Projecto 1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Arquitetura e urbanismo |
Ocorrência: 2020/2021 - A 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
169 |
MIARQ |
1 |
- |
21 |
- |
567 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
6 |
9,00 |
José Júlio Cabral Faria Frias Dias |
|
1,50 |
Ana Sousa Brandão Alves Costa |
|
1,50 |
Rui Américo Branco da Silva Cardoso |
|
1,50 |
Filipa de Castro Guerreiro |
|
1,50 |
Helder Francisco Valente Casal Ribeiro |
|
1,50 |
Nuno André Coelho de Melo e Sousa |
|
1,50 |
Teorico-Prática |
Totais |
6 |
63,00 |
José Júlio Cabral Faria Frias Dias |
|
10,50 |
Ana Sousa Brandão Alves Costa |
|
10,50 |
Rui Américo Branco da Silva Cardoso |
|
10,50 |
Filipa de Castro Guerreiro |
|
10,50 |
Helder Francisco Valente Casal Ribeiro |
|
10,50 |
Nuno André Coelho de Melo e Sousa |
|
10,50 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A presente Unidade Curricular, inserida num primeiro ano entendido como propedêutico, visa:
-a abordagem genérica da problemática da Arquitectura;
-o domínio dos instrumentos básicos da projectação;
-a iniciação à metodologia da composição espacial.
Resultados de aprendizagem e competências
Utilização dos mecanismos da composição espacial orientados na procura da essencialidade. Capacidade de reflexão crítica sobre as práticas experimentadas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O desenvolvimento dos trabalhos práticos estrutura-se de modo a suscitar no estudante, que numa primeira fase recorre à intuição como elemento privilegiado na descoberta do uso das formas e dos espaços delas resultantes, a necessidade de uma racionalização sistemática que contribua para a existência de coesão entre ideia e proposta e conduza a uma pesquisa progressiva de lógica e rigor, onde haja lugar a uma abordagem geral dos aspectos construtivos.
Serão realizados três exercícios práticos, visando objectivos complementares:
1º EXERCÍCIO
-estrutura e composição (massa, vazio, ritmo, tensão, contraste, equilíbrio, unidade);
-medida, dimensão, escala;
-tempo, luz, simbolismo;
-elementos de fronteira;
-espaço construído e espaço natural;
-espaço descoberto por escavação e por adição;
-relações espaço interno, espaço externo;
-as lógicas das geometrias na composição espacial.
2º EXERCÍCIO
-aprofundamento dos conceitos de composição, medida e modulação;
-espaço construído e espaço natural;
-contextualização.
3º EXERCÍCIO
-interpretação de um programa;
-funções e carácter do espaço;
-sensibilidade às qualidades plásticas dos materiais;
-introdução aos problemas da exequibilidade construtiva e estrutural;
-a identidade dos espaços em composições complexas;
-tridimensionalidade como objectivo e bidimensionalidade como ferramenta.
Bibliografia Obrigatória
Alexandre Alves Costa;
Só nós e santa tecla. ISBN: 989-8217-02-8
Benevolo Leonardo;
Corso di disegno
Benevolo Leonardo;
Historia de la arquitectura moderna. ISBN: 84-252-1793-8
Távora Fernando;
Da organização do espaço
Quaroni Ludovico;
Proyectar un edificio. ISBN: 84-85434-09-9
Zevi Bruno;
Saber ver a arquitectura. ISBN: 85-336-0541-2
Meiss Pierre von;
De la forme au lieu. ISBN: 2-88074-105-x
Álvaro Siza Vieira;
Imaginar a evidência. ISBN: 972-44-1033-1
Peter Zumthor;
Pensar a arquitectura. ISBN: 84-252-2059-9
Álvaro Siza Vieira;
01 Textos. ISBN: 978-972-8645-93-9
Fernando Távora;
Casa de férias em Ofir. ISBN: 560107300371
Louis Khan; Forma y Diseño . ISBN: 978-9506020736
Campo Baeza, Alberto; Principia Architectonica. ISBN: 978-989-658-223-4
Luis Martínez Santa-Maria;
El^árbol, el camino, el estanque, ante la casa. ISBN: 84-932542-9-0
Anibal Parodi; Puertas adentro. interioridad y espacio doméstico en el Sec. XX. ISBN: 8498802652
Paulo Mendes da Rocha; Maquetes de Papel. ISBN: 8575036254
AV - Monografias n.º 132; Casas de Maestros . ISBN: 2910013137304
Kenneth Frampton;
Historia critica de la arquitectura moderna. ISBN: 84-252-1665-6
Mumford Lewis;
A cidade na história
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tratando temas que vão desde o território (espaço exterior) até ao "objecto arquitectónico" (espaço interior), o estudante realiza uma sucessão de experiências em que a intuição vai sendo progressivamente enriquecida por uma reflexão sistemática convergente apoiada em aulas teóricas de reflexão, debate e informação, e na assistência docente à elaboração dos trabalhos práticos.
A caracterização e sequência dos exercícios práticos de arquitectura e a informação teórica permitem a apreensão genérica dos parâmetros que informam a organização do espaço.
O programa prevê a realização de três exercícios práticos, o primeiro dos quais se desdobrará em duas fases. Poderão Existir exercícios intercalares de ajuda a diferentes concretizações parcelares.
Com o primeiro trabalho prático pretende-se:
-o desbloqueamento da capacidade de representação/ilustração e pesquisa/concepção do espaço;
-a consciencialização do papel do desenho na investigação do espaço;
-a utilização do processo como elemento de constante aferimento.
Com o segundo trabalho prático visa-se:
-a consciencialização da importância do contexto real;
-a abordagem das questões da sistematização e da ordem na composição espacial.
Ao terceiro trabalho prático corresponderá:
-a aproximação à metodologia da composição espacial;
-o aprofundamento do rigor nos processos de representação e de concepção do espaço.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho de campo |
5,00 |
Trabalho laboratorial |
45,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
16,60 |
Estudo autónomo |
16,60 |
Frequência das aulas |
16,60 |
Trabalho de campo |
16,60 |
Trabalho de investigação |
16,60 |
Trabalho laboratorial |
17,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação será distribuída sem exame final assumindo a forma de trabalhos individuais e de grupo e a qualidade da participação nas aulas.
A avaliação assume três componentes diferenciadas, embora complementares:
a) com carácter de continuidade: crítica individual e colectiva aos trabalhos práticos em desenvolvimento; participação nas aulas;
b) com carácter pontual-crítica comparada em ocasiões específicas da elaboração dos trabalhos;
c) avaliações globais do trabalho de cada período e de todo o ano a que corresponderá a atribuição de classificações.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será obtida através da ponderação do resultado da avaliação do último exercício com as restantes classificações obtidas pelo aluno ao longo do ano. O método de cálculo será desse modo não aritmético mas sim compensado com a qualidade da evolução obtida pelo aluno.
Tendo em consideração a natureza da disciplina – sem exame final – não serão considerados exames de recurso.
O cumprimento da assiduidade será, nos moldes previstos no artigo 8º da deliberação 1536/2005 da UP, considerado como pré-requisito.
A falta a uma ou mais das componentes da avaliação prevista terá como consequência a classificação negativa do aluno.
Melhoria de classificação
O processo de melhoria da classificação será obtido, se requerido pelo aluno, unicamente no ano lectivo posterior.
Observações
De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento dos tempos lectivos presenciais.