Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 300304

Construção 2

Código: 300304     Sigla: 300304

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitectura e construção

Ocorrência: 2019/2020 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Tecnologia da Construção (TC)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 142 MIARQ 3 - 9 - 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Carlos Nuno Lacerda Lopes Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,50
Carlos Nuno Lacerda Lopes 1,50
Teorico-Prática Totais 6 18,00
Carlos Nuno Lacerda Lopes 6,00
Eliseu Manuel Vieira Gonçalves 6,00
Luciana Silva Rocha 3,00
Fábio Miguel Oliveira Santos 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

É objetivo desta disciplina a introdução à temática da construção de edifícios, principalmente a compreensão da física das construções que fundamenta o exercício do projeto na sua passagem de projeto a obra.
Pretende-se que o aluno tome conhecimento sobre os seguintes temas: Projeto e inovação; sistemas e elementos de construção; elementos que compõem o edifício, funções e exigências; tipos de materiais, sua aplicação e comportamento; os intervenientes na construção, função e responsabilidade; a obra e a construção de um edifício, faseamento e gestão de uma obra; o quadro legal que regula a construção de edifícios.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados esperados de aprendizagem têm como objetivo que o aluno seja capaz de identificar os elementos constituintes de uma construção, bem como projetar algumas soluções construtivas para cada elemento compreendendo os princípios físicos que lhe estão subjacentes. Exige-se que o aluno crie um corpo teórico que permita o conhecimento sobre temas transversais à construção de edifícios, como a energia, a sustentabilidade, a qualidade ambiental, entre outros, permitindo uma reflexão pessoal e a discussão destas questões. Por fim, propõe-se o trabalho em grupo como forma de estimular o trabalho em equipa, o trabalho de investigação e o interesse pelo desenvolvimento tecnológico e a inovação em arquitetura.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A Unidade Curricular Construção 2, que designaremos C2faup, é uma disciplina anual, dividida em semestres, com 9 créditos, integrada no 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIARQ) da Faculdade de Arquitectura da Universidades do Porto (FAUP).
Possui um programa teórico e prático autónomos e procura articular-se com os métodos e objetivos pedagógicos do Curso, numa estreita coordenação com a cadeira de Projeto, dando corpo à ideia de que a Arquitetura é uma disciplina que se encontra mais próxima da produção e da construção do que dos processos de representação e comunicação visual.
Numa primeira fase, esta disciplina abordará os novos métodos, sistemas e processos construtivos da Arquitetura e, depois, acompanhará e apoiará o projeto individual de cada estudante de modo a ser possível identificar os aspetos disciplinares do universo teórico e cientifico da física das construções, aprofundadas durante as aulas práticas da construção, no trabalho final da cadeira de Projeto que se centrará, este ano, sobre a realização de um projeto da Habitação Coletiva na cidade do Porto.

O Programa, Conteúdos, Métodos, Objetivos, Resultados e Modos de Avaliação.

1- Projeto e a Construção ; A construçao da arquitectura; A construçao do edificio de habitação.

O Projeto e a Gestão de Projeto, O Projeto de Arquitetura
O BIM e os novos modos de Projetar: o 3D, 4D e 5D, A Inovação e a Tecnologia na Construção e na Arquitetura
A Construção, os Regulamentos e a Legislação
A Energia, Sustentabilidade e os LCAs em Arquitetura
Os Materiais de Construção, O Edifício
Os Sistemas construtivos
As Fundações, A Estrutura
A Parede, A Cobertura
Os Revestimento, Os vãos exteriores
As Instalações (redes, ITED, AVAC, domótica)
A noção de conforto
Isolamento e impermeabilização
A construção do espaço interior
A Qualidade na construção
Patologias da construção
Projeto de reabilitação
A construção do espaço urbano

Bibliografia Obrigatória

Deplazes Andrea 340; Constructing architecture. ISBN: 3-7643-7189-7
Allen Edward; Como funciona un edificio. ISBN: 84-252-1089-5
Schmitt Heinrich; Tratado de construcción. ISBN: 84-252-0092-X
Paricio Ignacio; La construcción de la arquitectura
Ábalos Inaki; Tecnica y arquitectura en la ciudad contemporânea, 1950-1990. ISBN: 84-86763-74-6
Derry T.K.; Historia de la tecnologia. ISBN: 84-323-0281-3
Millaruelo Aparicio José 205; Ordenación del territorio y desarrollo sostenible. ISBN: 987-507-294-x
Almeida Vitor Carlos Trindade Abrantes; O isolamento térmico da envolvente dos edifícios face ao regulamento (RCCTE). ISBN: 972-95969-0-5
Freitas Vasco Manuel Araújo Peixoto de 1959- 340; Humidade em paredes de edificios. ISBN: 972-752-021-9
Freitas Vasco Manuel Araújo Peixoto de 1959-; Humidade ascensional. ISBN: 978-972-752-101-2
Silva José António Raimundo Mendes da 340; Reabilitação
Lacerda Lopes, Carlos Nuno; Rumo à Profissão, Lello Editores, 2010. ISBN: 972-48-1881-8
Lopes Carlos Nuno Lacerda; Construção 2.0. ISBN: 978-989-98807-1-8
Lopes Carlos Nuno Lacerda; Frente & verso, documentos periódicos de construção 20

