Código: | 400401 | Sigla: | 400401 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 212 | MIARQ | 4 | - | 21 | - | 567 |
Objectivos
É objectivo da Disciplina a consolidação metodológica dos processos de projecto. Entende-se que tal consolidação se deverá fazer e verificar em exercícios de complexidade variável, assumindo como dominante o tratamento e desenvolvimento de uma solução para um Tema que, implicando um trabalho de síntese arquitectónica nas suas componentes programáticas, contextuais, funcionais, construtivas e formais, permita ao aluno o aprofundamento dos conhecimentos indispensáveis à formalização de uma resposta projectual.
O Programa traduz-se num exercício de longa duração e toma como tema um equipamento urbano de grande complexidade programática e contextual — museu, teatro, biblioteca, hotel ou outro — implicando nas respostas projectuais a trama de relações que o objecto arquitectónico estabelece com o território.
A excepcionalidade caracterizadora dos edifícios que se afirmam, funcional e iconicamente, no conjunto das diferenças e singularidades dos contextos urbanos e territoriais, determina a possibilidade de assumirem protagonismo assinalável.
A natureza destas diferenças radica na própria história da arquitectura e das cidades, onde a distinção do edifício público se contrapunha à homogeneidade e tipificação das construções comuns que acolhiam e constituíam a maior parte do tecido urbano. Assim, o exercício de projecto implica uma exigência de síntese que deve ser construída no jogo complexo de escalas de leitura, de representação e concepção, e traduzida na singularidade das propostas que colocam o novo objecto no espaço que se quer influenciar e qualificar.
Faseamento dos Trabalhos
O exercício desenvolver-se-á ao longo de todo o ano de forma a que o aluno possa ter contacto e consciência dos principais momentos de elaboração de um projecto.
Para o desenvolvimento dos trabalhos são consideradas várias fases que a seguir se enunciam.
Primeira Fase
1º Tempo — Lugar, Programa, Hipótese de Intervenção — Explicitação de uma proposta urbana
Numa aproximação global ao trabalho, o aluno deverá explicitar a hipótese proposta para o terreno de intervenção, a sua relação com a envolvente, a organização da área de implantação, em simultâneo com o pré-dimensionamento do programa e a sua organização formal e funcional.
Para esta Fase as escalas 1/500 e 1/200 são a referências a adoptar.
2º Tempo — Desenvolvimento de um Conceito, Tipologia e Programa
A partir das propostas que tenham sido apresentadas na fase anterior serão os trabalhos desenvolvidos por forma a incorporar uma melhor articulação das diversas componentes programáticas, confirmando ou afinando implantação, volumes e as conexões com a envolvente.
A apresentação desta fase do trabalho será feita através de peças desenhadas, acompanhadas de maquetas de estudo e de quaisquer outros elementos considerados úteis pelos estudantes. A apresentação de uma síntese, em powerpoint integra os elementos obrigatórios a entregar.
As escalas 1/500 e 1/200 são a referência para os elementos obrigatórios que integram a entrega formal das propostas.
Segunda Fase
Exploração da Imagem, Forma e Construção
Os exercícios desenvolvidos na fase anterior permitiram formalizar soluções projectuais cujo desenvolvimento terá que implicar a revisão de variados aspectos de natureza conceptual, de acerto e domínio programático e suas funcionalidades, de um aprofundamento da relação entre o objecto arquitectónico e o espaço urbano e público que o rodeia e onde se insere.
1º Tempo — Escolhas Estruturais
A definição das soluções estruturais e sua representação dimensional constitui, no 1º Tempo desta fase, a nova componente a introduzir nas propostas projectuais, conduzindo a revisão de dimensões, proporções e ajustes na globalidade do que estava definido.
A apresentação dos trabalhos é feita por peças desenhadas e modelos tridimensionais.
2º Tempo — Escolhas Construtivas
O aprofundamento das propostas nos seus aspectos construtivos, integrando as soluções estruturais estudadas, alarga a complexidade à escolha de materiais, de sistemas construtivos e à integração das redes infraestruturais nessa malha das componentes físicas de suporte da forma.
Todos estes exercícios serão realizados utilizando a escala 1/200 para a globalidade do edifício. Contudo, tomar-se-ão outras escalas que possibilitem níveis de informação aprofundada e de detalhe.
A apresentação é constituída por peças desenhadas e modelos tridimensionais, acompanhados de uma síntese em powerpoint, devendo conter informação adequada das escalas 1/500, 1/200, 1/50 e 1/10.
Terceira Fase
Formalização Final da Proposta
Nesta terceira fase — que caracterizamos como de confirmação — os alunos desenvolverão os seus estudos integrando os níveis de informação das fases anteriores mais aprofundadas, evidenciando na proposta final a sua especificidade conceptual e programática, compositiva e construtiva.
No final do ano, todos os elementos objecto de entrega serão obrigatoriamente revistos nos seus conteúdos e formalizados enquanto peças constituintes do Projecto, sendo aí importante que o nível de informação seja tratado no sentido de possibilitar a comunicação espectável de um Projecto que, como tal, deve poder ser lido e compreensível por terceiros.
A apresentação é suportada por peças desenhadas e modelos tridimensionais utilizando as escalas 1/500, 1/100, 1/50, 1/10, acompanha de um síntese em powerpoint.
Os trabalhos desenvolvem-se nas aulas previstas semanalmente, conjugando tempos de maior incidência teórica com os de trabalho prático, especialmente importantes no desenvolvimento dos exercícios de projecto.
Os tempos teóricos articulam a apresentação dos exercícios, a exposição de temáticas tidas como relevantes para o conjunto e cada fase do trabalho, com a organização de sessões de crítica comparada, as quais permitem, a partir de trabalhos seleccionados, apresentar e suscitar a reflexão crítica das questões implicadas na formulação das soluções de projecto.
Esses tempos teóricos contam com a presença de todos os docentes de Projecto 4, em alguns momentos acompanhados por Convidado exterior, particularmente em momentos singulares e importantes de avaliação e crítica.
Nas aulas práticas são implementados e executados os exercícios propostos, aí implicando a sua regular apresentação e análise crítica, no sentido de se propiciar o desenvolvimento e progresso dos trabalhos.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho laboratorial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Trabalho laboratorial | 587,00 |
Total: | 587,00 |
O trabalho laboratorial desenvolvido ao longo do ano pressupõe e implica uma forte componente presencial, que deve corresponder a um mínimo de 75% dos tempos de contacto.
É adoptado a Avaliação distribuída sem exame final.
A avaliação é global e contínua ao longo de todo o ano curricular.
No entanto, a expressão dessa avaliação, envolvendo pontos de situação a estabelecer de acordo com o que venha a ser suscitado pelo desenvolvimento dos trabalhos, tem particular importância em momentos lectivos que genericamente coincidem com os fins dos primeiro e segundo períodos.
No processo de avaliação contínua, cada avaliação inclui e substitui a anterior, sempre no sentido de traduzir uma apreciação global do trabalho e da participação do aluno até ao momento em que é realizada.