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Arquitetura e Desenho 2

Código: 30319B3     Sigla: 30319B3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 89 MIARQ 3 - 3 - 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-02-04.

Campos alterados: Programa

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Verifica-se hoje, entre os estudantes, uma notória dificuldade em identificar, observar, anotar e reter, com rapidez e eficiência, muitos dos factos e formas estruturantes na composição de uma obra arquitectónica. De modo a complementar a percepção fugaz potenciada pela celeridade dos meios de difusão de imagens arquitectónicas correntes na internet, perdendo-se o processo lento de apreensão e o hábito de “estudo de projecto”, interessa, enquanto objectivo pedagógico, fomentar a capacidade de concentrar o olhar sobre os factos relevantes de uma imagem, de um desenho ou de um comentário, com acuidade e eficácia. Consequentemente, o objectivo da UC é ajudar a criar e desenvolver a capacidade de observar, destacar e compreender (e representar, pelo desenho rápido), os significantes arquitectónicos essenciais à análise de projecto.

Resultados de aprendizagem e competências

A Unidade Curricular permitirá não somente o conhecimento aprofundado de um conjunto de obras de arquitectura de referência, mas sobretudo apurar a capacidade de analisar, com rapidez e precisão, e de registar através do desenho, o que de outro modo não passa de uma sucessão de imagens, mais ou menos impressivas. Trata-se de questionar os modos de olhar e, ainda, de aprofundar a acuidade de observação e análise, essencial para a compreensão e memorização de uma obra de arquitectura.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A partir de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar, a Unidade Curricular explora os vários significados de desenho em projecto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto - suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição. 

Apresenta-se um caso de estudo por aula explicitado e enquadrado tematicamente na teoria e história da arquitectura, a partir de uma leitura ministrada por um docente convidado, com a seguinte sequência:

#01 Le Havre, França | August Perret. Luís Soares Carneiro

#02 Edificio polifunzionale in Corso Italia, Milão, Itália | Luigi Moretti. Marco Ginoulhiac

#03 Edifício de Habitação da Empresa Industrial do Ouro, Porto, Portugal | Mário Bonito. Helder Casal Ribeiro

#04 Edifício na Calle Joan Sebastian Bach, Barcelona, Espanha | José Antonio Coderch de Sentmenat. Paulo Tormenta Pinto

#05 Unidade de Habitação, Marselha, França | Le Corbusier. João Paulo Rapagão

#06 Barbican Estate - City of London Corporation, Londres, Reino Unido | Chamberlin, Powell and Bon. Maria José Casanova

#07 Moradias em Habitação Plurifamiliar, Rua Guerra Junqueiro, Porto, Portugal | Francisco Pereira da Costa. Luís Viegas

#08 Parque Residencial da Boavista – Foco, Porto, Portugal | Agostinho Ricca, J. Serôdio, Magalhães Carneiro. Francisco Fontes

#09 Edifícios das Ilhas KNSM e Java, Amesterdão, Holanda  |  Diener & Diener. Marta Rocha

#10 Plano de Pormenor da zona sinistrada do Chiado – Edifício Castro & Melo e Edifício Câmara Chaves, Lisboa, Portugal  |  Álvaro Siza. Jorge Carvalho

#11 Casas Brancas, Porto, Portugal | Adalberto Dias. André Santos

#12 Edifício ´ in Glicínias, Aveiro, Portugal | Ricardo Vieira de Melo. Daniel Oliveira

 

Bibliografia Obrigatória

Aurora Fernández Per; 10 historias sobre vivienda colectiva. ISBN: 978-84-615-9883-0
Fil Hearn; Ideas that shaped buildings
Ignacio de Solà-Morales; Diferencias. ISBN: 84-252-1663-X
Ignacio de Solà-Morales; Eclecticismo y vanguardia
Ignacio de Solà-Morales; Intervenciones. ISBN: 84-252-2043-2
Ignasi de Solà-Morales; Los^artículos de Any. ISBN: 978-84-936693-6-2
Ignasi de Solà-Morales; Territorios. ISBN: 84-252-1864-0
Joan Ockman; Architecture culture 1943-1968. ISBN: 0-8478-1522-6
Kate Nesbitt; Theorizing a new agenda for architecture. ISBN: 1-56898-053-1
Oliver Heckmann; Floor plan manual housing. ISBN: 978-3-0346-0708-7
Rafael Moneo; La solitudine degli edifici e altri scritti. ISBN: 88-422-0923-6
Rafael Moneo; Inquietud teórica y estrategia proyectual. ISBN: 84-95951-68-1
Roger Sherwood; Modern housing prototypes

Observações Bibliográficas

A bibliografia específica relativa a cada uma das obras abordadas encontra-se disponível na pasta de documentos da unidade curricular.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estão previstas 12 aulas de apresentação de obras e projectos, com a duração de 3h. Nestas aulas, os estudantes irão realizando, ao longo da apresentação, os esquemas, desenhos ou representações adequados a uma tradução predominantemente gráfica da matéria apresentada, experimentando sistemas pessoais de interpretação e grafismo. O suporte será obrigatoriamente em papel, em formato A4. O trabalho realizado por cada aluno será entregue no final de cada aula. Periodicamente serão efectuados comentários sobre amostragens e casos-exemplo dos trabalhos entretanto realizados e entregues.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 0,00
Trabalho escrito 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Participação em pelo menos 75% das aulas e entrega dos respectivos trabalhos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será a média ponderada da assiduidade às aulas (40%) e da classificação dos trabalhos práticos (60%).

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