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Comunicação, Fotografia e Multimédia

Código: 50118C5     Sigla: 50118C5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://scopionetwork.com
Unidade Responsável: Desenho (D)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 39 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objectivos gerais da disciplina são os de (1) desenvolver bases teóricas e práticas sobre a aplicação da fotografia como instrumento e suporte para a comunicação e representação da Arquitectura, Cidade e Território e (2) despertar a consciência dos alunos para o estudo e a aplicação de métodos de investigação qualitativos e quantitativos sobre o espaço público e sua representação e comunicação.
Num primeiro tempo os alunos são levados a analisar, questionar e problematizar o espaço público e a sua arquitectura, explorando o potencial da fotografia e da acessibilidade e interactividade na Internet para a comunicação e percepção desse espaço e das suas vivências. No fim do semestre, os alunos tomam conhecimento da existência de diversos métodos de investigação quantitativos e qualitativos que podem ser utilizados para aprofundar, mais tarde, o estudo realizado nesta disciplina.
O intuito é o de criar um portfolio na Web, constituído por imagens e texto,
que dê suporte a um conjunto de ideias capazes de formular uma posição, argumento ou história sobre uma determinada problemática do espaço que está a ser estudado.
Este portfolio pode ser utilizado, posteriormente, como base para um trabalho de conclusão do segundo ciclo do curso cujo tema deverá ser relacionado com Fotografia e Media digitais aplicados à investigação do espaço público. O trabalho de investigação individual do aluno terá, preferencialmente e sem prejuízo de outras orientações, o acompanhamento dos docentes responsáveis da disciplina de CFM.

Resultados de aprendizagem e competências

Adquirir os conhecimentos e competências necessários para aplicação da fotografia como instrumento de investigação e suporte para a comunicação e representação da Arquitectura, Cidade e Território

Adquirir os conhecimentos e competências necessários para explorar o potencial da fotografia e da acessibilidade e interactividade na Internet para a comunicação e percepção dos espaços de cidade e suas vivencias.

Adquirir os conhecimentos e competências necessários para  criar um portfolio na Web, constituído por imagens e texto, que dê suporte a um conjunto de ideias capazes de formular uma posição, argumento ou história sobre uma determinada problemática do espaço de cidade.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O intuito da disciplina é o de levar os alunos, numa primeira fase, a explorar, questionar e problematizar o potencial da fotografia e da interactividade na Internet como forma de representar e questionar a realidade urbana. Do trabalho
proposto na disciplina devem resultar diversas narrativas visuais – portfolios digitais. Estes portfolios digitais descrevem simultaneamente (i) determinadas problemáticas e características dos espaços e (ii) dão a conhecer novasperspectivas sobre o espaço público e a forma como as pessoas o percepcionam e vivem nele.

Bibliografia Obrigatória

Adams Ansel; Examples. ISBN: 0-821-21750-X
Adams, A. and J. P. Schaefer; The Ansel Adams Guide: Basic Techniques of Photography 
- Book 1, London, Little, Brown and Company, 1999
Adams, A. and J. Szarkowski; Ansel Adams at 100, 2007
Alvao, D. ; A cidade do Porto na obra do fotografo Alvão: 1872-1946, 1984
Antunes J. P. 730; Bauhausfotografie
Armstrong Carol; Scenes in a library. ISBN: 0-262-01169-7
Barthes Roland; A câmara clara. ISBN: 972-44-0076-X
Basilico Gabriele; Arquitectura em Portugal. ISBN: 989-95159-1-4
Beleza, F. and M. Claudio; Porto: margens do tempo, 1994
Belting Hans; Thomas Struth. ISBN: 3-88814-496-5
Durant Mark Alice; McDermortt & McGough. ISBN: 0-9657280-2-1
Elwall Robert; Building with light. ISBN: 1-85894-215-2
Evening Martin; Adobe photoshop cs3 for photographers. ISBN: 978-0-240-52028-5
Fieldman, E. B.; Varieties of visula experience., New York, Harry N. Abrams, Inc. , 1992
Gilbert, N., Ed.; Researching social life, London, Sage, 1993
GRUPO IF; Drummond, A., Ed.; Porto Esquinas do Tempo, MEMENTO. Porto. , 1981
Habermas, J; Historia y crítica de la opinión pública. La transformación estructural de la 
vida pública, Barcelona, G. Gili, 2002
Hirsch, R. ; Seizing the light: a history of photography, New York, Mc Graw Hill Higher 
Education. 
, 2000
Innerarity, D.; La sociedade invisible., Madrid, Espasa, 2004
Innerarity, D.; El Nuevo Espacio Público., Madrid, Espasa, 2006
Jorge, F., Ed.; 5 arquitectos fotógrafos. , 1994
Langa, E. A; Los blogs: perspectivas individuales en el espacio público, Global Media 
Journal Volume, 1-13 DOI, 2006
Laurel, B., Ed.; Design Research: methods and perspectives, London, The MIT Press , 2003
Maas, Winy; Five Minutes City: Architecture and [im]mobility, Episode publishers, 
Rotterdam, 2003
Moure Gloria 340; La arquitectura sin sombra. ISBN: 84 343 0910-6
Neto Pedro Leão 340; Scopio. ISBN: 1647-8266
Rodrigues, C.; Blogs e a fragmentação do espaço público, rom 
http://www.labcom.ubi.pt/livroslabcom/pdfs/rodrigues-catarina-blogs-fragmentacao-espacopublico.pdf, 2006
Schattner Karljosef; Architektur. ISBN: 3-7643-6934-5
Siza M. Teresa 340; Porto. ISBN: 972-8451-06-7
Sontag, Susan; On Photography, 1977

