Introdução ao Paisagismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Arquitectura e construção |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/faup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
59 |
MIARQ |
2 |
- |
3 |
- |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Familiarizar os alunos com a profissão e disciplina de arquitectura paisagista.
Clarificação dos domínios do vocabulário corrente da disciplina assim como dos princípios orientadores das intervenções.
Conhecimento de metodologias base e das várias fases e componentes de um projeto de arquitetura paisagista
Conhecimento das diversas escalas de trabalho - do ordenamento da paisagem ao projecto de pequenas dimensões.
Conhecimento de algumas das principais obras e projectos nacionais e internacionais.
Resultados de aprendizagem e competências
Atendendo aos objetivos de aprendizagem a atingir para esta unidade curricular de carácter introdutório a uma disciplina, entende-se que a metodologia de ensino adoptada, com a exposição teórica a efetuar pelos estudantes, orientada pelo docente, ilustrada por materiais visuais comentados e apoiada em bibliografia específica, permitirá que os estudantes tenham acesso a um conjunto de conteúdos abrangente e diversificado sobre a disciplina, o que lhes permitirá desenvolverem conhecimentos mais aprofundados sobre as matérias seleccionadas.
A elaboração de trabalhos de pesquisa e sua apresentação, promove a autonomia dos estudantes, permitindo-lhes conhecer a importância, estrutura e utilização dos conhecimentos.
A realização do trabalho previsto para avaliação implica a capacidade de recolha, seleção, interpretação e divulgação de informação relevante na área da UC com ligação à futura profissão de arquitecto.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Arquitetura Paisagista. Oriegem e evolução, âmbito e escalas de intervenção.
Obras relevantes de Arquitetura Paisagista, Nacionais e Internacionais.
A intervenção no espaço exterior e na paisagem. O espaço urbano público: jardins, parques e praças. Espaços verdes urbanos.
Projecto de Arquitectura Paisagista – Fases e Componentes. Peças escritas e desenhadas.
A Ecologia da Paisagem. Ciclos, metabolismo e dinâmicas. Componentes e Métricas de paisagem. Multifuncionalidade da paisagem
Infraestruturas verdes. Permeabilidade. Conectividade. Biodiversidade Urbana.
Planeamento e Gestão da paisagem. Linhas de água e de festo. A bacia hidrográfica. Metodologia base - Análise/Síntese/ Proposta. A cartografia como base de trabalho em Arquitectura Paisagista.
Políticas e legislação de paisagem. A Convenção Europeia da paisagem.
Avaliação de paisagem. Impactes e sua mitigação
Paisagens Culturais. Tipos, classificação e gestão.
Bibliografia Obrigatória
Andresen Teresa 310;
Do Estádio Nacional ao Jardim Gulbenkian. ISBN: 972-678-034-9
Cabral Francisco Caldeira;
A Árvore
Jellicoe Geoffrey;
The landscape of man. ISBN: 0-500-27431-2
Bibliografia Complementar
Telles Gonçalo Ribeiro 340;
Plano verde de Lisboa. ISBN: 972-8288-74-3
Magalhães Manuela Raposo;
A arquitectura paisagista. ISBN: 972-33-1686-2
Olgyay Victor;
Arquitectura y clima. ISBN: 84-252-1488-2
Marsh John M.;
Landscape planning. ISBN: 0-4715-2506-5
McHarg Ian L.;
Proyetar con la naturaleza. ISBN: 84-252-1783-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As apresentações teóricas promovem a aquisição de informação actualizada sobre as temáticas estudadas.
A apresentação de bibliografia complementar associada a cada tema permitirá orientar os alunos, incentivando-os à prática de pesquisa, reflexão e critica sobre os temas abordados.
O estudo de situações reais de intervenção leva ao conhecimento de boas práticas, ao reconhecimento da importância da teoria para intervir na prática.
O trabalho em grupo permite desenvolver e aplicar o conhecimento adquirido e alargar o desempenho pessoal.
As formas de avaliação estão adequadas aos objetivos da unidade curricular e da metodologia adotada.
O desenvolvimento dos temas processar-se-á articulando momentos de intervenção estruturada por parte do docente, com a exposição teórica promovida pelos estudantes, ilustradas por materiais visuais comentados, e momentos de partilha e discussão coletiva em torno das questões em estudo.
Pretende-se envolver os alunos em trabalhos de pesquisa e reflexão sobre a matéria apresentada.
Avaliação Contínua sem Exame Final.
A avaliação é feita com base na apresentação de um trabalho de grupo sobre uma das temáticas da aula (100%).
Para obtenção de frequência da Unidade Curricular será recomendada a presença do aluno a pelo menos 75% das aulas.
Software
Softwares de Edição de Texto e Imagem
Google Earth Pro
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Arquitectura paisagista
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho prático ou de projeto |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
19,50 |
Trabalho de campo |
0,00 |
Total: |
19,50 |
Obtenção de frequência
Os alunos deverão obter a nota mínima de 9,5 valores na apresentação do trabalho.
A não comparência no dia da apresentação do trabalho resulta na perda de frequência e consequente impossibilidade de aprovação à unidade curricular.
Não existe possibilidade de melhoria da nota atribuída no exercício (apresentação oral do resultado da pesquisa) e teste.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final (0-20 valores ) = 100% da nota de trabalho de pesquisa e apresentação*
* a nota final será ponderada atendendo, aos esforço repartido na elaboração e apresentação do trabalho bem como na participação e presença dos alunos nas aulas