Figura Humana e Representação do Espaço 1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
30 |
MIARQ |
3 |
- |
3 |
- |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que o aluno adquira competências técnicas e expressivas nos domínios do desenho da figura humana e da representação do espaço.
Pretende-se promover percursos de pesquisa pessoais que assegurem a prática do desenho enquanto relação dialógica e estruturante da imaginação e do pensamento.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se o desenvolvimento e a prática do desenho de figura humana na sua relação com o espaço, assim como o aprofundar, através das imagens do desenho, do entendimento das relações existentes entre corpo e espaço.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Temas e matérias de estudo:
A Figura humana. Teorias das proporções do Corpo Humano. Os Cânones. Anatomia, Medida e valor simbólico. Desenhos de cópia. Desenhos de estátua, de estampas e de fotografias. Os modelos clássicos.
Modos de representação e de expressão. A figura e o espaço
Bibliografia Obrigatória
Silva Vítor Manuel Oliveira da;
Ética e política do desenho. ISBN: 972-9483-62-0
Vieira Joaquim Pereira Pinto;
O Desenho e o projecto são o mesmo?. ISBN: 972-9483-13-2
Carneiro Alberto;
Campo sujeito e representação no ensino e na prática de desenho-projecto. ISBN: 972-9483-12-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa será desenvolvido de acordo com o tipo de aula teórico-prática. Sessões teóricas destinam-se a enquadrar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos teóricos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase de trabalho e estudo.
As fichas de trabalho definem o enquadramento teórico e prático de cada fase, bem como o regime dos exercícios e os parâmetros de avaliação e crítica.
Os exercícios constituem o referente didáctico, por excelência, a partir do qual se promove o debate individual e colectivo. Privilegia-se o contacto constante e permanente entre o docente e o aluno, sujeitos implicados na interacção de saberes e de expectativas, de questões e de respostas. Os pontos de situação e as sessões de avaliação constituem momentos fundamentais de todo processo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Para a obtenção da frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas.
O aluno deve obter a classificação mínima de Dez valores na avaliação do trabalho realizado.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação distribuída sem exame final.
O aluno deve obter a classificação mínima de Dez valores na avaliação do trabalho realizado.
Melhoria de classificação
Não está prevista.
A avaliação distribuída sem exame final.