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Projecto BIM

Código: 50130C5     Sigla: 50130C5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitectura e construção

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 25 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Promover, experimentar e desenvolver o conhecimento teórico-prático da metodologia BIM – building information modelling compreendendo os conceitos basilares da mesma, na realização do Projeto de Arquitectura entendida como um processo para a inovação, investigação, gestão e construção da Arquitectura.

2. Promover a investigação da Arquitectura através da elaboração e prática do projeto, simulando um contexto real de prática colaborativa e pluridisciplinar.

3. Reunir o conhecimento sobre a aplicação da metodologia BIM no contexto internacional nas diversas áreas da AEC (arquitectura, engenharia e construção) analisando experiências em contexto empresarial bem como casos práticos reais e avaliação das vantagens e desvantagens da aplicação da metodologia na produção de uma ideia de Arquitectura.

4. Nesta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de utilizar as ferramentas ao seu dispor (livre escolha de software e métodos de investigação) de modo a aplicar a metodologia BIM no desenvolvimento de um trabalho prático de projeto a realizar pelo aluno e/ou num estudo de caso aplicado a uma construção existente.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados esperados tendo por base o programa e os objetivos definidos permitirão que o aluno adquira competências técnicas e cientificas dominando conceitos da disciplina de Projeto e Construção bem como adquirir capacidade de manuseamento, produção e aplicação das ferramentas e metodologia BIM na realização de um projeto colaborativo. Nessa medida o estudante irá desenvolver competências ao nível : (i) do domínio da construção virtual em 3D, 4D e 5D, (ii) ao nível do projeto de arquitetura, engenharia e dos processos de simulação, (iii) adquisição de conceitos de coordenação interdisciplinar, LODs  (iv) produção de documentos de projeto e de construção a partir de modelos BIM.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não estar inscrito na U.C. Construção2 ou Construção1.

Programa

O conteúdo programático desta Unidade Curricular compreende o estudo e o aprofundamento de questões do Projeto, Arquitectura e Construção tendo por base o desenho digital, a metodologia BIM aplicada ao Projeto, e apoiadas em apresentações de diversos professores e especialistas BIM, que apoiarão esta Unidade Curricular. De um modo específico o programa desta Unidade curricular compreende a abordagem das seguintes matérias:

1.  BIM uma nova abordagem ao projeto. Uma metodologia de trabalho. Ferramentas de trabalho colaborativo.

2.    BIM e a Arquitectura, a alteração de paradigma.

3.    Conceito de interoperabilidade da plataforma BIM, mapas de relações e de transmissão de informação.

4.    Famílias e parametrização. Criação de modelos de comunicação. O conceito LOD.

5.    BIM e os diferentes intervenientes no Projeto.

 

Bibliografia Obrigatória

Eastman C., Teicholz P., Sacks R., Listo K. ; “BIM Handbook: a guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Engineers and Contractors , John Wiley & Sons, 2011
McGraw Hill; The Business Value of BIM in Europe, SmartMarket report, 2010
Jerningan F. ; BIG BIM, little bim: the practical approach to building information modeling. Integrated practice done the right way, , a 4 Site Press, 2007
Krygiel E., Nies B. ; Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling, Wiley Publishing, Inc, 2008
Deutsch, R. ; BIM and Integrated Design: Strategies for Architectural Practice, The American institute of architects

Bibliografia Complementar

buildingSMART; http://www.buildingsmart.org/, 2013
COBIM – Common BIM Requirements; http://www.en.buildingsmart.kotisivukone.com/3 , 2012
BIMFORUM Portugal; http://www.bimforum.com.pt/index.php/en/, 2013
BIM International Conference; : http://bimforum.com.pt/index.php/en/2013-06-26-16-12-33/78-noticias/115-bic-2013-was-a-success, 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino desenvolvem a natureza teórico-prática da disciplina através da realização de aulas teóricas de exposição das matérias e conceitos disciplinares, realizadas pelo professor, bem como a realização de apresentações dos trabalhos pelos estudantes, críticas comparadas e comunicação de resultados de avaliação ao coletivo da turma e agora em regime não presencial.
Sob forma de aula de caracter prático serão realizadas durante o periodo letivo tambem aulas online expositivas e seminários práticos com diversos convidados cuja experiência e conhecimento permitirão ao estudante o aprofundamento dos conteúdos científicos no âmbito do Projeto e da Arquitectura.

Software

Outros BIM
Archicad -Graphisoft
Revit - Autodesk
Bentley- Bentley
Allplan -Nemetschek

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da construção
Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Produção de modelos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 10,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de investigação 11,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Presença efetiva em pelo menos 75% das aulas.

Apresentação dos trabalhos perante a turma.

Realização de relatórios que documentem o trabalho realizado.

Entrega dos trabalhos realizados em suporte digital aberta.

Fórmula de cálculo da classificação final

A = (20% x P) + (50% x T1) + (30% x R1)

 A - avaliação final

P - avaliação da participação

T1 - trabalho prático 1

R1 - relatório trabalho prático 1

 

Observações

As classificações de todos os elementos de avaliação serão expressas numa escala de 0 a 20. 

Todo e qualquer trabalho entregue para avaliação deverá ser obra exclusiva do(s) seu(s) legítimo(s) autor(es).

De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento dos tempos lectivos presenciais

Dado o trabalho prático incidir sobre projecto, obras, espaços ou lugares de arquitectura construidas e com o intuito de estabelecer ligações entre os objectivos pedagógicos da disciplina e o interesse pelo fomento à investigação aplicada em Arquitectura e tendo por base o trabalho que o CIAMH - Centro de Inovação em Arquitectura e Modosde Habitar - CEAU-FAUP está a realizar nesta àrea de desenvolvimento do BIM, todos os modelos deverão ser possiveis de integrar o projecto de investigação MUDA com vista à criação de um Museu de Arquitectura Digital na FAUP.

http://www.ciamh.up.pt/muda/

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