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Introdução ao Paisagismo

Código: 20202A2     Sigla: 20202A2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitectura e construção

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 66 MIARQ 2 - 3 - 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarizar os estudantes com a profissão e disciplina de arquitectura paisagista.

Clarificação dos domínios do vocabulário corrente da disciplina assim como dos princípios orientadores das intervenções.

Conhecimento de metodologias base e das várias fases e componentes de um projeto de arquitetura paisagista

Conhecimento das diversas escalas e âmbito de trabalho - do ordenamento da paisagem ao projecto de pequenas dimensões.

Conhecimento de algumas das principais obras e projectos nacionais e internacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

Atendendo aos objetivos de aprendizagem a atingir para esta unidade curricular de carácter introdutório a uma área disciplinar, entende-se que a metodologia de ensino adoptada, com a  exposição de vários temas a efetuar pelos estudantes, orientada pelo docente, ilustrada por materiais visuais comentados e apoiada em bibliografia específica, permitirá que os estudantes tenham acesso a um conjunto de conteúdos abrangente e diversificado, o que lhes permitirá posteriormente desenvolverem conhecimentos mais aprofundados sobre as matérias seleccionadas.

A elaboração de trabalhos de pesquisa e sua apresentação, promove a autonomia dos estudantes, permitindo-lhes conhecer a importância, estrutura e utilização dos conhecimentos.

A realização do trabalho previsto para avaliação implica a capacidade de recolha, seleção, interpretação e divulgação de informação relevante na área da UC com ligação à futura profissão de arquitecto.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Arquitetura Paisagista. Origem e evolução, âmbito e escalas de intervenção.

Obras relevantes de Arquitetura Paisagista, Nacionais e Internacionais. 

A intervenção no espaço exterior e na paisagem. O espaço urbano público: jardins, parques e praças.  Espaços verdes urbanos. 

Projecto de Arquitectura Paisagista – Fases e Componentes. Peças escritas e desenhadas.

A Ecologia da Paisagem. Ciclos, metabolismo e dinâmicas. Componentes e Métricas de paisagem. Multifuncionalidade da paisagem

Infraestruturas verdes. Permeabilidade. Conectividade. Biodiversidade Urbana.

Planeamento e Gestão da paisagem. Linhas de água e de festo. A bacia hidrográfica. Metodologia base - Análise/Síntese/ Proposta. A cartografia como base de trabalho em Arquitectura Paisagista. 

Políticas e legislação de paisagem. A Convenção Europeia da paisagem. 

Avaliação de paisagem. Impactes e sua mitigação

Paisagens Culturais. Tipos, classificação e gestão.

Bibliografia Obrigatória

Andresen Teresa 310; Do Estádio Nacional ao Jardim Gulbenkian. ISBN: 972-678-034-9
Cabral Francisco Caldeira; A Árvore
Jellicoe Geoffrey; The landscape of man. ISBN: 0-500-27431-2

Bibliografia Complementar

Telles Gonçalo Ribeiro 340; Plano verde de Lisboa. ISBN: 972-8288-74-3
Magalhães Manuela Raposo; A arquitectura paisagista. ISBN: 972-33-1686-2
Olgyay Victor; Arquitectura y clima. ISBN: 84-252-1488-2
Marsh John M.; Landscape planning. ISBN: 0-4715-2506-5
McHarg Ian L.; Proyetar con la naturaleza. ISBN: 84-252-1783-0

Observações Bibliográficas

Para além da bibliografia mais fundamental e de caráter geral, cada grupo de trabalho receberá uma listagem com bibliografia e webgrafia, incluindo links para vídeos, específica para o tema em análise.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As apresentações teóricas promovem a aquisição de informação actualizada sobre as temáticas estudadas.

A apresentação de bibliografia complementar associada a cada tema permitirá orientar os alunos, incentivando-os à prática de pesquisa, reflexão e critica sobre os temas abordados.

O estudo de situações reais de intervenção leva ao conhecimento de boas práticas, ao reconhecimento da importância da teoria para intervir na prática.

O trabalho em grupo permite desenvolver e aplicar o conhecimento adquirido e alargar o desempenho pessoal.

As formas de avaliação estão adequadas aos objetivos da unidade curricular e da metodologia adotada.

O desenvolvimento dos temas processar-se-á articulando momentos de intervenção estruturada por parte do docente, com a apresentação temática promovida pelos estudantes, ilustradas por materiais visuais comentados, e momentos de partilha e discussão coletiva em torno das questões em estudo.

Pretende-se envolver os alunos em trabalhos de pesquisa e reflexão sobre a matéria apresentada.

A avaliação é feita com base na  apresentação de um trabalho de grupo sobre uma das temáticas da aula (70%) e um teste téorico (30%).

A data das apresentações é combinada com os estudantes no início do ano letivo.

Software

Softwares de Edição de Texto e Imagem
Google Earth Pro

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Arquitectura paisagista

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Teste 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 19,50
Trabalho de campo 0,00
Total: 19,50

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência da Unidade Curricular o estudante tem de comparecer em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final (0-20 valores ) =  70% da nota de trabalho de pesquisa e apresentação* + 30% nota do teste teórico

* a nota final será ponderada atendendo, aos esforço repartido na elaboração e apresentação do trabalho bem como na participação e presença dos alunos nas aulas.
Os estudantes farão uma autoavaliação que será igualmente considerada na atribuição da nota final.
Pode haver notas diferenciadas entre elementos do mesmo grupo atendendo ao esforço individual na elaboração do trabalho e à prestação na apresentação.


A não comparência no dia da apresentação do trabalho resulta na consequente impossibilidade de aprovação à unidade curricular.


Não existe possibilidade de melhoria da nota atribuída no exercício (apresentação oral do resultado da pesquisa) e teste.

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