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Teoria 3

Código: 400403     Sigla: 400403

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2018/2019 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 226 MIARQ 4 - 6 - 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-09-05.

Campos alterados: Bibliografia Obrigatória, Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1 Desenvolver a autonomia necessária à identificação de campos pessoais de investigação.
2 Informar e desenvolver métodos de análise crítica relativos ao Espaço Público, em busca da sua definição como categoria arquitectónica, isto é, como Forma Espacial regida pelos princípios da implantação, proporção e construção, determinados pelos valores sociais, pelo estado da arte e pela natureza.
3 Promover, especificamente, o conhecimento teórico - crítico favorável à formulação de estratégias de projecto de Espaços Públicos significantes, inclusivos de todas as outras formas edificadas (das Formas dos Equipamentos, às de Residência, de Trabalho ou Lazer) e das Infra-estruturas Urbanas.
4 Promover a investigação experimental e elaboração própria como condições essenciais para formulação de teoria, praticadas com instrumentos e métodos disciplinares (desenho manual e em computador, medida, cálculo, fotografia, tratamento gráfico de imagem e texto), com pesquisa bibliográfica e iconográfica, eventualmente, localização e recolha de informação original (consulta de arquivos, entrevista a arquitetos e urbanistas).
5 Actualizar o conhecimento sobre a organização física do Espaço Público, através de levantamento sistemático de casos reais, nacionais ou estrangeiros como exercício de averiguação metódica de princípios universais da Arquitectura e de razões circunstanciais.
6 Nesta unidade curricular, o uso das novas tecnologias para elaboração, registo, apresentação e arquivo dos resultados, tem em vista desenvolver competências ao nível da actualização instrumental e da comunicação, debate e trabalho colectivo.

Resultados de aprendizagem e competências

1) Elaboração sintética sobre literatura proposta e formulação fundamentada de argumentos próprios.
2) Elaboração própria sobre casos de espaços públicos e equipamentos coletivos reais e visitados com domínio da leitura e interpretação dos instrumentos disciplinares da arquitectura que os documentam (desenhos, projectos e textos)
3) Objectividade e Economia de comunicação de resultados da investigação individual e de grupo sobre casos estudados (Imagem/Texto).

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O PROJETO DOS ESPAÇOS E PÚBLICOS E DOS EQUIPAMENTOS
1. Análise urbana – identificação dos elementos arquitectónicos que intervêm na forma urbana. O edificado e o espaço público. O princípio de continuidade aplicado à arquitectura do Espaço Público. O corpo como primeira proposta instrumental de leitura do Espaço Público
2. Espaço das instituições – identificação dos fenómenos sociais e urbanísticos que determinam as formas de residência, de trabalho e dos equipamentos. Hierarquia das formas arquitectónicas. Existência, valores e espaço. A questão do social em arquitectura.
3. Da história das cidades e do desenho urbano. Regeneração, requalificação e expansão como conceitos técnicos e políticos. Actualização do conceito de paisagem urbana e revisão da teoria e métodos da sua análise.
4. Iniciação aos métodos de investigação sobre um facto urbano ou arquitectónico. Instrumentos práticos e teóricos da crítica de arquitectura. A objectividade crítica em arquitectura. Teoria e estratégia de projecto. Revisão e construção de novos conceitos. Pensamento novo e identidades – o sujeito e o seu caso.
5. Evolução e actualização da noção de “Princípios da Arquitectura”. (C. PERRAULT, J. RUSKN, Le CORBUSIER, ZUMTHOR)
6. A palavra escrita para o desenvolvimento da Arquitectura - Escritos e entrevistas de autores de referência. A escrita do arquitecto - objectividade, simplicidade e economia das palavras.
7. O projecto urbano contemporâneo - paradigmas da transformação do espaço urbano. O Espaço Público como categoria. 
8. Coerência figurativa, construtiva e gestionária dos traçados urbanísticos e sua materialização arquitectónica. Ética. Estética e Técnica. (FONSECA,1996)
9. A forma arquitectónica como signo. Integridade, unicidade e historicidade do facto arquitectónico. Desenvolvimento dos conceitos de proporção e beleza nas práticas e critica de actualidade.
10. Princípio, Regra e Medida, Norma e Forma. Planeamento, programa e projecto dos espaços institucionais.
11. O dono da obra – identificação do interlocutor do arquitecto, seus reflexos no desenvolvimento público da arquitectura.
12. O programa dos equipamentos como argumento evolutivo no projecto, ou seja, como objecto de concepção arquitectónica. A narrativa e a abstração no debate contemporâneo. 
13. Da escala e da implantação – compromissos da obra com o espaço público. A teoria de figura e fundo na análise de formas significantes.
14. Interdependência entre o projecto do equipamento e dos seus espaços exteriores.
15. Coerência formal e economia dos meios de expressão – contribuição dos sistemas de construção para a resistência da obra.
16. Estado da arte sobre "monumento".

