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Optativa PDA 6

Código: OPT6-PDA2020     Sigla: OPT6-PDA2020

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Programa de Doutoramento em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDA 10 PDA 2020 Oficial 1 - 3 12 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-01-31.

Campos alterados: Objetivos, Bibliografia Complementar, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Programa, Observações Bibliográficas, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Bibliografia Complementar, Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Programa, Observações Bibliográficas, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Bibliografia Complementar, Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Programa, Observações Bibliográficas, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Resultados de aprendizagem e competências

Língua de trabalho

Português
Obs.: O trabalho individual poderá ser entregue em Português, Italiano, Espanhol, Francês ou Inglês.

Objetivos

Propõe-se uma reflexão sobre as afinidades metodológicas e instrumentais entre projecto e investigação em arquitectura, com especial foco na ‘representação’ enquanto:
* matéria — potencial objecto de estudo — de ambas as acções,
* processo — método de trabalho e desenvolvimento — comum e análogo,
* comunicação — instrumento e meio privilegiado de transmissão,
entendendo que a representação constitui um instrumento diferenciador, nas metodologias de investigação da arquitectura, relativamente a outras áreas do conhecimento, e que o seu exercício poderá ser tido como um elemento identitário da escola.

Resultados de aprendizagem e competências

Identificação e experimentação da representação enquanto meio privilegiado de reconhecimento, descrição, interpretação, enunciação, proposição, confirmação, definição e comunicação de acções em investigação e projecto de arquitectura.

Avaliar criticamente a relação entre as formas da arquitectura e os valores e premissas que lhe são subjacentes. Desenvolver a capacidade de, através da representação, enunciar e caracterizar os problemas intemporais, actuais e emergentes a que o projecto deve responder e, em sentido inverso, partir das representações (num sentido lato, que integra desde o desenho, a maquete até ao edifício construído) para decifrar os temas e desígnios que no seu tempo e circunstância procuraram expressar.

Modo de trabalho

B-learning

Programa

Afinidades entre Investigação e Projecto
Representação como matéria, processo e comunicação

Representação como Matéria
— Documento . conhecimento
— Historiografia
— Categorização [Cartografia . Infografia . Ilustração . Desenho . Maquete . Edifício …]

Representação como Processo
— Identificação . descrição
— Interpretação . conceptualização
— Enunciação . formalização
— Confirmação . verificação
— Comunicação . transmissão

Representação como Comunicação
— Expressão
— Síntese
— Divulgação

Bibliografia Obrigatória

Alberto Carneiro; Desenho projecto de desenho. ISBN: 972-8560-249
Álvaro Siza Vieira; 01 textos. ISBN: 978-972-26-2923-2
André Corboz; Le territoire comme palimpseste et autre essais. ISBN: 2-910735-36-2
Helen Thomas; Drawing architecture. ISBN: 978-0-7148-7715-0
Paola Viganò; I territori dell.urbanistica. ISBN: 978-886-0490-773
Paulo Mendes da Rocha; Maquetes de papel, Cosac & Naify, 2007. ISBN: 9788575036259

Bibliografia Complementar

André Tavares; Uma^anatomia do livro de arquitectura. ISBN: 978-989-8217-35-6
Anthony Grafton, Daniel Rosenberg; Cartographies of Time, Princeton Architectural Press, 2012. ISBN: 9781616890582
Desley Luscombe, Helen Thomas, Niall Hobhouse; Architecture through Drawing, Lund Humphries Publishers Ltd, 2019. ISBN: 9781848223776
James S. Ackerman; Architettura e disegno. ISBN: 88-370-2058-9
John Brian Harley; The New Nature of Maps. Essays in the History of Cartography, Johns Hopkins University Press, 2002. ISBN: 9780801870903
Sandra Rendgen; History of Information Graphics, Taschen, 2019. ISBN: 9783836567671

Observações Bibliográficas

Arquivos

drawingmatter.org
cca.qc.ca
atlasofplaces.com
fondationlecorbusier.fr
arquivos.serralves.pt
gulbenkian.pt

www.visualcomplexity.com

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição do programa, conteúdos e conceitos pela docente, com apoio de referências, exemplos e bibliografia comentada.
Apresentação e debate, com convidados, sobre experiências de utilização da representação como instrumento central da investigação em arquitectura.
Desenvolvimento de trabalho individual*, ao longo do semestre, que será alvo de apresentação, debate e crítica.
Uma de 3 hipóteses
1 — representação da circunstância, problema, premissas e/ou princípio do projecto
2 — utilização da representação numa acção de sistematização e/ou interpretação de informação e/ou enunciação da tese em investigação;
3 — ensaio sobre os valores, temas e argumentos expressos numa ou no cruzamento de várias representações arquitectónicas de outro(s) autor(es).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Elaboração de projeto 38,00
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 11,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência os estudantes têm de assistir/participar a, pelo menos, 2/3 das horas de aulas previstas, sendo a última aula obrigatória.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial 20%
Apresentação e discussão da proposta de trabalho prático 20%
Trabalho prático 60%

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