Bibliografia Complementar

Lopes Carlos Nuno Lacerda; Projecto e modos de habitar
Lopes Carlos Nuno Lacerda; Arquitectura e modos de habitar. ISBN: 978-989-98073-0-3 (Coleção "Conversas com Arquitetos")

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino será o método expositivo durante as aulas teóricas e a investigação, ora individual, ora em grupo, durante as aulas práticas. Pretende-se que o aluno interprete, analise e discuta os temas tratados nestas aulas e faça uma investigação aprofundada sobre algum dos temas que seja do seu interesse. Este trabalho de recolha e tratamento de informação, deverá ser depois sintetizado e apresentado no trabalho prático sugerido. Pretende-se que esta investigação seja desenvolvida durante o tempo das aulas práticas e com o acompanhamento dos docentes, sendo depois apresentada publicamente aos colegas. As visitas à obra pretendem dar uma dimensão experimental à disciplina, introduzindo a experiência da obra e a problemática que o arquiteto, enquanto autor do projeto e coordenador das diferentes áreas que compõe o projeto geral, enfrenta na construção dos edifícios e da arquitetura.
Não se pretende nesta disciplina qualquer aproximação aos métodos, modelos ou processos de trabalho da via profissional, no entanto procura-se que o aluno desenvolva uma metodologia de trabalho, assente na pesquisa e na investigação de carácter científico, tomando a Arquitetura como uma atitude de síntese, assente e fundamentada na sistematização de informação, no conhecimento e na compreensão dos fenómenos físicos e tecnológicos e, nessa medida, a disciplina construção 2 deverá ser um estímulo imprescindível ao aprofundamento e à necessária coerência da ideia do projeto.

Software

Software BIM

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Trabalho de investigação 0,00
Trabalho escrito 0,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Registo mínimo de presenças conforme regulamento do MIARQ, participação nas aulas e classificação positiva nos trabalhos realizados.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final será feita por média ponderada dividida em três indicadores com o seguinte peso relativo:

• Trabalhos individuais – 70%
• Trabalho de grupo – 30%

Provas e trabalhos especiais

As aulas teórica e as aulas práticas serão conforme o horário das turmas. Serão realizadas visitas a obras que terão lugar em horário e dia a combinar e em substituição da aula prática ou teórica, conforme os casos.

1: Trabalho grupo – Construção Real
Propõe-se, com este exercício, a experimentação e materialização com vista à compreensão do processo, do faseamento e dos elementos e materiais de construção, através da construção de uma maqueta que retrate com rigor e fidelidade um pormenor ou parte de um sistema construtivo utilizado no edifício estudado.

Os estudantes deverão agrupar-se em grupos de 3 ou 5 elementos, devendo cada um escolher um edifício para breve estudo e recolha de informação para posterior seleção e realização da maquete.

Neste trabalho deverá ser desenvolvida uma metodologia  em que se solicita ao aluno para: analisar o projeto, visitar a obra, recolher informação gráfica e apresentar pormenores significativamente esclarecedores dos pontos singulares da construção, sistemas, materiais e processos construtivos do edifício estudado evidenciando a relação entre o projeto, execução e construção. 

Este exercício deverá apresentar o estudo realizado sobre a obra escolhida através (1) da produção de uma maqueta construtiva acerca do edifício e que incida sobre o sistema construtivo do mesmo e (2) a apresentação de um dossier que inclua: (a) a compilação das obras previamente estudadas por cada elemento do grupo, incluindo uma montagem sumárias dos seus desenhos técnicos/fotografias/informações; (b) o Relatório de elaboração da maquete, onde deverão constar as soluções construtivas representadas, descrição/considerações sobre os materiais utilizados na obra e a sua representação na respetiva maquete, bom como os diferentes registos gráficos, nomeadamente do processo de projeto e construção da maquete.

De modo a orientar a abordagem a realizar no trabalho, bem como a possibilitar o interesse e motivação por parte dos grupos, apresentam-se alguns temas para estudo e posterior ligação à obra escolhida.