Bibliografia Obrigatória

Alberti Leon Battista; On the art of building in ten books
Le Corbusier 1887-1965; Cuando las catedrales eran blancas. ISBN: 84-445-0208-5
Koolhaas Rem 1944-; Delirious New York. ISBN: 88-435-6230-4
Latour Alessandra 560; Louis I. Kahn. ISBN: 0-8478-1331-2
Siza Viera Álvaro; 01 textos. ISBN: 978-972-26-2923-2
Schildt Goran 340; Alvar Aalto in his own words. ISBN: 0-8478-2080-7

Observações Bibliográficas

Sem observações

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino servem a natureza teórico da unidade curricular e a forma de seminário, serve a apresentação matéria, a criação dos métodos de investigação, a coesão do trabalho em equipa, a discussão de resultados provisórios de trabalhos.
Sobre material escrito e gráfico referido à literatura proposta e aos casos de estudo escolhidos pelo estudante será exercitado o vocabulário disciplinar da arquitecura, estruturada e apurada a leitura arquitectónica do espaço público e de formas de equipamentos visitados, com recurso à comunicação por meios multimédia.

Software

Photoshop
Power Point
CAD

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Teste 40,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

O registo de presenças na aula é obrigatório.
A avaliação da disciplina será constituída pelas informações de dois testes correspondentes a cada um dos semestres, o mínimo de um trabalho escrito de revisão de literatura e o estudo de caso. Os trabalhos serão submetidos por e-mail. Os estudos de caso  se forem realizados por Grupo, num único ficheiro, com cada um dos trabalhos individuais e o de conjunto. Se houver submissão diferenciada de resultados por parte dos elementos de um grupo, será liminarmente excluída a ponderação da avaliação correspondente a trabalho de grupo.

A classificação do estudo de caso individual será realizada na escala de 0 a 16 acrescida de 0 a 4 valores quando o trabalho seja realizado em grupo e este produza dados, argumentos ou resultados para além dos que respeitam a cada caso individualmente estudado.

Fórmula de cálculo da classificação final

Frequência  (20%) + (Testes 50%) + (Trabalhos escritos 15%) + (Estudo de caso 15%)
Critérios de avaliação dos conhecimentos:
• Programa: Compreensão do Espaço Público como facto arquitectónico expressivo dos valores colectivos da sociedade.
• Método: Pertinência de escolha e eficácia da delimitação de um caso de estudo, diversidade e rigor da sua documentação e análise, objectividade de interpretação, originalidade dos argumentos críticos, qualidade dos resultados da investigação incluindo a economia de meios da sua comunicação.
• Frequência e participação activa: Presença na aula, apreensão e desenvolvimento dos temas das aulas, prossecução dos exemplos utilizados pelo professor, iniciativa e capacidade de trabalho em grupo.

Provas e trabalhos especiais

O trabalho escrito de revisão de literatura incluirá pelo menos dois dos títulos propostos na bibliografia.

Melhoria de classificação

Têm acesso a recurso e melhoria de nota os alunos com aproveitamento mínimo de 8 valores nos testes, textos e no estudo de caso na pauta de resultados provisórios afixada até 30 de Junho, sendo esse recurso constituído exclusivamente pela entrega do estudo de caso individual, revisto e completado,  com a antecedência mínima de três dias úteis relativamente à data fixada no calendário escolar para publicação das pautas finais.
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