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Introdução ao Paisagismo

Código: 20202A2     Sigla: 20202A2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitectura e construção

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 59 MIARQ 2 - 3 - 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-04-23.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Familiarizar os alunos com a profissão e disciplina de arquitectura paisagista.

Clarificação dos domínios do vocabulário corrente da disciplina assim como dos princípios orientadores das intervenções.

Conhecimento de metodologias base e das várias fases e componentes de um projeto de arquitetura paisagista

Conhecimento das diversas escalas de trabalho - do ordenamento da paisagem ao projecto de pequenas dimensões.

Conhecimento de algumas das principais obras e projectos nacionais e internacionais.

Resultados de aprendizagem e competências

Atendendo aos objetivos de aprendizagem a atingir para esta unidade curricular de carácter introdutório a uma disciplina, entende-se que a metodologia de ensino adoptada, com a  exposição teórica a efetuar pelos estudantes, orientada pelo docente, ilustrada por materiais visuais comentados e apoiada em bibliografia específica, permitirá que os estudantes tenham acesso a um conjunto de conteúdos abrangente e diversificado sobre a disciplina, o que lhes permitirá desenvolverem conhecimentos mais aprofundados sobre as matérias seleccionadas.

A elaboração de trabalhos de pesquisa e sua apresentação, promove a autonomia dos estudantes, permitindo-lhes conhecer a importância, estrutura e utilização dos conhecimentos.

A realização do trabalho previsto para avaliação implica a capacidade de recolha, seleção, interpretação e divulgação de informação relevante na área da UC com ligação à futura profissão de arquitecto.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Arquitetura Paisagista. Oriegem e evolução, âmbito e escalas de intervenção.

Obras relevantes de Arquitetura Paisagista, Nacionais e Internacionais. 

A intervenção no espaço exterior e na paisagem. O espaço urbano público: jardins, parques e praças.  Espaços verdes urbanos. 

Projecto de Arquitectura Paisagista – Fases e Componentes. Peças escritas e desenhadas.

A Ecologia da Paisagem. Ciclos, metabolismo e dinâmicas. Componentes e Métricas de paisagem. Multifuncionalidade da paisagem

Infraestruturas verdes. Permeabilidade. Conectividade. Biodiversidade Urbana.

Planeamento e Gestão da paisagem. Linhas de água e de festo. A bacia hidrográfica. Metodologia base - Análise/Síntese/ Proposta. A cartografia como base de trabalho em Arquitectura Paisagista. 

Políticas e legislação de paisagem. A Convenção Europeia da paisagem. 

Avaliação de paisagem. Impactes e sua mitigação

Paisagens Culturais. Tipos, classificação e gestão.

Bibliografia Obrigatória

Andresen Teresa 310; Do Estádio Nacional ao Jardim Gulbenkian. ISBN: 972-678-034-9
Cabral Francisco Caldeira; A Árvore
Jellicoe Geoffrey; The landscape of man. ISBN: 0-500-27431-2

Bibliografia Complementar

Telles Gonçalo Ribeiro 340; Plano verde de Lisboa. ISBN: 972-8288-74-3
Magalhães Manuela Raposo; A arquitectura paisagista. ISBN: 972-33-1686-2
Olgyay Victor; Arquitectura y clima. ISBN: 84-252-1488-2
Marsh John M.; Landscape planning. ISBN: 0-4715-2506-5
McHarg Ian L.; Proyetar con la naturaleza. ISBN: 84-252-1783-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As apresentações teóricas promovem a aquisição de informação actualizada sobre as temáticas estudadas.

A apresentação de bibliografia complementar associada a cada tema permitirá orientar os alunos, incentivando-os à prática de pesquisa, reflexão e critica sobre os temas abordados.

O estudo de situações reais de intervenção leva ao conhecimento de boas práticas, ao reconhecimento da importância da teoria para intervir na prática.

O trabalho em grupo permite desenvolver e aplicar o conhecimento adquirido e alargar o desempenho pessoal.

As formas de avaliação estão adequadas aos objetivos da unidade curricular e da metodologia adotada.

O desenvolvimento dos temas processar-se-á articulando momentos de intervenção estruturada por parte do docente, com a exposição teórica promovida pelos estudantes, ilustradas por materiais visuais comentados, e momentos de partilha e discussão coletiva em torno das questões em estudo.

Pretende-se envolver os alunos em trabalhos de pesquisa e reflexão sobre a matéria apresentada.

Avaliação Contínua sem Exame Final.

A avaliação é feita com base na  apresentação de um trabalho de grupo sobre uma das temáticas da aula (100%).

Para obtenção de frequência da Unidade Curricular será recomendada a presença do aluno a pelo menos 75% das aulas.

Software

Softwares de Edição de Texto e Imagem
Google Earth Pro

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Arquitectura paisagista

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 19,50
Trabalho de campo 0,00
Total: 19,50

Obtenção de frequência

Os alunos deverão obter a nota mínima de 9,5 valores na apresentação do trabalho.

A não comparência no dia da apresentação do trabalho resulta na perda de frequência e consequente impossibilidade de aprovação à unidade curricular.

Não existe possibilidade de melhoria da nota atribuída no exercício (apresentação oral do resultado da pesquisa) e teste.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação Final (0-20 valores ) =  100% da nota de trabalho de pesquisa e apresentação* 

* a nota final será ponderada atendendo, aos esforço repartido na elaboração e apresentação do trabalho bem como na participação e presença dos alunos nas aulas
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