T01 | Tijolo maciço
T02 | Alvenaria
T03 | Betão
T04 | Madeira
T05 | Zinco
T06 | Cobre
T07 | Alumínio
T08 | Ferro
T09 | Vidro
T10 | Cerâmicos
T11 | Pedra
T12 | Plástico
T13 | Têxtil
T14 | Rebocos e estuques
T15 | Materiais de isolamento
T16 | Mat. de poupança de energia
T17 | Mat. ecológicos e reciclados
T08 | Papel ou Têxtil
T19 | Terra
T20 | Pinturas, vernizes e cores
T21| Estrutura
T22| Revestimentos
T 23| A Construção da Fachada
T 24| Coberturas
T 25| Ventilação e Conforto
T 26| Redes
T 27| Materiais aplicados
T 28| Patologias existentes
T 29| Vãos e Sombreamento
T 30| Inovação e tecnologia
Outros temas / materiais poderão ser propostos pelos grupos para aprovação.


2: Trabalho individual – Experiência Virtual
Após a realização de um trabalho sobre os materiais e processos construtivos tendo como base um estudo de caso num edifício representativo e a sua experimentação real via maquete, propõe-se, com este exercício individual, a experimentação e materialização virtual com vista à compreensão do processo, da tecnologia e dos elementos e materiais de construção virtualmente assistida, através da modelação tridimensional de pormenores construtivos característicos da obra em estudo, de modo a retratar com rigor e fidelidade o seu sistema construtivo.

O trabalho proposto deverá apresentar o estudo realizado sobre a obra escolhida através da produção de dois painéis de apresentação com os elementos gráficos da obra estudada (plantas, cortes e alçados fornecidos pelo arquiteto ou ARPA) e a realização de até oito pormenores construtivos em 3D. Os painéis deverão conter os seguintes elementos: (a) apresentação da obra: plantas, cortes, alçados, fotografias, esquissos, memória descritiva, entre outras peças escritas ou desenhadas que se revelem essenciais à compreensão da obra em estudo. Deverão ser usadas escalas adequadas para a correta compreensão do projeto, dos processos e dos elementos construtivos que o aluno deverá abordar; (b) apresentação de um corte pela fachada 2D (mínimo). As escalas a utilizar deverão ser escolhidas de acordo com a dimensão da obra em estudo aconselhando-se a escala 1/50, 1/20 ou 1/10; (c) realização de até oito pormenores de pontos singulares do edifício em 3D.


3: Trabalho individual (final) - Projeto
Realização do projeto proposto na disciplina de Projeto III (podendo ser realizado tendo por base outra disciplina de projeto que o aluno esteja a frequentar). Com a realização deste exercício pretende-se que o aluno desenvolva o(s) sistema(s) construtivo(s) que suporte(m) e permita(m) a materialização do edifício em desenvolvimento, em coerência com a linguagem arquitetónica e sua conceção espacial. Pretende-se aproximar o ato de projetar à concretização do projeto através da definição dos sistemas construtivos e da sua pormenorização em diferentes escalas. O trabalho proposto pretende levar o aluno a estudar, refletir e decidir sobre o sistema construtivo a utilizar na realização do exercício prático de Projeto, numa aproximação clara com o exercício da arquitetura na vertente construtiva, evidenciando os temas abordados ao longo do ano nas aulas teóricas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Observações

Actividades paralelas:
C2Lab - Procurar-se-á criar ao longo do ano um laboratório de construção que incite e apoie o aluno a desenvolver trabalhos de investigação / inovação sobre os sistemas e materiais de construção. O C2Lab pretende criar uma biblioteca de construção, com um espaço para catálogos e materiais de construção, sendo um espaço de apoio ao projeto com ligação direta com o desenvolvimento do projeto III. Pretende-se que este laboratório crie relações externas com diferentes entidades no universo da construção e do desenvolvimento deste sector (empresas de construção e materiais de construção), podendo visitar, convidar, organizar eventos e/ou apresentar-se em feiras nacionais e internacionais, fomentando elos entre os diferentes profissionais da Arquitetura, Engenharia e Construção, bem como com entidades internacionais de ensino e investigação tais como MIT, Cambridge, USGBC, BRE.

No sentido de fomentar o interesse e a prática de investigação nesta área de conhecimento, os alunos são convidados a visitar, aprofundar e a publicar trabalhos e estudos realizados na plataforma dedicada às tecnologias da Construção e Arquitetura - C2lab do CIAMH | Centro de Inovação em Arquitectura e Modos de Habitar – uma linha de investigação do CEAU- Centro de Estudos Arquitectura e Urbanismo da FAUP.

TECA – Tecnologias de Construção e Arquitetura

http://ciamh.up.pt/teca/

ARPA – Arquivo de Projetos de Arquitetura

http://ciamh.up.pt/arpa/

ARMA– Arquivo de Materiais de Arquitetura

http://ciamh.up.pt/arma/

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-02-26 às 20:55:10 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais