Desenho como método e instrumento de investigação em Arquitetura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arquitetura |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
32 |
MIARQ |
4 |
- |
3 |
- |
81 |
5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular tem por objectivo criar momentos de estudo propiciadores do desenvolvimento de uma prática de investigação e de pensamento crítico, por parte do estudante, em torno de projetos de edifícios de particular complexidade – equipamentos – designadamente ao nível do seu programa e, consequentemente, das soluções arquitectónicas, estruturais e construtivas que o determinam.
A unidade curricular alicerça-se na centralidade do Desenho enquanto ‘instrumento de pensamento’ e de construção de uma ‘memória inteligente’, que se consideram essenciais para o desenvolvimento e enriquecimento de uma ‘intuição inteligente e instintiva’ essencial ao exercício de projeto.
Sobre o exposto, convoca-se Alexandre Alves Costa, na medida em que a propósito da pedagogia na
Escola do Porto, afirma que “ o desenho manifestou muito rapidamente a sua utilidade em vários campos da aprendizagem da arquitetura, antes de mais na pesquisa da sua essência, a da natureza do espaço, através de um processo analítico de observação de casos, visando a composição, a proporção, a escala, a volumetria, a estrutura, os valores texturais, as relações com o contexto e mesmo alguns factores imateriais, como a luz ou a cor.”
Resultados de aprendizagem e competências
A exploração de um cruzamento entre um método de ensino expositivo com o desenvolvimento de uma prática de investigação, que parte do desenho enquanto instrumento privilegiado de pensamento, no específico campo disciplinar da arquitetura, visa diferentes categorias de objectivos e resultados.
Assim, ao nível do ensino e da aprendizagem pretende-se:
i. disponibilizar informação sobre um conjunto significativo de obras de arquitetura, criando um espaço de transmissão, aquisição e ampliação do conhecimento, em torno da produção arquitectónica de equipamentos públicos, que se revela particularmente pertinente e útil no contexto do trabalho desenvolvido pelos estudantes nas unidades curriculares Projeto 4|Construção 3|Estruturas, do 4.º ano do MIArq, na medida em que se considera que a unidade curricular, direta e indiretamente, contribui para o enriquecimento do processo criativo e de concepção;
ii. fomentar uma prática e cultura de estudo, investigação e reflexão crítica nos estudantes;
iii. promover momentos de aproximação, contacto e compreensão global - entre forma, estrutura e construção - de cada uma das obras apresentadas em cada aula, criando oportunidade para uma maior consciencialização, por parte dos estudantes, dos níveis de complexidade presentes nos processos de concepção e construção de equipamentos públicos, designadamente ao nível das questões programáticas e das exigências técnicas – estruturais e construtivas - e regulamentares, que implicam necessariamente a integração e coordenação de diversos saberes disciplinares.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
De acordo com o calendário escolar, prevê-se um total de 13 aulas. Após uma primeira aula de apresentação da unidade curricular – programa, modo de funcionamento e método de avaliação – e de aprofundamento do Desenho enquanto instrumento de pensamento e de construção de uma memória inteligente, seguem-se 12 aulas de apresentação de um programa, autor e obra, considerados exemplares, cada uma com a duração de 1h30 teórico-prática. Oportunamente, serão convidados docentes e autores de obras - equipamentos - consideradas exemplares e particularmente relevantes no âmbito dos conteúdos programáticos da unidade curricular, que partilharão o tempo letivo apresentando uns a sua visão sobre uma determinada obra proposta e outros o projeto que realizaram.
Bibliografia Obrigatória
COSTA, Alexandre Alves; Viagem. ISBN: 1647-2548
COSTA, Alexandre Alves; O Ensino do Projecto na FAUP.. ISBN: ISBN 972-8897-07-3
MONEO, Rafael; Inquietud teórica y estrategia proyectual. ISBN: 84-95951-68-1
PAULY, Danièle; Le Corbusier: le dessin comme outil. ISBN: 2-84975-082-4
SIZA, Álvaro; Imaginar a Evidência. ISBN: 978-972-44-1390-7
Bibliografia Complementar
.; 2G Revista Internacional de Arquitectura. ISBN: 1136-9647
.; a.mag international architecture technical magazine. ISBN: 2182-472X
.; CROQUIS. ISBN: 0212-5633
.; TC Cuadernos. ISBN: 1136-906X
.; darco magazine. ISBN: 1646-950X
Observações Bibliográficas
Em cada aula será fornecida bibliografia específica de suporte ao programa, autor e obra abordados.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular decorre em modo presencial, durante o 1.º semestre do ano letivo, conjugando estudantes do 4.º e 5.º anos do MIArq.
A partir de uma matriz de aulas teórico-práticas pretende-se proporcionar um método de ensino e desenvolver um conjunto de atividades de aprendizagem que cruzam um ensino expositivo com a exploração de uma prática de investigação a partir do desenho e em torno de casos de estudo considerados exemplares.
Ao longo de cada uma das 12 aulas os estudantes elaboram uma síntese, escrita e desenhada, dos conteúdos apresentados, obrigatoriamente em papel e formato A4, que expressa o seu processo individual de análise e investigação e a interpretação e reflexão critica que produz em torno de cada programa, autor e obra abordados.
No contexto dos conteúdos programáticos da unidade curricular, no final da 7.ª aula, os alunos são convidados a definir o programa, autor e obra que optam por selecionar para a realização do Trabalho Prático, o qual deverá ser entregue até à última aula da unidade curricular.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com a legislação em vigor aplicável, para a obtenção de frequência é considerada como pré-requisito a assiduidade a pelo menos 75% dos tempos lectivos com contacto. A obtenção de frequência requer ainda a entrega dos trabalhos práticos realizados em cada aula e do trabalho prático realizado sobre um equipamento selecionado pelo estudante.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação
A avaliação dos conhecimentos é distribuída no semestre e, assente num modo presencial, decorre da apreciação qualitativa dos trabalhos realizados e entregues pelo estudante em cada aula e do trabalho prático realizado sobre um equipamento selecionado pelo estudante.
Classificação
A classificação resulta da ponderação da participação, do conjunto dos trabalhos realizados e entregues em cada aula e do trabalho prático realizado sobre um equipamento selecionado pelo estudante e traduz-se quantitativamente numa escala de 0 a 20 valores, em conformidade com os regulamentos aplicáveis à UP e à FAUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é calculada através da soma dos parciais obtidos pela aplicação dos factores de ponderação a cada uma das componentes de avaliação: participação presencial (30%); média dos trabalhos práticos realizados em aula (50%); e trabalho prático sobre equipamento selecionado pelo estudante (20%).
CF = ( 30% x PP ) + ( 50% x TPA ) + ( 20% x TPE )
CF – Classificação Final
PP – Participação Presencial
TPA – Trabalhos Práticos realizados em Aula
TPE – Trabalho Prático sobre Equipamento selecionado pelo estudante
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com a legislação aplicável em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com a legislação aplicável em vigor.
Observações
Numerus clausus
Unidade curricular com funcionamento condicionado a um número máximo de 50 alunos. Os estudantes serão selecionados através da classificação obtida pela média das notas nas unidades curriculares de Projeto que o estudante tenha obtido aprovação até à data de candidatura à unidade curricular, designadamente Projeto 1, 2, 3, 4 e 5.