Código: | 10125C1 | Sigla: | 10125C1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 77 | MIARQ | 2 | - | 3 | - | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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José Virgílio Borges Pereira | Regente |
Teórica: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,50 |
José Virgílio Borges Pereira | 1,50 |
Conhecimento dos principais paradigmas sócio-antropológicos de análise das questões espaciais e do território; identificação e conhecimento dos quadros de relação estrutural entre morfologia espacial e morfologia sócio-cultural; mobilização das implicações teórico-práticas mais relevantes das relações entre morfologia espacial e sócio-cultural tendo presente a realidade social portuguesa.
Domínios das principais teorias antropóligicas e sociológicas sobre as relações entre sociedade e espaço. Conhecimento das coordenadas principais a que tais relações estão sujeitas em Portugal.
1. Ciências e ciências sociais. O lugar da Antropologia e da Sociologia.
1.1. A emergência e consolidação da Antropologia e da Sociologia.
1.2. Conceitos e métodos.
2. Paradigmas sócio-antropológicos na análise do espaço.
2.1. A questão urbana e a emergência das interrogações sócio-antropológicas sobre o espaço e o território.
2.2. O espaço nos autores clássicos das ciências sociais.
2.3. A Escola de Chicago.
2.3.1. As perspectivas ecológicas de Park, Burgess e Mackenzie.
2.3.2. A perspectiva de Louis Wirth: uma síntese mais orientadamente cultural para além da Escola de Chicago.
2.4. A autonomização paradigmática da problemática espacial nas ciências sociais.
2.4.1. A perspectiva de H. Lefebvre: a produção do espaço.
2.4.2. A perspectiva de M. Castells: voltar a interrogar a questão urbana.
2.4.3. A perspectiva de R. Ledrut: os modos de espacialização.
2.4.4. A perspectiva de J. Rémy e de L. Voyé: a urbanização e a conceptualização articulada das relações entre espaço, sociedade e cultura.
2.4.5. A perspectiva de P. Bourdieu sobre a sociedade e o seu contributo para a análise das relações entre espaço físico e espaço social.
2.5. Reactualização de propostas e novas tendências nos estudos sócio-antropológicos sobre os territórios.
3. Ruralidades, cidades, processos de industrialização e de urbanização. Teorias e sínteses centradas no impacto dos estudos sócio-antropológicos sobre a produção e a apropriação dos espaços públicos, semipúblicos e privados.
3.1. Ruralidades, aprofundamento das ruralidades e urbanização dos campos.
3.2. Processos de industrialização e conjunção com a urbanização.
3.3. A mobilidade como elemento central na definição das cidades urbanizadas.
3.4. Poder e desigualdade nas cidades.
Aulas teórico-práticas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 66,00 |
Frequência das aulas | 24,00 |
Total: | 90,00 |
É obrigatória a realização dos momentos previstos da avaliação.
Um momento de avaliação escrita em sala de aula - 70% da nota final.
Um relatório teórico-prático - 30% da nota final.
O relatório teórico-prático é realizado individualmente. Os temas são anunciados no início do semestre lectivo e a entrega efectua-se no final do mesmo em data a acordar entre professor e alunos.
De acordo com o regulamento de avaliação.
De acordo com o regulamento de avaliação.