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Projecto 1

Código: 100101     Sigla: 100101

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2020/2021 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 169 MIARQ 1 - 21 - 567
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-10-07.

Campos alterados: Bibliografia Obrigatória, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A presente Unidade Curricular, inserida num primeiro ano entendido como propedêutico, visa:

-a abordagem genérica da problemática da Arquitectura;
-o domínio dos instrumentos básicos da projectação;
-a iniciação à metodologia da composição espacial.

Resultados de aprendizagem e competências

Utilização dos mecanismos da composição espacial orientados na procura da essencialidade. Capacidade de reflexão crítica sobre as práticas experimentadas.  

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O desenvolvimento dos trabalhos práticos estrutura-se de modo a suscitar no estudante, que numa primeira fase recorre à intuição como elemento privilegiado na descoberta do uso das formas e dos espaços delas resultantes, a necessidade de uma racionalização sistemática que contribua para a existência de coesão entre ideia e proposta e conduza a uma pesquisa progressiva de lógica e rigor, onde haja lugar a uma abordagem geral dos aspectos construtivos.

Serão realizados três exercícios práticos, visando objectivos complementares:

1º EXERCÍCIO
-estrutura e composição (massa, vazio, ritmo, tensão, contraste, equilíbrio, unidade);
-medida, dimensão, escala;
-tempo, luz, simbolismo;
-elementos de fronteira;
-espaço construído e espaço natural;
-espaço descoberto por escavação e por adição;
-relações espaço interno, espaço externo;
-as lógicas das geometrias na composição espacial.

2º EXERCÍCIO 
-aprofundamento dos conceitos de composição, medida e modulação;
-espaço construído e espaço natural;
-contextualização.

3º EXERCÍCIO
-interpretação de um programa;
-funções e carácter do espaço;
-sensibilidade às qualidades plásticas dos materiais;
-introdução aos problemas da exequibilidade construtiva e estrutural;
-a identidade dos espaços em composições complexas;
-tridimensionalidade como objectivo e  bidimensionalidade como ferramenta.

Bibliografia Obrigatória

Alexandre Alves Costa; Só nós e santa tecla. ISBN: 989-8217-02-8
Benevolo Leonardo; Corso di disegno
Benevolo Leonardo; Historia de la arquitectura moderna. ISBN: 84-252-1793-8
Távora Fernando; Da organização do espaço
Quaroni Ludovico; Proyectar un edificio. ISBN: 84-85434-09-9
Zevi Bruno; Saber ver a arquitectura. ISBN: 85-336-0541-2
Meiss Pierre von; De la forme au lieu. ISBN: 2-88074-105-x
Álvaro Siza Vieira; Imaginar a evidência. ISBN: 972-44-1033-1
Peter Zumthor; Pensar a arquitectura. ISBN: 84-252-2059-9
Álvaro Siza Vieira; 01 Textos. ISBN: 978-972-8645-93-9
Fernando Távora; Casa de férias em Ofir. ISBN: 560107300371
Louis Khan; Forma y Diseño . ISBN: 978-9506020736
Campo Baeza, Alberto; Principia Architectonica. ISBN: 978-989-658-223-4
Luis Martínez Santa-Maria; El^árbol, el camino, el estanque, ante la casa. ISBN: 84-932542-9-0
Anibal Parodi; Puertas adentro. interioridad y espacio doméstico en el Sec. XX. ISBN: 8498802652
Paulo Mendes da Rocha; Maquetes de Papel. ISBN: 8575036254
AV - Monografias n.º 132; Casas de Maestros . ISBN: 2910013137304
Kenneth Frampton; Historia critica de la arquitectura moderna. ISBN: 84-252-1665-6
Mumford Lewis; A cidade na história

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tratando temas que vão desde o território (espaço exterior) até ao "objecto arquitectónico" (espaço interior), o estudante realiza uma sucessão de experiências em que a intuição vai sendo progressivamente enriquecida por uma reflexão sistemática convergente apoiada em aulas teóricas de reflexão, debate e informação, e na assistência docente à elaboração dos trabalhos práticos.

A caracterização e sequência dos exercícios práticos de arquitectura e a informação teórica permitem a apreensão genérica dos parâmetros que informam a organização do espaço.

O programa prevê a realização de três exercícios práticos, o primeiro dos quais se desdobrará em duas fases. Poderão Existir exercícios intercalares de ajuda a diferentes concretizações parcelares.

Com o primeiro trabalho prático pretende-se:
-o desbloqueamento da capacidade de representação/ilustração e pesquisa/concepção do espaço;
-a consciencialização do papel do desenho na investigação do espaço;
-a utilização do processo como elemento de constante aferimento.

Com o segundo trabalho prático visa-se:
-a consciencialização da importância do contexto real;
-a abordagem das questões da sistematização e da ordem na composição espacial.

Ao terceiro trabalho prático corresponderá:
-a aproximação à metodologia da composição espacial;
-o aprofundamento do rigor nos processos de representação e de concepção do espaço.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho de campo 5,00
Trabalho laboratorial 45,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 16,60
Estudo autónomo 16,60
Frequência das aulas 16,60
Trabalho de campo 16,60
Trabalho de investigação 16,60
Trabalho laboratorial 17,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação será distribuída sem exame final assumindo a forma de trabalhos individuais e de grupo e a qualidade da participação nas aulas.

A avaliação assume três componentes diferenciadas, embora complementares:

a) com carácter de continuidade: crítica individual e colectiva aos trabalhos práticos em desenvolvimento; participação nas aulas;

b) com carácter pontual-crítica comparada em ocasiões específicas da elaboração dos trabalhos;

c) avaliações globais do trabalho de cada período e de todo o ano a que corresponderá a atribuição de classificações.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida através da ponderação do resultado da avaliação do último exercício com as restantes classificações obtidas pelo aluno ao longo do ano. O método de cálculo será desse modo não aritmético mas sim compensado com a qualidade da evolução obtida pelo aluno.

Tendo em consideração a natureza da disciplina – sem exame final – não serão considerados exames de recurso.

O cumprimento da assiduidade será, nos moldes previstos no artigo 8º da deliberação 1536/2005 da UP, considerado como pré-requisito.

A falta a uma ou mais das componentes da avaliação prevista terá como consequência a classificação negativa do aluno.

Melhoria de classificação

O processo de melhoria da classificação será obtido, se requerido pelo aluno, unicamente no ano lectivo posterior.

Observações

De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento dos tempos lectivos presenciais.

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