Código: | 50123C5 | Sigla: | 50123C5 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 115 | MIARQ | 2 | - | 3 | - | 81 |
Docente | Responsabilidade |
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Luís Miguel da Costa Monteiro de Carvalho | Regente |
Teórica: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,50 |
Luís Miguel da Costa Monteiro de Carvalho | 1,50 |
A unidade curricular de Economia Urbana procura fornecer um quadro de leitura da cidade do ponto de vista da ciência económica. A cidade é entendida não apenas como consequência espacial do funcionamento da economia, mas como lugar de múltiplas sinergias e tensões entre economia, sociedade e ambiente construído. A disciplina assume uma abordagem eclética, introduzindo princípios e fundamentos da análise económica, bem como leituras contemporâneas sobre a cidade enquanto centro de produção, consumo e ancoragem de fluxos transnacionais. É discutida a gestão estratégica da economia urbana, nomeadamente na sua relação com o planeamento do espaço físico e face a projetos mobilizadores de reabilitação urbana, atração de talento, inovação e sustentabilidade.
Compreender as relações entre os fenómenos económicos, a existência de cidades e a produção do espaço urbano.
Perceber os traços fundamentais das economias contemporâneas e as suas implicações para as cidades enquanto centros de produção e de consumo.
Compreender os mecanismos económicos que estruturam a distribuição do uso do solo, o funcionamento e a dinâmica do mercado imobiliário.
Identificar os atores, as competências, os projetos e os dilemas abertos à gestão da economia urbana.
Compreender e mobilizar terminologia apropriada na discussão de temas relacionados com economia e desenvolvimento urbano.
O método de ensino combina uma dimensão expositiva para apresentação de conceitos e mecanismos de base, a par do estímulo à reflexão, intervenção na aula e debate. Para tal, os conteúdos do programa são ilustrados com exemplos vários. Os temas são introduzidos com base em discussões e assuntos de interesse contemporâneo (e.g. notícia de jornal; anúncio de projeto de intervenção urbana; declaração pública de um agente político ou económico), incentivando ao aprofundamento crítico dos debates em causa. Poderá ser dinamizada uma visita de terreno / palestra associada a um projeto mobilizador urbano com forte componente económica.
Durante o semestre, os estudantes serão desafiados à elaboração de um ensaio (em grupos de dois estudantes) no qual deverão aplicar conceitos adquiridos na identificação de vetores económicos e elementos de transformação de um espaço urbano concreto. Serão ainda convidados a desenvolver pequenas apresentações em contexto de aula, sobre os temas do programa.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 45,00 |
Frequência das aulas | 21,00 |
Trabalho escrito | 15,00 |
Total: | 81,00 |
Época normal. Os estudantes podem obter aprovação realizando um exame final. A classificação final na unidade curricular poderá ser, contudo, complementada com outras componentes. Ou seja:
Se o estudante apenas realizar o exame final: Classificação final = classificação no exame.
Se optar por realizar igualmente um ensaio/projeto: Classificação final = 70% classificação no exame + 30% classificação no ensaio [se a média ponderada for superior à classificação no exame].
Em ambos os casos, a classificação final, não arredondada, poderá ser majorada até 1,5 valores em função da realização de uma pequena apresentação em contexto de aula, em grupos de dois estudantes.
Época de recurso. A aprovação pode ser obtida exclusivamente através da realização de um exame final.
Época normal – 2 opções:
[Em ambos os casos, a classificação final, não arredondada, pode ser majorada até 1,5 valores em função da reralização de uma apresentação durante as aulas].
Época de recurso:
Classificação final = classificação no exame (100%).