Código: | 30307B3 | Sigla: | 30307B3 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Desenho |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://scopionetwork.com |
Unidade Responsável: | Desenho (D) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 41 | MIARQ | 3 | - | 3 | - | 81 |
O objectivo da unidade curricular de CAAD II no 2º Semestre (1ºCiclo) é o de aprofundar o desenvolvimento de bases teórico-práticas no universo dos programas informáticos de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura (PA), iniciada em CAAD I. É introduzida uma componente de fotografia, articulada com a componente de fotomontagem e concepção produção de um fotolivro.
O intuito é o de transmitir os conhecimentos necessários para que o universo analógico e digital sejam combinados e utilizados como veículos de comunicação de projecto, ambos complementares e capazes de promover a comunicação de ideias e aspectos formais e estruturais do projecto. Pretende-se incentivar e explorar a utilização dos diversos suportes, imagens e instrumentos de representação aquando do processo de análise do território, concepção e representação do exercício de projecto de arquitectura, com especial incidência na fotografia, fotomontagem e concepção, produção de um fotolivro.
A estratégia de trabalho adoptada nas aulas práticas orienta os alunos a desenvolverem, paralelamente, exercícios de comunicação de projecto e de fotografia de arquitectura de autoria individual e colectiva, sendo o objecto de estudo o território/programa da disciplina de Projecto 3.
Desenvolver a experiência relativa ao uso de ferramentas informáticas de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico para a Comunicação e Representação do Projecto de Arquitectura (PA) concepção e representação de projecto.
Explorar e ter consciência de determinadas propriedades e atributos espaciais ligados à forma como os seus projectos podem ser percepcionados.
Produzir imagens de síntese que integram diversos métodos de representação, suportes e media. utilizados durante o processo de concepção. desenvolvimento de projeto.
Desenvolver a capacidade de comunicação de projeto de arquitetura através de linguagem diagramática e explorar e diversos métodos de “infografia” utilizado para comunicar ideias de projeto de arquitetura
Perceber a função e importância do diagrama na comunicação de projeto de arquitetura e procura de uma linguagem identitária para a comunicação do seu projeto.
Desenvolver a capacidade de comunicação e articulação de diferentes tipos de informação
Incorporar a identidade e coerência gráfica, promover a continuidade do discurso gráfico, utilizar favoravelmente elementos gráficos como a tipografia e a cor.
Ter consciência do “texto” imagético e da sua coerência para a comunicação do projeto, articulação diferentes tipos de informação (texto, desenhos, diagramas, imagens 3D, etc.) e elementos gráficos como a tipografia e a cor.
Construir uma narrative visual de comunicação de Projecto de Arquitectura e do território de intervenção através de um fotolivro. Utilização e exploração significativa do universe da fotografia, bem como da técnica de fotomontagem.
A unidade curricular desenvolve-se através de dois vectores paralelos, um prático e outro teórico-prático. As aulas teórico-práticas têm como objectivo dar aos alunos os conhecimentos necessários para que estes sejam capazes de (i) questionar e problematizar o potencial do universo digital, com especial incidência para a utilização da fotografia conjuntamente com outros media, para a representação e comunicação do espaço, (ii) de combinar criativamente os métodos de representação tradicionais com os digitais e (iii) de desenvolver o exercício de comunicação de projecto de arquitectura que lhes é proposto. As aulas teóricas, que se desenvolvem ao longo de todo o semestre, pretendem fornecer bases teóricas necessárias para o desenvolvimento do exercício de comunicação de projecto de arquitectura e análise crítica do território de intervenção.
Ao longo do 2º semestre são convidados docentes de outras instituições de ensino e diversos autores ligados às temáticas da concepção, comunicação, fotografia e representação de arquitectura. Essas sessões serão enquadradas através do Ciclo de Conferencias Debates integrados na Unidade Curricular de CAAD II, com o apoio das Edições scopio.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 25,00 |
Prova oral | 5,00 |
Trabalho de campo | 20,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 7,00 |
Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho de campo | 10,00 |
Trabalho de investigação | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 5,00 |
Total: | 81,00 |
A condições para obtenção de frequência é a assiduidade. Considera-se que um estudante só poderá obter frequência a CAADII quando, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.
PA1: Domínio e exploração das potencialidades técnicas de representação e edição dos programas; PA2: Exploração e coerência dos suportes de representação visual adoptados para analisar, explorar e comunicar o espaço - arquitectura; PA3: Estrutura e desenvolvimento do projecto de comunicação (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço são expressas através das narrativas visuais e painéis de síntese); PA4: Assiduidade e participação do aluno nas aulas práticas e teórico-práticas.
MÉTODO DE CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DE CAAD II
TG = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]
TI = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]
CF = [0,6TG + 0,4TI]
TG = trabalho de grupo (componente de grupo do exercício de CAAD II);
TI = trabalho individual (componente individual do exercício de CAAD II);
CF = classificação final de CAAD II.
A classificação final e as classificações dos trabalhos individual e de grupo estão cotadas com o máximo de 20 valores.
O aluno terá que refinar e melhorar o seu projecto final e voltar a apresentá-lo presencialmente.
Unidade curricular opcional,onde o critério de seriação é a frequência e/ou aprovação a CAAD I (atempadamente comunicada aos Serviços Académicos).