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Projecto 1

Código: 100101     Sigla: 100101

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2024/2025 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 166 MIARQ 1 - 21 - 567

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Sousa Brandão Alves Costa Regente
José Júlio Cabral Faria Frias Dias Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A presente Unidade Curricular, inserida num primeiro ano entendido como propedêutico, visa:

-a abordagem genérica da problemática da Arquitectura;
-o domínio dos instrumentos básicos da projectação;
-a iniciação à metodologia da composição espacial.

Resultados de aprendizagem e competências

Utilização dos mecanismos da composição espacial orientados na procura da essencialidade do espaço e da forma. Capacidade de reflexão crítica sobre as práticas experimentadas pelos estudantes no âmbito dos exercícios.  

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O desenvolvimento dos trabalhos práticos ao longo do ano estrutura-se de modo a suscitar no estudante a necessidade de racionalização sistemática, visando a coesão entre ideia e proposta. Pretende-se que o pensamento se desenvolva segundo princípios de progressiva lógica e rigor, superando o exclusivo recurso inicial à intuição, como elemento privilegiado na descoberta do uso das formas e dos espaços delas resultantes,

Serão realizados três exercícios práticos que visam o desenvolvimento das capacidades de pensamento espacial e, em simultâneo, do método e dos instrumentos de projecto. O seu encadeamento visa objectivos complementares: 

1º EXERCÍCIO - O Campo Tridimensional

-estrutura e composição (massa, vazio, ritmo, tensão, contraste, equilíbrio, unidade); 
-medida, dimensão, escala; 
-tempo, luz, simbolismo; 
-espaço construído e espaço natural;
-as lógicas das geometrias na composição espacial. 

2º EXERCÍCIO - O Módulo

-aprofundamento dos conceitos de composição, medida e modulação;
- binómio interior/exterior como fundamento do espaço arquitectónico;
-adequação entre ideia/forma e lugar; 
-espaço construído e espaço natural; 


3º EXERCÍCIO - O habitar

-interpretação de um programa; 
- aprofundamento da leitura do lugar;
-funções e carácter do espaço; 
-sensibilidade às qualidades plásticas dos materiais; 
-noções elementares sobre o equilíbrio construtivo e estrutural;
-o carácter singular dos espaços em composições complexas;
-tridimensionalidade como objectivo e a bidimensionalidade como instrumento conceptual.

Bibliografia Obrigatória

Benevolo Leonardo; Corso di disegno
Alexandre Alves Costa; Só nós e santa tecla. ISBN: 989-8217-02-8
Benevolo Leonardo; Historia de la arquitectura moderna. ISBN: 84-252-1793-8
Peter Zumthor; Pensar a arquitectura. ISBN: 84-252-2059-9
Távora Fernando; Da organização do espaço
Meiss Pierre von; De la forme au lieu. ISBN: 2-88074-105-x
Fernando Távora; Casa de férias em Ofir. ISBN: 560107300371
Quaroni Ludovico; Proyectar un edificio. ISBN: 84-85434-09-9
Álvaro Siza Vieira; Imaginar a evidência. ISBN: 972-44-1033-1
Zevi Bruno; Saber ver a arquitectura. ISBN: 85-336-0541-2
Álvaro Siza Vieira; 01 Textos. ISBN: 978-972-8645-93-9
Louis Khan; Forma y Diseño . ISBN: 978-9506020736
Campo Baeza, Alberto; Principia Architectonica. ISBN: 978-989-658-223-4
Luis Martínez Santa-Maria; El^árbol, el camino, el estanque, ante la casa. ISBN: 84-932542-9-0
Anibal Parodi; Puertas adentro. interioridad y espacio doméstico en el Sec. XX. ISBN: 8498802652
Paulo Mendes da Rocha; Maquetes de Papel. ISBN: 8575036254
AV - Monografias n.º 132; Casas de Maestros . ISBN: 2910013137304
Kenneth Frampton; Historia critica de la arquitectura moderna. ISBN: 84-252-1665-6
Mumford Lewis; A cidade na história

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Através dos três exercícios práticos realizados ao longo do ano lectivo, pretende-se que o estudante supere a mera intuição a favor da reflexão sistemática. Esta será decorrente da experimentação de projecto, do debate crítico suscitado pelos docentes e da matéria teórica exposta nas aulas práticas e teóricas.

A caracterização e sequência dos exercícios práticos de arquitectura e a informação teórica permitirão ao estudante desenvolver os meios conceptuais e instrumentais que informam a organização do espaço. 

Na sequência dos três exercícios práticos a realizar, visa-se alcançar:

- o progressivo desbloqueamento da capacidade de representação, pesquisa e concepção do espaço; 
-a progressiva consciencialização do papel do desenho na investigação do espaço; 
-a simultaneidade do pensamento, do desenho e das maquetes como método de constante aferimento das ideias traduzidas em propostas;
-a aproximação à metodologia da composição espacial; 
-o aprofundamento do rigor nos processos de representação e de concepção do espaço.
-a consciencialização do significado do contexto; 

-a abordagem das questões da sistematização e da ordem na composição espacial. 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho de campo 5,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 16,60
Estudo autónomo 16,60
Frequência das aulas 16,60
Trabalho de campo 16,60
Trabalho de investigação 16,60
Trabalho laboratorial 17,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação será distribuída sem exame final, através da realização de trabalhos individuais e de grupo; será igualmente considerada a participação nas aulas pelos estudantes.

A avaliação assume três componentes diferenciadas, embora complementares:

a) com carácter de continuidade, decorrente da crítica individual ao trabalho do estudante;

b) com carácter pontual, a partir da crítica comparada em ocasiões-chave da elaboração dos trabalhos;

c) avaliação específica do trabalho realizado pelo estudante em cada um dos três exercícios.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida através da ponderação das avaliações intercalares ao longo do ano lectivo - nos dois primeiros exercícios-  e dos resultados alcançados no terceiro exercício, no final do ano lectivo. O método de ponderação será não aritmético, considerando a evolução do estudante e a aprendizagem por ele alcançada.

Tendo em vista a natureza da disciplina – sem exame final – não serão considerados exames de recurso.

O cumprimento da assiduidade será, nos moldes previstos no artigo 8º da deliberação 1536/2005 da UP, considerado um pré-requisito.

A falta a uma ou mais das componentes da avaliação prevista terá como consequência a classificação negativa do aluno.

Melhoria de classificação

O processo de melhoria da classificação será obtido, se requerido pelo aluno, unicamente no ano lectivo posterior.

Observações

De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento dos tempos lectivos presenciais.

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