Laboratório de Investigação. Diálogos entre a Prática e a Didática em Arquitetura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Arquitetura e urbanismo |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
4 |
MIARQ |
4 |
- |
3 |
- |
81 |
5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Enquadrar e orientar uma iniciação às práticas de investigação em Arquitetura, através de um processo crítico e de consciencialização no auxílio e aprofundamento das perspetivas, temáticas e interesses dos estudantes.
Resultados de aprendizagem e competências
Reforço da autonomia do estudante na aquisição de competências na organização do conhecimento, experimentando e melhorando, sucessivamente, as capacidades organizativas do saber próprio e disciplinar, perspetivando a ação comunicativa, particularmente na relação entre o domínio da imagem, a força da palavra e a consistência da argumentação.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Para os conteúdos programáticos da Lab.I.DiPDArq reconhece-se o campo multidimensional operativo da Arquitetura, valorizam-se os processos de consciencialização e perspetiva-se a reflexão e atualização próprias, potenciadas pelas ‘circularidades’ ou antinomias experiência-consciência, competências-conhecimento, implicáveis.
São dois os domínios de orientação temática das abordagens:
- O EDUcir, como território epistemológico transdisciplinar, visa reforçar o campo teórico da Arquitetura, através do diálogo com outros saberes - olhares, panorâmicas e enfoques -, suas imanências, composições e referências, potenciando a reflexão e o discernimento sobre as dimensões fundacionais, constitutivas e comunicacionais do Conhecimento, hoje, na era da informação e numa sociedade em rede.
- O MDArC configura um domínio laboratorial disciplinar no qual se inscrevem diversas abordagens, entre a produção o ensino e a investigação, que potenciam o aprofundamento das relações Prática-Didática, Teoria-Prática e autoral/interdisciplinar.
No cruzamento destes domínios emerge a investigação "
Arquitetar (n)o Corpo, (n)a Casa, (n)a Cidade e (n)o Cosmos", da DiPDArq, orientada pelos seguintes tópicos:
- no corpo (género, idade e condição);
- o tratamento (saúde, lazer e equilíbrio);
- a proteção (indumentárias e veículos);
- e a extensão (adereços e telecomunicações);
- na casa (simples/complexa, isolada/agrupada, horizontal/vertical);
- a organização (compartimentação, circulação e funções);
- o mobiliário/equipamento (fixo e móvel);
- e a apropriação (uso, adaptação e relações interior-exterior);
- na cidade (lugar/território, isolada/rede, horizontal/vertical);
- a composição (partes, ligações, hierarquias e legibilidade);
- o funcionamento (sistemas, redes e infraestruturas);
- e a indeterminação (político-económico e sociocultural);
- e, no cosmos (habitável/percetível);
- o multidimensional (comensurabilidade e espaço-tempo);
- o irreconhecível (dimensões);
- e o incerto.
Bibliografia Obrigatória
Michel Foucault;
O que é um autor?. ISBN: 978-972-699-303-2
Rafael Moneo;
Inquietud teórica y estrategia proyectual. ISBN: 84-95951-68-1
Álvaro Siza Vieira;
Immaginare l.evidenza. ISBN: 88-420-5616-2
Alexandre Alves Costa;
Textos datados. ISBN: 972-99821-4-9
Manuel de Solà-Morales;
De cosas urbanas. ISBN: 978-84-252-2260-3
Manuel Castells;
The information age. ISBN: 1-55786-874-3
Nuno Portas;
Arquitecturas. ISBN: 972-9483-72-8
Italo Calvino;
Palomar. ISBN: 978-972-695-869-7
Rem Koolhaas;
Nova York delirante. ISBN: 978-85-7503-606-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Para o aprofundamento das temáticas expostas ou despoletadas, cada aula será composta de três partes: i) exposição de matéria –sessões temáticas- pelos docentes; ii) apresentação de 3/4 trabalhos individuais em curso; e iii) diálogo aberto a propósito.
A frequência da uc pressupõe a realização de três exercícios:
- Composição - perspetivando a ação comunicativa, deve constituir-se como uma síntese: uma página A4, composta por imagem, uma palavra e um texto (até 250 palavras).
- Ação comunicativa através de duas sessões de apresentação (com suporte tipo ppoint), valorizando a relação texto-imagem.
- Ensaio - perspetivando a ação reflexiva, deve constituir-se como um enunciado temático: predominantemente escrito (até 10.000 caracteres em formato A4 e potenciando a relação texto-imagem; deve incluir: capa, título (subtítulo), resumo (250 palavras), palavras-chave (três), introdução, desenvolvimento e conclusão, fontes bibliográficas e fontes iconográficas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
Estudo autónomo |
14,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho de investigação |
14,00 |
Trabalho escrito |
12,00 |
Trabalho laboratorial |
12,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Participação em pelo menos 75% das aulas e entrega dos respetivos trabalhos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação decorrerá da Avaliação conjunta do nível de participação nas aulas (25%) das acções comunicativas / sessões de apresentação (25%) e dos trabalhos escritos / Composição + Ensaio (50%)
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação final implica a revisitação crítica e a reelaboração do Ensaio realizado pelo aluno, conforme os casos e sob anuência e orientação do docente.Observações
A Unidade Curricular Lab.I.DiPDArq disponibiliza 20 vagas. A selecção dos candidatos para preenchimento das vagas é efectuada por avaliação do percurso académico do estudante e por apreciação de Carta de Motivação que os candidatos queiram enviar (via e-mail institucional) aos regentes da UC até ao final do período de inscrição.