Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 50139C5

Arquitetura, Energia e Clima. Fundamentos para o desenho da Casa Bem-temperada

Código: 50139C5     Sigla: AC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia da Construção

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 31 MIARQ 4 - 3 - 81
5
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-07-03.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Bibliografia Complementar, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objectivo geral desta unidade curricular aprofundar o conhecimento em Arquitectura na sua dimensão técnica e formal diretamente relacionada com as condições climatéricas  e a proteção do espaço habitável no âmbito do desenvolvimento sustentável. A partir de princípios teóricos elementares sobre clima, energia e conforto térmico – colocados em perspetiva histórica e contemporânea - procura-se a compreensão de soluções construtivas integradas e exemplares, dando abertura a uma reflexão crítica sobre a prática projetual na sua firme e profunda relação com o lugar.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Adquirir consciência científica dos principais fenómenos físicos e compreender os enunciados teóricos básicos associados, particularmente, às permutas e conservação da energia, à ventilação e à higrotermia;

2. Compreender o condicionamento dos diversos elementos climáticos nas suas circunstâncias geográficas, aplicado aos padrões do conforto interior e às formas arquitetónicas;

3. Compreender estratégias de desenho e técnicas passivas de controle ambiental, e saber adequar o seu conhecimento para o bom desempenho energético dos edifícios, no interior da racionalidade do processo projetual em Arquitetura.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Nas aulas são cruzados os seguintes grupos temáticos:


1. Introdução

1.1. Premissa: a Directiva 2010/31/UE e a urgência no bom desempenho energético dos edifícios no quadro do desenvolvimento sustentável;

1.2. High-tech ou Low-tech? Problemas contemporâneos no desenho da "casa bem-temperada".

2. Da energia em Arquitetura

2.1. A parábola termodinâmica oitocentista: de Orson Fowler aos irmãos Keck;
2.2. A procura dos 180C e a inadequação térmica da machine à habiter moderna;
2.3. A casa solar, a arquitectura Well-Tempered de Reyner Banham e os Team XX;
2.4. Energia e os príncipios de desenho de baixo carbono. ZEB: Edifícios de energia zero.


3. Dos fenómenos físicos associados ao clima e ao conforto

3.1. Fisiologia, ambiente e conforto;
3.2. Interpretação bioclimática das condições atmosféricas;
3.3. Mecanismos de troca e retenção energética;
3.4. Conforto higrotérmico e padrões de conforto;
3.5. Movimento do ar e regimes de ventilação.

4. Das estratégias de desenho e das soluções passivas de controle ambiental

4.1. Entre a terra e o céu. A arquitetura vernacular enquanto aparato bioclimático;
4.2. Soluções de energia solar passiva;
4.3. Transparente ou opaco; leve ou denso; estreito ou espesso; liso ou rugoso; claro ou escuro; luz ou sombra; norte ou sul;
4.4. Mecanismos de sombreamento e armazenamento térmico;
4.5. Tamponamento e zonamento espacial;
4.6. Ventilação, cavidades e janelas.


 

Bibliografia Obrigatória

Banham Reyner; The architecture of the well-tempered enviroment
Abalos, Iñaki ; Ensayos sobre termodinâmica, arquitectura y belleza, Actar, 2015
Rudofsky Bernard; Architecture without architects. ISBN: 0-8263-1004-4
Ribeiro Orlando; Geografia de Portugal. ISBN: 972-9230-25-0
Soromenho-Marques Viriato; Metamorfoses. ISBN: 972-1-05545-X
Associação dos Arquitectos Portugueses; Arquitectura Popular em Portugal
Olgyay Victor; Arquitectura y clima. ISBN: 84-252-1488-2
Allen Edward; How buildings work. ISBN: 0-19-509100-0
Daniels, Kraus ; Low Tech, Light Tech, High Tech. Building in the Information Age, Birkhauser, 1998
Brown, G. Z, Dekay, Mark; Sun, wind and light. Architectural design strategies, John Wiley & Sons, 2001
Smithson Peter ; Fundamentals of the Physical Environment, Routledge, 2008. ISBN: 978-0415395168
Neila González F. Javier; Técnicas arquitectónicas y constructivas de acondicionamento ambiental. ISBN: 84-89150-20-6
Schittich Christian 340; Solar architecture. ISBN: 3-7643-0747-1

Bibliografia Complementar

Daveau Suzanne 1925-; O ambiente geográfico-natural
Energy Research Group; A^green Vitruvius. ISBN: 972-97668-2-7
Neila González F. Javier; Arquitectura Bioclimática, Editorial Munilla-Lería, 2004. ISBN: 84-89150-64-8
Gonzalo, Roberto (ed); Passive house design. Planning and design of energy-efficient buildings, Detail/Birkhauser, 2014
Crowe Norman; Nature and the idea of a man-made world. ISBN: 0-262-03222-8
Aranovitch E. 340; Workshop on passive cooling. ISBN: 92-826-1690-8
Fernandes Eduardo Guimarães de Oliveira 1943- 340; Energy and Buildings for temperate climates
Moita Francisco; Energia solar passiva
Yeang Ken; proyectar con la naturaleza. ISBN: 84-252-1763-6
Edwards Brian; Sustainable architecture. ISBN: 0-7506-4134-7
Fernández-Galiano Luis; Fire and memory. ISBN: 0-262-56133-6
Papanek Victor; The green imperative. ISBN: 0-500-27846-6
Paricio Ignacio; La protección solar. ISBN: 84-923125-3-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos programáticos são desenvolvidos em aulas teóricas de carácter magistral. Através de estudos de caso, a exposição procurará sistematizar e colocar em relação os dados técnico-científicos, as soluções construtivas e as formas arquitetónicas. Neste tempo teórico, circunstancialmente e para monitorização do trabalho individual, os alunos serão convidados a debater algumas das matérias expostas e a refletir sobre problemas levantados, confrontando-os com o edifício escolhido para ser o objeto de estudo do trabalho a desenvolver. No início do semestre os alunos são convidados a escolher uma obra para construírem sobre ela uma leitura crítica e analítica no quadro dos assuntos abordados, traduzida em texto, desenhos e imagens, apresentada sob a forma de um poster.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho de investigação 50,00
Trabalho escrito 25,00
Total: 75,00

Obtenção de frequência

Registo mínimo de frequências conforme regulamento do MIARQ, participação nas aulas e classificação positiva no trabalho realizado.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será contínua tendo como fatores de ponderação para atribuição da classificação a presença, a participação nas aulas e a qualidade do trabalho individual face aos problemas e desafios lançados.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação aplicável em vigor.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-17 às 03:19:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias