Código: | 50147C5 | Sigla: | PPGAP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 8 | MIARQ | 4 | - | 3 | - | 81 |
5 |
-Sensibilizar para a importância do caráter multidisciplinar do estudo do património.
-Fomentar uma abordagem transversal aos conceitos de património e paisagem na sociedade contemporânea.
-Adquirir conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído e na paisagem;
-Analisar criticamente as cartas e convenções internacionais, a legislação portuguesa e suas aplicações.
-Aprofundar conhecimentos sobre gestão, reabilitação, conservação, restauro e manutenção de património, considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.
-Desenvolver competências no domínio do projeto de arquitetura e da paisagem, envolvendo a relação entre investigação e sua fundamentação teórica com a conceção do projeto.
-Adquirir conhecimentos sobre a história do desenho das paisagens e sobre a gestão de paisagens culturais.
-Conhecer as metodologias e princípios de intervenção no património paisagístico.
-Definir e interpretar os conceitos fundamentais da temática da análise e gestão de riscos.
-Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco.
- Organizar quadros de avaliação de risco em casos de estudo.
O estudo dos temas é acompanhado por informação sobre história, teorias e práticas internacionais e nacionais de salvaguarda e intervenção no património construído e na paisagem. A abordagem dos conteúdos pressupõe a aquisição de competências de leitura crítica da teoria, assim como da legislação e documentos orientadores, nacionais e internacionais. Pretende-se que o estudante desenvolva metodologias de análise e de projeto, obtenha conhecimentos sobre estratégias de reabilitação, conservação, restauro e manutenção. Prevê-se ainda a capacitação do estudante na exploração de ferramentas como planos de gestão, análise de risco e planos de manutenção.
-Consciencialização da importância do caráter multidisciplinar do estudo do património.
- Aquisição de conhecimentos sobre metodologias, teorias e práticas de intervenção no construído e na paisagem;
- Aprofundamento de conhecimentos sobre reabilitação, conservação, restauro e manutenção de património, considerando a sua evolução histórica e exemplos contemporâneos.
-Entendimento crítico das cartas e convenções internacionais, a legislação portuguesa e suas aplicações.
-Adquirir conhecimentos sobre a história do desenho das paisagens e sobre a gestão de paisagens culturais.
-Aprofundamento das competências no domínio do projeto de arquitetura e da paisagem, envolvendo a relação entre investigação e sua fundamentação teórica com a conceção de projeto.
-Capacitar o estudante para reconhecer e aplicar as diversos modelos de gestão do património, assim como planear e intervir no domínio da gestão integrada (análise de risco, planos de gestão e planos de manutenção).
-Conhecer os diferentes tipos de riscos.
-Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco em situações concretas.
-Exploração de novas ferramentas, tecnologias e práticas pedagógicas (vídeo, fotografia, ferramentas de desenho, análise de risco, exposição virtual).
-Desenvolver competências de comunicação para difundir e fomentar o conhecimento do património e da paisagem no âmbito educativo, profissional e social.
-Desenvolver capacidades teóricas e práticas para a prossecução dos estudos a nível pós-graduado e futura integração profissional.
Património e paisagem são hoje temáticas indissociáveis e centrais na sociedade contemporânea como suporte identitário e fator de desenvolvimento sociocultural e territorial sustentável. Deste modo, com esta unidade curricular propõe-se potenciar áreas de trabalho interdisciplinar – entre Arquitetura, História de Arte, Arquitetura Paisagista e Engenharia Civil - fundamentais para uma compreensão do conceito de património na sua aceção contemporânea e alargada - construído e natural, material e imaterial.
A unidade curricular propõe uma abordagem crítica aos conceitos de património e de paisagem cultural, incluindo os seus fundamentos históricos e teóricos, as ferramentas metodológicas e de projeto, e os instrumentos de salvaguarda e gestão. Deste modo, pretende-se aprofundar o conhecimento no âmbito da história e teorias da intervenção no património em sentido lato, com a finalidade de instruir e fundamentar uma gestão e prática contemporânea de intervenção no construído e na paisagem, integrando o entendimento das suas múltiplas estratigrafias.
A unidade curricular estrutura-se nas seguintes linhas programáticas:
Património Arquitetónico e Urbano
‐Património: evolução do conceito e significados contemporâneos.
‐Teorias de intervenção no construído: nota histórica e debate atual.
-Metodologias e ferramentas de análise, diagnóstico e intervenção no construído.
-Práticas de intervenção: reabilitação, conservação e manutenção. Exemplos nacionais e internacionais.
Paisagem Cultural
-Paisagens Culturais - A Convenção para a Proteção do Património Mundial Natural e Cultural e as orientações para a inclusão na lista do Património Mundial (1972); a Carta de Florença sobre a Salvaguarda dos Jardins Históricos (1981).
-Interpretação e apresentação de paisagens culturais. Exemplos de conservação e recuperação.
-Planos de gestão e salvaguarda.
Gestão do Património
-Gestão cultural e patrimonial.
-Organismos, cartas, recomendações e legislação. Contexto nacional e internacional.
-Comunicação, educação e divulgação do património.
Análise e Gestão de Riscos
-Análise e gestão de riscos em património edificado. Diretivas para a elaboração de um plano de gestão de riscos.
-A prevenção como ferramenta de gestão de riscos em património edificado.
-Recomendações para a inspeção, diagnóstico e intervenção estrutural.
Partindo do estudo de uma área concreta da cidade do Porto, propõe-se a elaboração, em grupos interdisciplinares, de um trabalho de desenvolvimento de conteúdos de um Plano de Gestão para a salvaguarda e valorização patrimonial que, pela aplicação dos conhecimentos, permitirá testar competências ao nível de: enquadramento histórico e urbanístico; levantamento, análise, interpretação; identificação de valores patrimoniais e paisagísticos; gestão e avaliação de riscos; programa, projeto e proposta de intervenção; síntese, comunicação e divulgação.
A exposição de conteúdos programáticos nas aulas apoia-se na apresentação de material audiovisual, na análise de fontes e casos de estudo em contexto de sala de aula, em trabalho de campo, abordagens que pretendem consolidar o conhecimento adquirido e fomentar o exercício crítico. As sessões de orientação tutorial destinam-se ao acompanhamento de trabalhos e ao aprofundamento dos conteúdos programáticos.
A unidade curricular desenvolve-se também com a participação pontual de convidados, de exercícios práticos, do confronto com exemplos ou do debate, fomentando a interação com os trabalhos desenvolvidos. Estas iniciativas visam proporcionar aos estudantes o contacto com problemáticas reais e externas à Universidade, reunindo diversos campos disciplinares, instituições e atores.
Salienta-se ainda a exploração de novas tecnologias e práticas pedagógicas (vídeo, fotografia, trabalho interdisciplinar).
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 35,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 65,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 26,00 |
Frequência das aulas | 27,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho de investigação | 18,00 |
Total: | 81,00 |