Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 460521

Territórios: Casos de estudo

Código: 460521     Sigla: TCE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitectura e Urbanismo

Ocorrência: 2022/2023 - 2S (de 01-09-2022 a 31-07-2023)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Curso de Estudos Avançados em Território

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CEAT 14 CEAT 1 - 6 30 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os territórios onde trabalhamos resultam da sobreposição de sistemas, tempos e transformações de diversas escalas que se complementam e integram de forma transversal.

Aquelas intervenções tidas por bons exemplos são normalmente destacadas pela sua imagem e qualidade espacial. Mas os processos que viabilizaram a sua materialização tendem a permanecer pouco conhecidos e estes são, muitas vezes, processos longos, complexos, interdisciplinares e essenciais para o sucesso das intervenções. A aproximação a estes processos oferece uma aprendizagem valiosa para futuros projectos e para o conhecimento disciplinar.

A U.C. tem por objectivo a apresentação, análise e debate de uma ou mais intervenções selecionadas em função do seu contributo para o tema do Laboratório. Cada intervenção será reconhecida através de visita de estudo e do contacto com os seus principais intervenientes que permitirão compreender todo o contexto e os processos que a viabilizou.

Resultados de aprendizagem e competências

A U.C. visa oferecer conhecimento detalhado sobre as circunstâncias da transformação do território e a utilização de diferentes práticas e instrumentos de actuação, aplicados a casos concretos. Neste sentido, espera-se que os formandos possam:

  • criar ou fortalecer uma rede entre agentes e actores nacionais e internacionais que estão a intervir no território em diferentes contextos;
  • promover uma rede de colaboração entre diferentes esferas de conhecimento: academia, técnicos especializados e sociedade civil;
  • adquirir / actualizar novas referências e práticas contemporâneas para futuras intervenções;
  • reconhecer os processos implícitos nos resultados;
  • identificar sistemas intemporais de gestão e estruturação do território através de cada intervenção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Pontevedra | Modelo de Cidade
Encontro com técnicos do Concelho de Pontevedra:
_ Serviço de Urbanismo, Meio Ambiente e Património Histórico
_ Serviço de Disciplina Urbanística, Meio Ambiente e Polícia Administrativa

Santiago de Compostela | Recuperação Urbana
Encontro com Arquitetos Coordenadores da Oficina Técnica do Consorcio de Santiago de Compostela

Galiza 
Planificação territorial e identidade local
Gestão sustentável do território
Cultura da arquitetura e do desenho
Encontro com Arquitetos da Fundação RIA

Bibliografia Obrigatória

Meakin, Annette M.B; Galicia, the Switzerland of Spain, Methuen, 1909

Observações Bibliográficas

https://www.pontevedra.gal/

http://www.consorciodesantiago.org/es

https://www.fundacionria.org/

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Visitas de estudo e sessões expositivas, com a participação dos intervenientes ou especialistas nos casos em estudo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 24,00
Trabalho escrito 6,00
Total: 30,00

Obtenção de frequência

Mínimo de 2/3 de presença nas aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação do trabalho escrito, numa escala de 0 a 20, garantida a obtenção de frequência mínima.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-14 às 03:37:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias