Código: | 100103 | Sigla: | 100103 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenho |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho (D) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 215 | MIARQ | 1 | - | 12 | - | 324 |
A Disciplina de Desenho ao promover a representação e o conhecimento do mundo visível e das imagens mentais através do registo gráfico manual, tem os seguintes objectivos:
- Desenvolver no estudante a capacidade de observação, a habilidade e o conhecimento do acto do desenho e a sensibilidade aos valores plásticos e estéticos;
- Criar condições para que o estudante enfrente o acto de projectar com agilidade espontaneidade e consciência;
- Estimular a presença no acto projectual de componentes não sistemáticas, simbólicas e poéticas.
- Promover a satisfação e o conhecimento da necessidade e do prazer da representação; da expressão do número e da medida; da memória visual da realidade exterior e interior.
- Reconhecer que o desenho é a expressão gráfica de uma intencionalidade que deve procurar a sua matriz na realidade exterior e no património do Desenho e da Arquitectura;
- Entender que se aprende a desenhar desenhando e desenhando-se, isto é, a intencionalidade do desenho está, também, na matriz que é o autor.
No final do ano lectivo o aluno, através do desenho, deve ter adquirido competências e capacidades de observação, de representação, de memorização, de expressão, de organização e de desenvolvimento projectual.
O programa desenvolve-se através de 3 FASES tratando 4 Temas Gerais; O Corpo Humano, O Objecto, O Espaço Interno e A Paisagem, num progressivo aprofundamento técnico conceptual e metodológico.
1ª Fase – Percepção e Reconhecimento
Do espaço interior e da paisagem urbana; dos Objectos
Iniciação do contacto com o universo do desenho, dos métodos, dos ritmos e dos procedimentos.
- Introdução à percepção, à prática do ver e à sua consciencialização;
- As características da visão e as técnicas de representação;
- A estrutura, medida, e proporção das formas
- O espaço - os sistemas de representação e os métodos empíricos
- As características morfológicas, as interacções e as qualidades do espaço
Sessões Teóricas
- Apresentação da Unidade Curricular e do regime do trabalho.
- Os Materiais do Desenho.
- O Desenho Construtivo; O Desenho estrutural.
- A perspectiva.
- A Axonometria.
- Desenho: medida e intuição.
- O Claro-escuro.
- A perspectiva atmosférica
2ª Fase – Reconhecimento e Expressão
Dos objectos, do corpo humano, da figura humana, do espaço contido, da paisagem.
Sistematização das experiências, dos conhecimentos e dos processos de trabalho
- As imagens da realidade e as realidades da imagem
- Os suportes do desenho, os instrumentos, modos e processos
- Dos modos e atitudes na expressão gráfica
- Da percepção e da observação - condições de reconhecimento e cultura - “cultivo da realidade”
- Dos conceitos do desenho e das metodologias de trabalho
Sessões Teóricas
- Os modos do desenho – Esboço; Contorno; Detalhe; Esquisso
- A cor como imaterial - como sistema; A cor como material - como técnica.
- Os elementos gráficos.
- A Composição
3º Fase – Expressão e Consideração
No espaço contido, nos objectos, na figura humana, na paisagem.
A “consideração” é entendida como a valorização e autonomização das capacidades produtivas do estudante face ao real.
- Da intencionalidade conceptual, programática e poética do estudante
- Da identidade gráfica e estética
- Das qualidades e características do tema
- Da capacidade em compor imagens
Sessão Teórica
- A expressão gráfica.
O programa será desenvolvido segundo a tipologia de aula teórico-prática.
As sessões teóricas destinam-se a apresentar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos teóricos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase de trabalho e estudo.
Serão fornecidas fichas de trabalho definidoras do enquadramento teórico e prático de cada fase, bem como do regime dos exercícios e dos parâmetros de avaliação e crítica.
Os exercícios constituem o referente didáctico, por excelência, a partir do qual se promove a reflexão crítica sobre o próprio trabalho e o dos outros.
Privilegia-se o contacto entre o docente e o aluno, sujeitos comprometidos na interacção de saberes e de expectativas, de questões e de respostas.
Os pontos de situação e as sessões de avaliação constituem momentos fundamentais de todo o processo.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 272,00 |
Total: | 272,00 |
A avaliação é contínua. Processa-se através da correcção de cada trabalho, da crítica comparada e de pontos de situação tomando em consideração, explicitamente, os factores de avaliação expressos nas fichas de trabalho de cada uma das fases. No fim de cada fase há uma exposição e avaliação individual do trabalho de cada estudante. No final do ano o aluno deve entregar o trabalho da última fase e o de todas as fases anteriores.
Obtenção da Frequência
A não apresentação da pasta com todo o trabalho implica a reprovação no ano. A presença nas sessões de avaliação é obrigatória e indispensável. Não há recurso a exame. Para a obtenção da frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas.
Reprovação por Fraude
As situações que se prendem com Fraude são abordadas, sumariamente, num único artigo, no Regulamento Geral para Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto, Despacho n. 1535/2018, de 13 de fevereiro.
“Artigo 20.º
FRAUDE
A fraude cometida na realização de uma prova, em qualquer das suas modalidades, implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual instauração de processo disciplinar.”
De acordo com o Artigo suprarreferido, será entendido como fraude e não será considerado para avaliação todo e qualquer trabalho realizado por meios ou métodos diferentes dos previstos nas fichas de trabalho ou realizados por meios ou métodos diferentes dos indicados pelos docentes da Unidade Curricular.
A acção reiterada na realização de trabalhos através de métodos fraudulentos implicará a aplicação do Artigo no que diz respeito à “comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual instauração de processo disciplinar.”
No final de cada fase, a avaliação será o resultado dos desenvolvimentos comparados das respostas dos estudantes, tendo como referência os parâmetros definidos nas fichas de trabalho.
Haverá lugar a uma única classificação final, expressa entre 0 e 20, que considerará a assiduidade e todo o trabalho realizado pelo estudante durante o ano lectivo.
De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento das aulas presenciais.
Descrição: Anual.
Tipo: Aulas Teórico Práticas. Tempo (horas): total 272h de contacto.
Palavras-chave
Desenho; Representação; Percepção; Reconhecimento; Espaço; Perspectiva; Projecto; Figura; Imagem; Expressão; Composição; Consideração.