:
B.2.1. “Transição entre dois sistemas de ensino”:
- A passagem do ensino secundário para o superior;
- As expectativas dos estudantes.
B.2.2. “Ensino e aprendizagem na FAUP”:
- O carácter propedêutico do 1º ano do MIARQ;
- O desenho como marca identitária e distintiva do ensino na FAUP;
- O acto criador: entre o processo e o projecto, a passagem da ideia à forma;
- A importância da articulação entre a teoria e a prática.
B.2.3. “Ensino e aprendizagem na FAUP”:
- O trabalho em gabinete, em serviços ou equipas multidisciplinares;
- A investigação científica, a inovação e o desenvolvimento;
- A pós-graduação e a formação específica do arquitecto ao longo da sua prática profissional.
B.2.4. “Ensino e aprendizagem na FAUP”:
- O “lugar” da Arquitectura e do profissional de Arquitectura na sociedade;
- A visão da sociedade sobre a prática do arquitecto e sobre a Arquitectura.
Escolas que estarão presentes na tarde de sexta-feira entre as 15h e as 17h30:
- Escola Artística de Soares dos Reis;
- Escola Secundária Aurélia de Sousa;
- Escola Secundária Garcia D'Orta;
- Escola Secundária de Penafiel;
- Colégio dos Carvalhos.
C. Espaço Conferencias Relâmpago
Esta apresentação decorrerá no palco central da Mostra da UP e contará com a presença de estudantes, docentes e profissionais da área disciplinar da Arquitectura, convidados a falar no âmbito dos painéis que a seguir se nomeiam, tendo uma projecção de imagens como suporte e o tema da representação da FAUP como elemento agregador das várias intervenções.
C.1. Abertura
- Director da FAUP, Professor Carlos Guimarães.
C.2. “A visão do estudante”
- Manuel Carvalho (2º ano do MIArq); Catarina Melo (3º ano do MIArq); Lara Hass (4º ano do MIArq); Luca Bosco (5ª ano do MIArq); Rita Furtado (5ª ano do MIArq).
C.3. “A inserção no mundo do trabalho"
- Ivo Poças Martins; Tiago Correia.
C.4. “Ensino/profissão/reflexão sobre o percurso entre estes dois 'mundos'"
- Professor Manuel Graça Dias.
C.5. Fecho.