CAAD 1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
42 |
MIARQ |
3 |
- |
3 |
- |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
O objectivo de CAAD I no 1º Semestre (1º Ciclo) é o de desenvolver bases teórico-práticas, no universo das estratégias de comunicação de projecto de arquitectura numa fase inicial do seu desenvolvimento (análise do território de intervenção, comunicação, conceitos, modelos, organogramas, representações esquemáticas, implantação e volumetria), com enfoque nos programas informáticos de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura (PA), com especial incidência para os momentos de síntese e apresentação de com especial incidência para os momentos de síntese e apresentação das fases iniciais do processo de PA.
Resultados de aprendizagem e competências
O intuito é o de transmitir os conhecimentos necessários para que o universo analógico e digital sejam combinados e utilizados como veículos de comunicação de projecto, ambos complementares e capazes de promover a comunicação de ideias e aspectos formais e estruturais do projecto. Pretende-se incentivar e explorar a utilização dos diversos suportes, imagens e instrumentos de representação aquando do processo de análise do território, concepção e representação do exercício de projecto de arquitectura, com especial incidência na fotografia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A estratégia de trabalho adoptada nas aulas práticas orienta os alunos a desenvolverem, paralelamente, exercícios de comunicação de projecto e de fotografia de arquitectura de autoria individual e colectiva, sendo o objecto de estudo o território/programa da disciplina de Projecto 3.
Desenvolver a experiência relativa ao uso de ferramentas informáticas de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico para a Comunicação e Representação do Projecto de Arquitectura (PA) concepção e representação de projecto.
Explorar e ter consciência de determinadas propriedades e atributos espaciais ligados à forma como os seus projectos podem ser percepcionados.
Produzir imagens de síntese que integram diversos métodos de representação, suportes e media. utilizados durante o processo de concepção. desenvolvimento de projeto.
Desenvolver a capacidade de comunicação de projeto de arquitetura através de linguagem diagramática e explorar e diversos métodos de “infografia” utilizado para comunicar ideias de projeto de arquitetura
Perceber a função e importância do diagrama na comunicação de projeto de arquitetura e procura de uma linguagem identitária para a comunicação do seu projeto.
Desenvolver a capacidade de comunicação e articulação de diferentes tipos de informação.
Incorporar a identidade e coerência gráfica, promover a continuidade do discurso gráfico, utilizar favoravelmente elementos gráficos como a tipografia e a cor.
Ter consciência do “texto” imagético e da sua coerência para a comunicação do projeto, articulação diferentes tipos de informação (texto, desenhos, diagramas, imagens 3D, etc.) e elementos gráficos como a tipografia e a cor.
Bibliografia Obrigatória
Adams, Robert et al.; New Topographics
Badger, Gerry et al., Ed. ; Imprint - Visual Narratives In Books And Beyond Art And Theory Publishing, Art and Theory Publishing , 2013
Bosselmann, Peter; Representation of Places: Reality and Realism in City Design
Birkerts Gunnar;
Process and expression in architectural form. ISBN: 0-8061-2645-0
Bobby Peter;
High rise. ISBN: 978-1-872771-97-7
Campany, David; Constructing Worlds: Photography and Architecture in the Modern Age, Prestel, 2014
Elwall Robert;
Building with light. ISBN: 1-85894-215-2
Esther, Leslie (Ed.); On Photography - Walter Benjamin, Reaktion Books , 2015
Garrida, L. et al., Ed.; REALIDAD Y REPRESENTACIÓN: Coleccionar Paisaje Hoy, Fundacion Foto Colectania, 2004
Janser, Daniela; Seelig, Thomas; Stahe, Urs; Concrete: Photography and Architecture, Scheidegger and Spiess, 2013
Kress, Gunther and Leeuwen, Theo van; Reading Images: The Grammar of Visual Design
Lupton. Ellen ; Thinking With Type (2nd ed): A Critical Guide for Designers, Princeton Architectural Press, 2004
Neto, Pedro Leão; Design Communication: Traditional Representation Methods and Computer Visualization, in Visual Resources Vol. 19, Routledge, 2003
Neto Pedro Leão 340;
Scopio. ISBN: 1647-8266
Neto Pedro Leão;
Urban design representation an comunication
Piotrowski, Andrzej; “Le Corbusier and the Representational Function of Photography,” in Camera Constructs: Photography, Architecture and the Modern City, Ashgate, 2012
Pyo, Miyoung and Seonwook, Kim; Architectural and Program Diagrams
Rose, Gillian; Visual Methodologies: An introduction to the interpretation of Visual Materials, Sage Publications, 2007
Ruder, Emil; Typography: A manual of Design: A Textbook of Design, Verlag Niggli AG, 7th edition , 2001
Salonen, Emmi; Common Interest: Documents, Design and format solutions for the art, culture, academia and charities
Samain Etienne 340;
O fotográfico. ISBN: 85-7359-411-x
Swagerman, A; Viewbook PhotoStory 2010 yearbook, Viewbook Blurb, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular desenvolve-se através de dois vectores paralelos, um prático e outro teórico-prático. As aulas teórico-práticas têm como objectivo dar aos alunos os conhecimentos necessários para que estes sejam capazes de (i) questionar e problematizar o potencial do universo digital, com especial incidência para a utilização da fotografia conjuntamente com outros media, para a representação e comunicação do espaço, (ii) de combinar criativamente os métodos de representação tradicionais e analíticos com os digitais e (iii) de desenvolver o exercício de comunicação de projecto de arquitectura que lhes é proposto. As aulas teóricas, que se desenvolvem ao longo de todo o semestre, pretendem fornecer bases teóricas necessárias para o desenvolvimento do exercício de comunicação de projecto de arquitectura e análise crítica do território de intervenção.
Ao longo do 1º semestre são convidados docentes de outras instituições de ensino e diversos autores ligados às temáticas da concepção, comunicação, fotografia e representação de arquitectura. Essas sessões serão enquadradas através do Ciclo de Conferencias Debates integrados na Unidade Curricular de CAAD I, com o apoio das Edições scopio.
Software
Photoshop - Adobe
InDesign - Adobe
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia
Humanidades > Artes > Artes visuais > Artes gráficas
Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Prova oral |
5,00 |
Trabalho de campo |
20,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
7,00 |
Frequência das aulas |
49,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho de investigação |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
5,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Considera-se que um estudante obtém frequência a uma uc quando, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
PA1: Domínio e exploração das potencialidades técnicas de representação e edição dos programas;
PA2: Exploração e coerência dos suportes de representação visual adoptados para analisar, explorar e comunicar o espaço - arquitectura;
PA3: Estrutura e desenvolvimento do projecto de comunicação (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço são expressas através das narrativas visuais e painéis de síntese);
PA4: Assiduidade e participação do aluno nas aulas práticas e teórico-práticas.
MÉTODO DE CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DE CAAD I
TG = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]
TI = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]
CF = [0,6TG + 0,4TI]
TG = trabalho de grupo (componente de grupo do exercício de CAAD I);
TI = trabalho individual (componente individual do exercício de CAAD I);
CF = classificação final de CAAD I.
A classificação final e as classificações dos trabalhos individual e de grupo estão cotadas com o máximo de 20 valores.
Melhoria de classificação
O aluno terá que refinar e melhorar o seu projecto final e voltar a apresentá-lo presencialmente.
Observações
Unidade curricular opcional onde o critério de seriação é a vontade dos alunos de frquentarem CAADII (atempadamente comunicada aos Serviços Académicos).