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Desenho como método e instrumento de investigação em Arquitetura

Código: 50144C5     Sigla: DMi2A

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 25 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Raquel Alexandra Geada e Paulino Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Raquel Alexandra Geada e Paulino 1,50

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A unidade curricular tem por objectivo criar momentos de estudo propiciadores do desenvolvimento de uma prática de investigação e de pensamento crítico, por parte do estudante, em torno de projetos de equipamentos de particular complexidade designadamente ao nível do seu programa e, consequentemente, das soluções arquitectónicas, estruturais e construtivas que o determinam.
A unidade curricular alicerça-se na centralidade do Desenho enquanto ‘instrumento de pensamento’ e de construção de uma ‘memória inteligente’, que se consideram essenciais para o desenvolvimento e enriquecimento de uma ‘intuição inteligente e instintiva’ essencial ao exercício de projeto.
Sobre o exposto, convoca-se Alexandre Alves Costa, na medida em que a propósito da pedagogia na Escola do Porto, afirma que “ o desenho manifestou muito rapidamente a sua utilidade em vários campos da aprendizagem da arquitetura, antes de mais na pesquisa da sua essência, a da natureza do espaço, através de um processo analítico de observação de casos, visando a composição, a proporção, a escala, a volumetria, a estrutura, os valores texturais, as relações com o contexto e mesmo alguns factores imateriais, como a luz ou a cor.”

Resultados de aprendizagem e competências

A exploração de um cruzamento entre um método de ensino expositivo com o desenvolvimento de uma prática de investigação, que parte do desenho enquanto instrumento privilegiado de pensamento, no específico campo disciplinar da arquitetura, visa diferentes categorias de objectivos e resultados.

Assim, ao nível do ensino e da aprendizagem pretende-se:
i. disponibilizar informação sobre um conjunto significativo de obras de arquitetura, criando um espaço de transmissão, aquisição e ampliação do conhecimento, em torno da produção arquitectónica de equipamentos públicos, que se revela particularmente pertinente e útil no contexto do trabalho desenvolvido pelos estudantes nas unidades curriculares Projeto 4|Construção 3|Estruturas, do 4.º ano do MIArq, na medida em que se considera que a unidade curricular, direta e indiretamente, contribui para o enriquecimento do processo criativo e de concepção;
ii. fomentar uma prática e cultura de estudo, investigação e reflexão crítica nos estudantes;
iii. promover momentos de aproximação, contacto e compreensão global - entre forma, estrutura e construção - de cada uma das obras apresentadas em cada aula, criando oportunidade para uma maior consciencialização, por parte dos estudantes, dos níveis de complexidade presentes nos processos de concepção e construção de equipamentos públicos, designadamente ao nível das questões programáticas e das exigências técnicas – estruturais e construtivas - e regulamentares, que implicam necessariamente a integração e coordenação de diversos saberes disciplinares.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

De acordo com o calendário escolar, prevê-se um total de 13 aulas. Após uma primeira aula de apresentação da unidade curricular – programa, modo de funcionamento e método de avaliação – e de aprofundamento do Desenho enquanto instrumento de pensamento e de construção de uma memória inteligente, seguem-se 12 aulas de apresentação de um programa, obra e autor, considerados exemplares, cada uma com a duração de 1h30 teórico-prática. Oportunamente, serão convidados docentes e autores de obras - equipamentos - consideradas exemplares e particularmente relevantes no âmbito dos conteúdos programáticos da unidade curricular, que partilharão o tempo letivo apresentando uns a sua visão sobre uma determinada obra proposta e outros o projeto que realizaram.


#1
27 setembro 2024 | 14:30_16:00
Apresentação da unidade curricular "Desenho como método e instrumento de investigação em Arquitectura" . DMi2A
Objectivos | Modo de Trabalho | Programa | Bibliografia | Métodos de ensino e actividades de aprendizagem | Avaliação | Classificação final.

Aula Teórica | 'O Desenho como instrumento de pensamento, em Arquitectura'.


#2
4 outubro 2024 | 14:30_16:00
Lavadouro da Afurada | Atelier 15_Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez | 2002_2004

Raquel Geada Paulino | Apresentação da Obra + Visita guiada + Acompanhamento e orientação do trabalho de investigação e registo realizado pelos alunos durante a visita à obra.


#3
11 outubro 2024 | 14:30_16:00
Lavadouros, Sanitários e Balneários de S. Nicolau | Paulo Providência e Maria do Rosário Abreu | 1993

Raquel Geada Paulino | Apresentação da Obra + Visita guiada + Acompanhamento e orientação do trabalho de investigação e registo realizado pelos alunos durante a visita à obra.


#4#5
18 outubro 2024 | 14:30_17:30
Pavilhão Carlos Ramos | Álvaro Siza | 1985_1986

Raquel Geada Paulino | Apresentação da Obra + Visita guiada + Acompanhamento e orientação do trabalho de investigação e registo realizado pelos alunos durante a visita à obra.


