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Projecto 4

Código: 400401     Sigla: 400401

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2022/2023 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 209 MIARQ 4 - 21 - 567

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É o objetivo, da unidade curricular Projecto 4, a consolidação metodológica dos processos de projecto. Esta consolidação é obtida através da realização dos exercícios propostos, de complexidade variável. Assume-se como dominante o desenvolvimento de uma solução para um Tema de Projecto que implica um trabalho de síntese arquitectónica nas suas componentes programáticas, contextuais, funcionais, construtivas e formais, e assim permite ao aluno o aprofundamento dos conhecimentos indispensáveis à formalização de uma resposta projetual.

Resultados de aprendizagem e competências

É espectável, como resultados da aprendizagem, um aprofundamento das metodologias do Projecto, nomeadamente no uso de escalas diferentes e, consequentemente, dos níveis de informação que são manuseados em cada uma delas.
A conformação das soluções espaciais e arquitetónicas deverá refletir uma mais clara e profunda compreensão das relações estabelecidas entre contexto, programa funcional, forma e construção, âmbitos que se devem traduzir em soluções síntese que são ensaiadas ao longo do ano letivo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


O Programa traduz-se num exercício de longa duração e toma como tema um equipamento urbano de grande complexidade programática em contexto de igual complexidade urbana, paisagística e topográfica, implicando nas respostas projetuais, a trama de relações que o objeto arquitetónico estabelece com o território.
A excecionalidade caracterizadora dos edifícios que se afirmam, funcional e formalmente no conjunto das diferenças e singularidades dos contextos urbanos e territoriais, determina a possibilidade de assumirem protagonismo assinalável. 
A natureza destas diferenças radica na própria história da arquitectura e das cidades, onde a distinção do edifício público se contrapunha à homogeneidade e tipificação das construções comuns que acolhiam e constituíam a maior parte do tecido urbano. Assim, o exercício de projecto implica uma exigência de síntese que deve ser construída no jogo complexo de escalas de leitura, de representação e concepção, e traduzida na singularidade das propostas que colocam o novo objeto no espaço que se quer influenciar e qualificar.

Faseamento dos Trabalhos
O exercício desenvolver-se-á ao longo de todo o ano de forma que o aluno possa ter contacto e consciência dos principais momentos de elaboração de um projecto.
Para o desenvolvimento dos trabalhos são consideradas duas grandes fases, que a seguir se enunciam.

PRIMEIRA FASE
Lugar, Programa, Hipótese de Intervenção

1.º Tempo - Explicitação de uma proposta urbana
Numa aproximação global ao trabalho, o aluno deverá explicitar a hipótese proposta para o terreno de intervenção, a sua relação com a envolvente, a organização da área de implantação, em simultâneo com o pré-dimensionamento do programa e a sua organização formal e funcional.
Para esta Fase as escalas 1/2000, 1/1000, 1/500 e 1/200 são as referencias a adotar.

2.º Tempo - Desenvolvimento de um Conceito, Tipologia e Programa
A partir das propostas que tenham sido apresentadas na fase anterior serão os trabalhos desenvolvidos por forma a incorporar uma melhor articulação das diversas componentes programáticas, confirmando ou afinando implantação, volumes e as conexões com a envolvente.
A apresentação desta fase do trabalho será feita através de peças desenhadas, acompanhadas de maquetas de estudo e de quaisquer outros elementos considerados úteis pelos estudantes. A apresentação de uma síntese, em PowerPoint integra os elementos obrigatórios a entregar.
As escalas 1/500 e 1/200 são a referência para os elementos obrigatórios que integram a entrega formal das propostas.

SEGUNDA FASE
Exploração da Imagem, Forma e Construção

Os exercícios desenvolvidos na fase anterior permitiram formalizar soluções projetuais cujo desenvolvimento terá́ que implicar a revisão de variados aspetos de natureza conceptual, de acerto e domínio programático e suas funcionalidades, de um aprofundamento da relação entre o objeto arquitetónico e o espaço urbano e público que o rodeia e onde se insere.

1.º Tempo - Escolhas Estruturais
A definição das soluções estruturais e sua representação dimensional constitui, no 1.º Tempo desta fase, a nova componente a introduzir nas propostas projetuais, conduzindo a revisão de dimensões, proporções e ajustes na globalidade do que estava definido. A apresentação dos trabalhos é feita por peças desenhadas e modelos tridimensionais.

2.º Tempo - Escolhas Construtivas
O aprofundamento das propostas nos seus aspetos construtivos, integrando as soluções estruturais estudadas, alarga a complexidade à escolha de materiais, de sistemas construtivos e à integração das redes infraestruturais nessa malha das componentes físicas de suporte da forma.
Nesta fase de confirmação, os alunos desenvolverão os seus estudos integrando os níveis de informação das fases anteriores mais aprofundadas, evidenciando na proposta final a sua especificidade conceptual e programática, compositiva e construtiva.
Todos estes exercícios serão realizados utilizando a escala 1/200 para a globalidade do edifício. Contudo, tomar-se-ão outras escalas que possibilitem níveis de informação aprofundada e de detalhe.
A apresentação é constituída por peças desenhadas e modelos tridimensionais, acompanhados de uma síntese em PowerPoint, devendo conter informação adequada das escalas 1/1000, 1/500, 1/200, 1/100, 1/50 e 1/10.




BIBLIOGRAFIA

Neufert Architects Data
Wiley-Blackwell / GG

Constructing Architecture materials process structures
Andrea Desplazes
DARCH ETH

New Metric Handbook planing and design data
Taylor and Francis

The architecture of the city
Aldo Rossi
CCA / GG

Inquietud Teórica y Estrategia Proyectual en la obra de ocho arquitectos contemporâneos
Rafael Moneo
Actar

Apuntes sobre 21 obras
Rafael Moneo
GG

Ornament and crime
Adolf Loos
Penguin Books / GG

Metropolitan Architecture
Ludwig Karl Hilberseimer
GSAPP Books

The Importance of a drawing
Louis Kahn
Lars Muller Publishers

Without Rhetoric – an architectural aesthetic
A+P Smithson
Latimer new dimensions

The Charged Void. Architecture
A+P Smithson
The Monacelli Press

The Charged Void. Urbanism
A+P Smithson
The Monacelli Press

Escritos, Diálogos y Discursos
Ludwig Mies Van der Rohe
Colección de arquitectura 1

Vers une Architecture
Le Corbusier / Saugnier
Editions G. Cres et Cie

Palladio e o Moderno
José Miguel Rodrigues
Circo de Ideias

Estação de São Bento
Marques da Silva
Afrontamento

Variations of identity Type in architecture
Carlos Marti Aris
Cosa Mentale

Konrad Wachsmann and the Grapevine Structure
Park Books

Architecture Dead Language
Giorgio Grassi
Lotus Document Electa Rizzoli

A Language and a Theme
Lasdun & Partners
RIBA

Observações
A Bibliografia referenciada deve ser acompanhada pela leitura e estudos de referenciais Monográficos que abordam autores modernos e contemporâneos, nomeadamente nas edições disciplinares de referência, nomeadamente: A+U, EL Croquis, Casabella, Arquitectura Viva, Domus, TC Quaderns, 2G.


Bibliografia Obrigatória

Wiley-Blackwell ; Neufert Architects Data, GG

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


Os trabalhos desenvolvem-se nas aulas previstas semanalmente, conjugando tempos de maior incidência teórica com os de trabalho prático, especialmente importantes no desenvolvimento dos exercícios de projecto.
Os tempos teóricos articulam a apresentação dos exercícios, a exposição de temáticas tidas como relevantes para o conjunto e cada fase do trabalho, com a organização de sessões de critica comparada, as quais permitem, a partir de trabalhos selecionados, apresentar e suscitar a reflexão crítica das questões implicadas na formulação das soluções de projecto.
Esses tempos teóricos contam com a presença de todos os docentes de Projecto 4, acompanhados por professores e especialistas convidados, particularmente em momentos singulares e importantes de avaliação e crítica.
Nas aulas práticas são implementados e executados os exercícios propostos, implicando a sua regular apresentação e análise crítica, no sentido de se propiciar o desenvolvimento e progresso dos trabalhos.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho laboratorial 567,00
Total: 567,00

Obtenção de frequência

O trabalho laboratorial desenvolvido ao longo do ano pressupõe e implica uma forte componente presencial, que deve corresponder a um mínimo de 75% dos tempos de contacto.

Fórmula de cálculo da classificação final

É adoptada a Avaliação Distribuída, sem exame final.
A avaliação é global e contínua ao longo de todo o ano curricular.
No entanto, a expressão dessa avaliação, envolvendo pontos de situação a estabelecer de acordo com o que venha a ser suscitado pelo desenvolvimento dos trabalhos, tem particular importância em momentos lectivos que genericamente coincidem com os fins dos primeiro e segundo semestres.
No processo de avaliação contínua, cada avaliação inclui e substitui a anterior, sempre no sentido de traduzir uma apreciação global do trabalho e da participação do aluno até ao momento em que é realizada.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação será obtida, se requerida pelo aluno, unicamente através da frequência no ano lectivo seguinte.
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