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CAAD 1

Código: 30306B3     Sigla: 30306B3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://www.scopionetwork.com/teaching-group
Unidade Responsável: Desenho (D)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 40 MIARQ 3 - 3 - 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Leão Ramos Ferreira Neto Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Teorico-Prática: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,50
Pedro Leão Ramos Ferreira Neto 1,50
Teorico-Prática Totais 2 4,00
Pedro Leão Ramos Ferreira Neto 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo de CAAD I no 1º Semestre (1º Ciclo) é o de desenvolver bases teórico-práticas, no universo das estratégias de comunicação de projecto de arquitectura numa fase inicial do seu desenvolvimento (análise do território de intervenção, comunicação, conceitos, modelos, organogramas, representações esquemáticas, implantação e volumetria), com enfoque nos programas informáticos de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura (PA), com especial incidência para os momentos de síntese e apresentação de com especial incidência para os momentos de síntese e apresentação das fases iniciais do processo de PA.

Resultados de aprendizagem e competências

O intuito é o de transmitir os conhecimentos necessários para que o universo analógico e digital sejam combinados e utilizados como veículos de comunicação de projecto, ambos complementares e capazes de promover a comunicação de ideias e aspectos formais e estruturais do projecto. Pretende-se incentivar e explorar a utilização dos diversos suportes, imagens e instrumentos de representação aquando do processo de análise do território, concepção e representação do exercício de projecto de arquitectura, com especial incidência na fotografia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A estratégia de trabalho adoptada nas aulas práticas orienta os alunos a desenvolverem, paralelamente, exercícios de comunicação de projecto e de fotografia de arquitectura de autoria individual e colectiva, sendo o objecto de estudo um território/programa de Arquitetura.

Desenvolver a experiência relativa ao uso de ferramentas informáticas de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico para a Comunicação e Representação do Projecto de Arquitectura (PA) concepção e representação de projecto.

Explorar e ter consciência de determinadas propriedades e atributos espaciais ligados à forma como os seus projectos podem ser percepcionados.

Produzir imagens de síntese que integram diversos métodos de representação, suportes e media. utilizados durante o processo de concepção. desenvolvimento de projeto.

Desenvolver a capacidade de comunicação de projeto de arquitetura através de linguagem diagramática e explorar e diversos métodos de “infografia” utilizado para comunicar ideias de projeto de arquitetura

Perceber a função e importância do diagrama na comunicação de projeto de arquitetura e procura de uma linguagem identitária para a comunicação do seu projeto.

Desenvolver a capacidade de comunicação e articulação de diferentes tipos de informação.

Incorporar a identidade e coerência gráfica, promover a continuidade do discurso gráfico, utilizar favoravelmente elementos gráficos como a tipografia e a cor.

Ter consciência do “texto” imagético e da sua coerência para a comunicação do projeto, articulação diferentes tipos de informação (texto, desenhos, diagramas, imagens 3D, etc.) e elementos gráficos como a tipografia e a cor.