#6
8 novembro 2024 | 14:30_16:00
Ponto de situação


#7 e #8
22 novembro 2024 | 14:30_17:30
Extensão do Douro - Museu da Cidade_Camilo Rebelo | 2017_2018

Camilo Rebelo (a confirmar) | Apresentação da Obra + Visita guiada
Raquel Geada Paulino | Acompanhamento e orientação do trabalho de investigação e registo realizado pelos alunos durante a visita à obra.


#9 e #10
6 dezembro 2024 | 14:30_17:30
Mosteiro de Leça do Balio e Escultura Aberta_Álvaro Siza | 2020_2024

Álvaro Fonseca (a confirmar) | Apresentação da Obra + Visita guiada
Raquel Geada Paulino | Acompanhamento e orientação do trabalho de investigação e registo realizado pelos alunos durante a visita à obra.


#11 e #12
10 janeiro 2025 | 14:30_17:30
I3S Instituto de Investigação e Inovação em Saúde_Serôdio, Furtado Arquitectos | 2009_2015

João Pedro Serôdio (a confirmar) | Apresentação da Obra + Visita guiada
Raquel Geada Paulino | Acompanhamento e orientação do trabalho de investigação e registo realizado pelos alunos durante a visita à obra.


#13
17 Janeiro 2025 | 14:30_16:00
Avaliação

Bibliografia Obrigatória

COSTA, Alexandre Alves; Viagem. ISBN: 1647-2548
COSTA, Alexandre Alves; O Ensino do Projecto na FAUP.. ISBN: ISBN 972-8897-07-3
MONEO, Rafael; Inquietud teórica y estrategia proyectual. ISBN: 84-95951-68-1
PAULY, Danièle; Le Corbusier: le dessin comme outil. ISBN: 2-84975-082-4
SIZA, Álvaro; Imaginar a Evidência. ISBN: 978-972-44-1390-7

Bibliografia Complementar

.; 2G Revista Internacional de Arquitectura. ISBN: 1136-9647
.; a.mag international architecture technical magazine. ISBN: 2182-472X
.; CROQUIS. ISBN: 0212-5633
.; TC Cuadernos. ISBN: 1136-906X
.; darco magazine. ISBN: 1646-950X

Observações Bibliográficas

Em cada aula será fornecida bibliografia específica de suporte ao programa, autor e obra abordados.

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular decorre em modo presencial, durante o 1.º semestre do ano letivo, conjugando estudantes do 4.º e 5.º anos do MIArq.
A partir de uma matriz de aulas teórico-práticas pretende-se proporcionar um método de ensino e desenvolver um conjunto de atividades de aprendizagem que cruzam um ensino expositivo com a exploração de uma prática de investigação a partir do desenho e em torno de casos de estudo considerados exemplares.
Ao longo de cada uma das 11 aulas os estudantes elaboram uma síntese, escrita e desenhada, dos conteúdos apresentados, obrigatoriamente em papel e formato A4, que expressa o seu processo individual de análise e investigação e a interpretação e reflexão critica que produz em torno de cada programa, autor e obra abordados.
No contexto dos conteúdos programáticos da unidade curricular, no final da 5.ª aula, os alunos são convidados a definir o programa, autor e obra que optam por selecionar para a realização do Trabalho Prático, o qual deverá ser entregue até à última aula da unidade curricular.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 12,50
Trabalho de campo 12,50
Trabalho prático ou de projeto 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor aplicável, para a obtenção de frequência é considerada como pré-requisito a assiduidade a pelo menos 75% dos tempos lectivos com contacto. A obtenção de frequência requer ainda a entrega dos trabalhos práticos realizados em cada aula e do trabalho prático realizado sobre um equipamento selecionado pelo estudante.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação
A avaliação dos conhecimentos é distribuída no semestre e, assente num modo presencial, decorre da apreciação qualitativa dos trabalhos realizados e entregues pelo estudante em cada aula e do trabalho prático realizado sobre um equipamento selecionado pelo estudante.

Classificação
A classificação resulta da ponderação da participação, do conjunto dos trabalhos realizados e entregues em cada aula e do trabalho prático realizado sobre um equipamento selecionado pelo estudante e traduz-se quantitativamente numa escala de 0 a 20 valores, em conformidade com os regulamentos aplicáveis à UP e à FAUP.

Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é calculada através da soma dos parciais obtidos pela aplicação dos factores de ponderação a cada uma das componentes de avaliação: participação presencial (30%); média dos trabalhos práticos realizados em aula (50%); e trabalho prático sobre equipamento selecionado pelo estudante (20%).

CF = ( 12,50% x PP ) + ( 75% x TPA ) + ( 12,50% x TPE )

CF – Classificação Final

PP – Participação Presencial

TPA – Trabalhos Práticos realizados em Aula

TPE – Trabalho Prático sobre Equipamento selecionado pelo estudante

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Observações

Numerus clausus
Unidade curricular com funcionamento condicionado a um número máximo de 30 alunos. Os estudantes serão selecionados através da classificação obtida pela média das notas nas unidades curriculares de Projeto e Desenho que o estudante tenha obtido aprovação até à data de candidatura à unidade curricular, designadamente Projeto 1, 2, 3, 4 e 5 e Desenho 1 e 2.

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