Geometria Construtiva 1
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
24 |
MIARQ |
3 |
- |
3 |
- |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objectivo das disciplinas de Geometria Construtiva consiste na investigação do papel da geometria nos processos generativos e construtivos em arquitectura, explorando a sua relação com as tecnologias digitais emergentes. Complementando os conhecimentos adquiridos em Geometria do 1º ano, a unidade curricular do primeiro semestre de Geometria Construtiva 1 (GC-1) introduz a investigação de novos temas com forte implicação no desenho e na caracterização do espaço arquitectónico.
O desenvolvimento do programa de GC-1 é realizado através da exploração prática do uso do computador, entendido simultaneamente enquanto meio de:
- representação geométrica (desenho e modelação);
- cálculo e computação geométrica (desenho paramétrico e algorítmico);
- materialização física (fabrico digital).
Resultados de aprendizagem e competências
Com a frequência de GC-1, pretende-se que o estudante seja capaz de:
- desenvolver o pensamento heurístico, visual e analítico, tanto no plano como no espaço;
- conhecer as incidências dos conceitos geométricos e do uso da Geometria no desenho arquitectónico;
- conhecer as técnicas bases das diferentes geometrias para modelar situações de modo a poder vir a usá-las criativamente;
- utilizar o computador para além da representação explícita de geometrias no ecrã, explorando as suas capacidades de cálculo e de materialização;
- desenvolver um pensamento crítico sobre a relação das tecnologias digitais com os processos de representação tradicionais, identificando as limitações e potencialidades de ambos na exploração da Geometria em Arquitectura.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. GEOMETRIA
1.1 Tipos de Geometria:
métrica, afim, projectiva, não-euclidianas, fractais.
1.2 Elementos:
ponto, curvas (arcos, hélices, "splines"), superfícies (regradas, curvatura simples, dupla curvatura, livres) e sólidos.
1.3 Temas de Geometria e Arquitectura:
simetria, proporção, fractais, topologia e grafos
2. COMPUTAÇÃO E MATERIALIZAÇÃO
2.1 Conceitos:
representação vs. cálculo; desenho, modelação e computação geométrica; parametrização, algoritmos e associatividade; software vs. programação; metodologia bottom-up vs. top-down: 2D vs. 3D.
2.2 Introdução ao desenho e modelação digital:
coordenadas, criação e edição de curvas, superfícies e sólidos, transformações geométricas, visualização.
2.3 Introdução à computação geométrica:
parâmetros e algoritmos; funções matemáticas e lógicas, curvas e superfícies, listas e hierarquia de informação; geração e controlo de variação (métrica, topológica e quantitativa).
2.4 Tecnologias de materialização digital:
fabrico (adição, subtracção, formação); assemblagem; construção.
3. GEOMETRIA CONSTRUTIVA
3.1 Investigação de desenho, modelação e computação digital sobre tema de Geometria e Arquitectura (a seleccionar de 1.3).
Bibliografia Obrigatória
Blackwell William;
Geometry in architecture. ISBN: 1-55953-018-9
Burry Jane; The New Mathematics of Architecture, Thames & Hudson, 2010
Burry Mark; Scripting Cultures: Architectural Design and Programming, John Wiley & Sons, 2011
Calter Paul A.;
Squaring the circle
Kolarevic Branko 340;
Architecture in the digital age. ISBN: 0-415-38141-X
Katz Victor J.;
A history of mathematics. ISBN: 0-321-01618-1
Kalay Yehuda E.;
Architecturec2b4s new media. ISBN: 0-262-11284-1
Kappraff Jay;
Connections. ISBN: 981-02-4585-8
Le Corbusier;
Le modulor. ISBN: 2-904-833-01-3
Mandelbrot Benoit B.;
The fractal geometry of nature. ISBN: 978-0-7167-1186-5
March Lionel;
Architectonics of humanism. ISBN: 0-471-97754-3
Marcolli Attilio;
Teoria del campo
Mitchell William J.;
Computer-aided architectural design
Mitchell William j.;
Digital design media. ISBN: 0-471-28666-4
Mitchell William J.;
The logic of architecture. ISBN: 0-262-63116-4
Oliveira Fernando Manuel Cortes Lisboa;
Desenho de arquitectura assistido por computador. ISBN: 972-9483-27-2
Pérez-Gómez Alberto;
Architectural representation and perpective hinge. ISBN: 0-262-66113-6
Pérez-Gómez Alberto;
Architecture and the crisis of modern science. ISBN: 978-0-262-66055-6
Pottmann Helmut 340;
Architectural geometry. ISBN: 978-1-934493-04-5
Schodek Daniel 340;
Digital design and manufacturing. ISBN: 978-0-471-45636-0
Sousa José Pedro; Artigos da Secção de Tecnologia Digital, Revista Arquitectura e Vida, 2005-2006 (n.62 ao n.72)
Terzidis Kostas; Algorithmic Architecture, Architectural Press, 2006
Veloso Eduardo;
Geometria. ISBN: 973-8353-26-X
Williams Kim ; Nexus - Architecture and Mathematics, 1996-2008 (I-VII)
Xavier João Pedro;
Perspectiva, perspectiva acelerada e contraperspectiva
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa será desenvolvido através da combinação de processos de ensino teórico e prático em aulas semanais de 2 horas.
Ao longo do semestre são leccionadas 3 aulas teóricas destinadas à exposição e discussão das matérias do programa. A introdução prática ao uso de processos digitais é feita através de aulas teórico/práticas de tipo tutorial. As restantes aulas destinam-se à realização dos trabalhos práticos desenvolvendo-se de forma assistida, pontuada por momentos de apresentação e crítica colectiva.
A componente prática baseia-se na combinação iterativa de processos de representação (digital) com processos de materialização (física).
Software
Grasshopper (software livre)
Rhinoceros (McNeel)
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
30,00 |
Obtenção de frequência
Para obtenção de frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas e obter o mínimo de 9,5 valores resultantes da actividade de participação nas aulas e da realização dos exercícios práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final será a média ponderada da assiduidade e participação nas aulas (20%) e da realização dos trabalhos práticos (80%).
Observações
Consoante a gravidade da pandemia da COVID-19 e, em função das orientações da Direcção Geral de Saúde, poder-se-á ter de adoptar um regime de aulas semi-presencial (b-learning) ou integralmente à distância (e-learning).