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os princípios metodológicos que orientam esta disciplina têm como pilares
fundamentais: fomentar e facilitar a comunicação e intercâmbio de ideias entre
discentes e docentes e tornar possível aos discentes ter um papel activo no próprio
processo pedagógico de forma a despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos
programáticos, incentivar a cooperação e o trabalho em grupo e promover uma maior
auto-responsabilização dos alunos relativamente ao desenvolvimento e consecução
dos trabalhos a realizar. Pretende-se, assim, adoptar uma estratégia de trabalho que
leve os alunos a desenvolver simultaneamente projectos de autoria colectiva e
individual e, sem prejuízo dos métodos de avaliação tradicionais, adoptar um processo
de debate de ideias e auto-avaliação dos trabalhos realizados ao longo do semestre.
A disciplina desenvolve-se em dois vectores paralelos, um teórico e outro teóricoprático.
As aulas teórico-práticas desdobram-se em dois blocos temáticos.
Um dos blocos consiste no estudo das funcionalidades e opções de interacção de
máquinas de fotografia digital e do programa Photoshop, com particular incidência na
compreensão da estrutura e sintaxe de comandos. Este bloco é mais curto e possui
uma forte componente de ensino interactivo em suporte digital, possuindo mais
expressão no início do semestre. Serão explicadas as operacionalidades básicas e
fornecido material didático interactivo sobre o programa Photoshop, exigindo-se do
aluno uma maior autonomia de aprendizagem, visto que os objectivos disciplinares
essenciais da disciplina não se reportam ao domínio técnico dos programas
informáticos mas sim ao despertar a consciência dos alunos para o estudo do espaço
público através da fotografia, dando-lhes conhecimento da existência de instrumentos e
métodos de investigação que eles podem utilizar para esse efeito.
Um segundo bloco, que se desenvolve ao longo de todo o semestre, pretende dar as
bases teóricas necessárias para o desenvolvimento dos exercícios de representação e
comunicação propostos. Isto significa dar aos alunos os conhecimentos necessários
para que estes sejam capazes de questionar e problematizar o potencial da fotografia
digital e das potencialidades de acessibilidade e interactividade na Internet para a
comunicação e percepção do espaço público e, em seguida, despertar neles a
consciência de como podem utilizar métodos quantitativos e qualitativos na
investigaçao sobre esses espaços.

Software

InDesign - Adobe
Photoshop - Adobe

Palavras Chave

Humanidades > Artes
Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia
Ciências Tecnológicas > Arquitectura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 50,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas e obter o mínimo de 9,5 valores resultantes da actividade de participação nas aulas e do trabalho individual a realizar.

Fórmula de cálculo da classificação final

MÉTODOS DE CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
Parâmetros e percentagem de avaliação dos exercícios de comunicação:
PA1: – 25%
PA2: – 25%
PA3: – 25%
PA4:– 25%
Cálculo da nota final:
Nota final = [PA1 + PA2 + PA3 + PA4]
A nota final está cotada com o máximo de 20 valores.

(a) PA1: Domínio e exploração das potencialidades técnicas de representação fotográfica e edição dos programas;
(b) PA2: Exploração e coerência dos métodos e narrativas visuais adoptados para analisar e explorar o espaço e comunicar os conteúdos de cada exercício (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço público foram expressas através das narrativas visuais apresentadas);
(c) PA3: Estrutura e desenvolvimento do texto que acompanha o trabalho final;
(d) PA4: Assiduidade e interesse do aluno.

Melhoria de classificação

Refinar o projecto de comunicação (trabalho de narrativa visual crítica teórico-prático) que será novamente avaliado de acordo com os critérios definidos.

Observações

Unidade curricular opcional, sem precedências.

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