Código: | 50119C5 | Sigla: | 50119C5 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitectura e construção |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Tecnologia da Construção (TC) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 29 | MIARQ | 4 | - | 3 | - | 81 |
5 |
São objectivos da UC: sensibilização para a necessidade de preservar e reabilitar o património edificado, alertando para as causas mais correntes de patologias associadas à incorreta definição de Projecto e deficiências de execução/uso e, por último, auxiliar no desenvolvimento de capacidades análise, diagnóstico e estabelecimentos de soluções de reabilitação.
Análise, sentido crítico e compreensão geral dos temas;
Consciencialização da relação entre opções de projecto, formas de execução, e ritmos de manutenção na durabilidade geral dos edifícios;
Valorização e aperfeiçoamento das capacidades de comunicação (no sentido de comunicação para a obra, mas também na relação com o cliente, com outros técnicos e com o utilizador final);
Domínio de conhecimentos básicos que permitam ao futuro arquitecto dialogar com os vários intervenientes no processo de projecto, construção/reabilitação e manutenção de edifícios.
Para alunos nacionais, o critério de seriação (S) terá em conta as classificações das UC de Construção (C), a média geral (M) ponderada e o número de ECTS já concluídos, com a seguinte fórmula:
S = ECTS/20 + M + (C1 + C2 + C3)/3 (para UC ainda não aprovadas, a classificação a considerar é 0)
Para alunos Erasmus, o critério de seriação terá apenas em conta o ano mais avançado concluído no estabelecimento de ensino de origem.
1. Anomalias em edifícios
Metodologia de análise, diagnóstico e intervenção. Vocabulário básico
Meios auxiliares de diagnóstico
Identificação de causas, sintomatologia, e formas de correcção ou ocultação
2. Reabilitação de edifícios: Enquadramento
Evolução dos conceitos ligados à intervenção no construído: Património Monumental e Património corrente
Perspectiva Histórica sobre intervenção no construído. A definição de um léxico
O discurso teórico e as cartas internacionais
Metodologias de análise, diagnóstico e intervenção
Qualidade e sustentabilidade da construção
Estudo de caso
3. A reabilitação de Elementos de Construção: caracterização do seu funcionamento, formas de diagnóstico e técnicas de intervenção
Elementos estruturais: fundações, estrutura portante vertical e horizontal. Alvenarias de pedra e tijolo, estruturas em madeira, aço, betão ou mistas
Coberturas
Elementos de encerramento e compartimentação: envolvente opaca e envolvente translúcida
Materiais de revestimento
Sites na Internet:
- http://icomos.fa.utl.pt/
- http://www.gecorpa.pt/
- http://www.icomos.org/
- http://www.igespar.pt/
- http://www.ippar.pt
- http://www.monumentos.pt
- http://www.patorreb.com/
- http://www.portaldahabitacao.pt
- http://ulisses.cm-lisboa.pt/data/002/002/pdf/baixapomb.pdf
O método de ensino assenta numa articulação entre aulas teóricas, de carácter magistral, onde se desenvolvem os vários temas, e aulas práticas, convertidas em tempos de orientação tutorial de apoio a um trabalho prático, desenvolvido em grupo, que direciona o estudo do aluno para aspectos específicos do programa, e que se materializará num estudo prévio de intervenção num edifício. O desenvolvimento e apresentação deste trabalho, conjuntamente com critérios de assiduidade e participação, são os elementos de avaliação a UC.
Nas aulas teóricas são apresentados os conteúdos da UC, recorrendo preferencialmente, para a exposição, a casos concretos de edifícios e projectos, procurando-se sempre estabelecer ligações com conteúdos já ministrados por outras unidades curriculares. Sempre que possível complementam-se as aulas teóricas com visitas a edifícios, laboratórios de ensaios, arquivos de documentação, ou o convite a técnicos para apresentação de projectos e partilha de experiências.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Prova oral | 15,00 |
Trabalho escrito | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 8,00 |
Frequência das aulas | 33,00 |
Trabalho de campo | 8,00 |
Trabalho de investigação | 16,00 |
Trabalho escrito | 16,00 |
Total: | 81,00 |
Obtém frequência todo o aluno regularmente inscrito que não ultrapasse o máximo permitido de faltas – 25% das semanas lectivas (RGACMIAF - Art 9º, Nº 6);
A classificação final resultará da soma ponderada da avaliação do trabalho, da sua apresentação e da avaliação efectuada ao longo das aulas incluindo-se pontos de situação e critérios de assiduidade. Os pesos a considerar para cada uma das referidas parcelas será de, respectivamente, 60%, 15% e 25%. A aprovação implica uma nota superior ou igual a 9,5 valores.
O trabalho prático a realizar será elaborado em grupo podendo ser definidas entregas parcelares e pontos de situação ao longo do semestre. Este será apresentado documentalmente e oralmente. A apresentação oral deverá desenvolver-se num espaço de tempo previamente definido e dividido equitativamente por todos os membros do grupo.
As classificações de todos os elementos de avaliação serão expressas numa escala de 0 a 20.
Todo e qualquer trabalho entregue para avaliação deverá ser obra exclusiva do(s) seu(s) legítimo(s) autor(es).
E-mail de contacto: REfaup(a)gmail.com