Bibliografia Obrigatória

Adams, Robert et al.; New Topographics
Badger, Gerry et al., Ed. ; Imprint - Visual Narratives In Books And Beyond Art And Theory Publishing, Art and Theory Publishing , 2013
Bosselmann, Peter; Representation of Places: Reality and Realism in City Design
Birkerts Gunnar; Process and expression in architectural form. ISBN: 0-8061-2645-0
Bobby Peter; High rise. ISBN: 978-1-872771-97-7
Campany, David; Constructing Worlds: Photography and Architecture in the Modern Age, Prestel, 2014
Elwall Robert; Building with light. ISBN: 1-85894-215-2
Esther, Leslie (Ed.); On Photography - Walter Benjamin, Reaktion Books , 2015
Garrida, L. et al., Ed.; REALIDAD Y REPRESENTACIÓN: Coleccionar Paisaje Hoy, Fundacion Foto Colectania, 2004
Janser, Daniela; Seelig, Thomas; Stahe, Urs; Concrete: Photography and Architecture, Scheidegger and Spiess, 2013
Kress, Gunther and Leeuwen, Theo van; Reading Images: The Grammar of Visual Design
Lupton. Ellen ; Thinking With Type (2nd ed): A Critical Guide for Designers, Princeton Architectural Press, 2004
Neto, Pedro Leão; Design Communication: Traditional Representation Methods and Computer Visualization, in Visual Resources Vol. 19, Routledge, 2003
Neto Pedro Leão 340; Scopio. ISBN: 1647-8266
Neto Pedro Leão; Urban design representation an comunication
Piotrowski, Andrzej; “Le Corbusier and the Representational Function of Photography,” in Camera Constructs: Photography, Architecture and the Modern City, Ashgate, 2012
Pyo, Miyoung and Seonwook, Kim; Architectural and Program Diagrams
Rose, Gillian; Visual Methodologies: An introduction to the interpretation of Visual Materials, Sage Publications, 2007
Ruder, Emil; Typography: A manual of Design: A Textbook of Design, Verlag Niggli AG, 7th edition , 2001
Salonen, Emmi; Common Interest: Documents, Design and format solutions for the art, culture, academia and charities
Samain Etienne 340; O fotográfico. ISBN: 85-7359-411-x
Swagerman, A; Viewbook PhotoStory 2010 yearbook, Viewbook Blurb, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular desenvolve-se através de dois vectores paralelos, um prático e outro teórico-prático. As aulas teórico-práticas têm como objectivo dar aos alunos os conhecimentos necessários para que estes sejam capazes de (i) questionar e problematizar o potencial do universo digital, com especial incidência para a utilização da fotografia conjuntamente com outros media, para a  representação e comunicação do espaço, (ii) de combinar criativamente os métodos de representação tradicionais e analíticos com os digitais e (iii) de desenvolver o exercício de comunicação de projecto de arquitectura que lhes é proposto. As aulas teóricas, que se desenvolvem ao longo de todo o semestre, pretendem fornecer bases teóricas necessárias para o desenvolvimento do exercício de comunicação de projecto de arquitectura e análise crítica do território de intervenção.


Ao longo do 1º semestre são convidados docentes de outras instituições de ensino e diversos autores ligados às temáticas da concepção, comunicação, fotografia e representação de arquitectura. Essas sessões serão enquadradas através do Ciclo de Conferencias Debates integrados na Unidade Curricular de CAAD I, com o apoio das Edições scopio.

Software

Photoshop - Adobe
InDesign - Adobe

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia
Humanidades > Artes > Artes visuais > Artes gráficas
Ciências Tecnológicas > Arquitectura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Prova oral 5,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 7,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 10,00
Trabalho laboratorial 5,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Considera-se que um estudante obtém frequência a uma uc quando, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

PA1: Domínio e exploração das potencialidades técnicas de representação e edição dos programas;
PA2: Exploração e coerência dos suportes de representação visual adoptados para analisar, explorar e comunicar o espaço - arquitectura;
PA3: Estrutura e desenvolvimento do projecto de comunicação (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço são expressas através das narrativas visuais e painéis de síntese);
PA4: Assiduidade e participação do aluno nas aulas práticas e teórico-práticas.


MÉTODO DE CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DE CAAD I
TG = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]
TI = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]

CF = [0,6TG + 0,4TI]

TG = trabalho de grupo (componente de grupo do exercício de CAAD I);
TI = trabalho individual (componente individual do exercício de CAAD I);
CF = classificação final de CAAD I.

A classificação final e as classificações dos trabalhos individual e de grupo estão cotadas com o máximo de 20 valores.

Melhoria de classificação

O aluno terá que refinar e melhorar o seu projecto final e voltar a apresentá-lo presencialmente.

Observações

Unidade curricular opcional onde o critério de seriação é a vontade dos alunos de frquentarem CAADII (atempadamente comunicada aos Serviços Académicos).
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