Código: | 200201 | Sigla: | 200201 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 148 | MIARQ | 2 | - | 21 | - | 567 |
A estrutura vertical do Curso, na área de Projecto, propõe, para o 2º ano, a introdução às questões de metodologia de projecto e a continuação do processo de aprendizagem iniciado no 1º ano, desenvolvendo-se e consolidando-se as capacidades instrumentais e conceptuais para o exercício da projectação. Esta prática pressupõe a capacidade de experimentação e de síntese de diversos saberes convergentes no domínio da Arquitectura, a qual estará sempre subjacente em toda a proposta de forma arquitectónica.
O processo de projecto, no 2º ano, deverá incidir sobre a requalificação de uma área da cidade consolidada, facilmente identificável, com proposta de edifícios de dimensão e complexidade variáveis e com programa de equipamentos e restauração. Deverá ser privilegiada a análise do conjunto edificado, do espaço público e da cidade, recorrendo ao apoio da história da arquitectura e da cidade e às metodologias de análise arquitectónica, com o objectivo de que cada aluno construa e fundamente a sua leitura do lugar. Neste contexto, a relação arquitectónica entre novo e antigo, entre proposto e pré-existente, bem como a relação entre linguagem arquitectónica e sistemas construtivos serão objecto de reflexão durante as diversas fases de desenvolvimento do trabalho prático. O processo de observação do contexto da intervenção deverá conduzir à identificação e caracterização dos diversos elementos e formas arquitectónicas que constituem o lugar do projecto e o seu significado na história da cidade visando a fundamentação objectiva de cada proposta de transformação. Esta deverá resultar de um processo em que o conhecimento do lugar e a capacidade crítica e criativa do aluno revelem um progressivo enriquecimento na fundamentação da proposta e no seu desenho.
Será, ainda objectivo desta disciplina aprofundar a caracterização global do campo em que o arquitecto exerce a sua actividade profissional.
Pretende-se desenvolver e consolidar as capacidades instrumentais e conceptuais para o exercício de projectação através do exercício de Projecto.
A experimentação e a síntese de diversos saberes convergentes no domínio da Arquitectura são transmitidas através de exemplos de arquitectura, identificados e precisos, de modo a que o aluno vá construindo um quadro de analogias e relações complexas.
O desenvolvimento contínuo do processo de desenho e a sua releitura constante permite um progressivo enriquecimento na fundamentação da proposta, alicerçando uma capacidade critica e criativa perante os problemas colocados e fundamentando a proposta de transformação.
A aprendizagem na UC Projecto 2 incrementa a capacidade de interpretar e relacionar diversas formas de conceber a cidade e a arquitectura e permite a sua focalização na própria prática projectual.
Por outro lado, a capacidade de progressão, de utilização dos diversos instrumentos e materiais de projecto assegura respostas diversificadas aos problemas colocados, e a construção de um suporte teórico da solução urbanística, volumétrica e programática através do rigor das peças apresentadas.
O conteúdo programático desta disciplina referencia-se à relação entre análise e proposta no processo de projecto. Com base no tema geral - Análise arquitectónica do contexto e opções de projecto - o lugar, o edifício e a cidade - , a exposição da matéria será assim ordenada:
1º tema - Projecto e Lugar
2º tema - Projecto e História
3º tema - Projecto, Linguagem e Construção
Nesta disciplina teórico-prática o exercício de projecto desempenha um papel fundamental, como referente, para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos.
Será proposto um exercício, que se realizará em três fases complementares, envolvendo programas de reduzida complexidade, num contexto urbano, real e consolidado. Com este exercício pretende-se ensaiar metodologias de intervenção com nova construção em áreas de reconhecido interesse patrimonial. Apresenta-se como objectivo exercitar-se a capacidade de proposta de novos elementos de continuidade ou de síntese, não se criando situações de ruptura ou de pastiche, nem se colocando em causa a identidade da situação preexistente. Este exercício será desenvolvido em escalas adequadas à representação da concepção e global e, paralelamente, em escalas que permitam abordar questões gerais decorrentes das opções por determinados materiais e sistemas construtivos.
A primeira fase incidirá sobre a totalidade da área de estudo, iniciando-se um processo de análise do contexto, de avaliação e consciencialização do programa e de apresentação de uma proposta global de intervenção, devidamente fundamentada.
A segunda fase consistirá no desenvolvimento das acções pontuais contidas na proposta global, com aprofundamento objectivado na edificação proposta.
A terceira fase destina-se ao aprofundamento crítico do trabalho anteriormente desenvolvido através de um processo de progressivo reajustamento e síntese entre os dois níveis de intervenção - o edifício e a cidade (espaço público/espaço colectivo).
A entrega e apresentação do trabalho produzido em cada uma das três fases serão realizadas no final de cada período escolar, em data definida nas fichas que serão distribuídas no início de cada fase.
A informação necessária ao desenvolvimento dos exercícios práticos visará o processo de formação global do aluno no campo disciplinar da arquitectura, dando resposta aos objectivos gerais do programa da disciplina e constituindo o seu conteúdo específico e constante.
Paralelamente, será fornecida informação que decorrerá das questões e das necessidades evidenciadas durante as fases de desenvolvimento da prática do exercício de projecto. Estas duas linhas de informação, articuladas entre si, procurarão estimular as capacidades de investigação e problematização do aluno ao longo do seu processo de concepção e materialização de uma ideia de arquitectura.
O processo pedagógico desenvolver-se-á em 3 sessões semanais de 2 horas lectivas destinadas à realização do exercício prático, e 1 sessão 1,5 horas de aula teórica com exposição de matéria ou realização de debate, segundo os objectivos atrás definidos. Os alunos deverão realizar fichas de reflexão crítica sobre a matéria exposta nas aulas teóricas realizadas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Trabalho de campo | 25,00 |
Trabalho escrito | 5,00 |
Trabalho laboratorial | 45,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 50,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Total: | 100,00 |
Estão previstos três tempos de avaliação, correspondentes às três fases complementares do processo, com afixação de classificações. A avaliação incide sobre trabalhos de grupo, sobre projectos individuais, sobre a participação nas aulas, sobre o processo de trabalho desenvolvido ao longo do ano e sobre a assiduidade do aluno.
O aluno, regularmente inscrito, não excede o número limite de faltas correspondentes a 25% das aulas previstas.
Cada uma das fases de trabalho será iniciada com a apresentação de uma ficha de trabalho. A avaliação será pretexto para uma reflexão colectiva sobre o trabalho. No processo ensino/aprendizagem, cada avaliação absorverá as anteriores. A última fase de avaliação apreciará, portanto, a aquisição global de capacidades teórico-práticas, no seu exercício e na sua explicitação.
A classificação final será, portanto, o resultado ponderado da avaliação dos exercícios e actividades atrás enunciados, desenvolvidos ao longo do ano.
O processo de melhoria da classificação será obtido, se requerido pelo aluno, unicamente no ano lectivo posterior.