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Seminário de projeto de tese B1

Código: 3B01     Sigla: SPTB1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Programa de Doutoramento em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDA 4 Plano Oficial do Programa de Doutoramento 2012 1 - 10 60 270
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-04-03.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O Seminário de Projeto Tese B1 tem como objetivo a primeira formulação, por parte do estudante, de um Projeto de Tese, do âmbito de uma investigação de doutoramento em Arquitectura, que será prosseguido e consolidado no 2.º semestre, no Seminário de Projeto de Tese B2.

No 1.º semestre, pretende-se que o estudante formule uma hipótese de tema de investigação original, cuja pertinência procurará clarificar em termos de objetivos e contributos esperados. O estudante será orientado no sentido de consolidar a sua hipótese de tese, com a circunscrição adequada da temática de investigação, e dar início à preparação do estado da arte. Deverá ser ponderada a sua competência e domínio da matéria, no campo em que pretende desenvolver a tese, e opções de estudo suplementar a considerar individualmente e no âmbito da oferta de formação do PDA.   

No final do 1º Semestre, deverá ser apresentado um documento, com a síntese disciplinada do trabalho produzido e a exposição do programa de trabalhos da tese.

Resultados de aprendizagem e competências

Em resultado da aprendizagem e competências desenvolvidas no âmbito do Seminário de Projeto de Tese B1, o estudante deverá alcançar uma visão mais esclarecida sobre o problema de construção de um projeto de tese de doutoramento. O documento preliminar de Projeto de Tese a apresentar no final do 1.º semestre deverá conter a perspetiva dos trabalhos de investigação requeridos para a sua prossecução.

O estudante demonstrará a sua competência mediante a definição de um tema de investigação original e pertinente, com objetivos e contributos relevantes.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

O programa do Seminário de Projeto de Tese B1 contempla uma aproximação ordenada e progressiva a um conjunto de matérias.

TEMA E OBJECTO – Eleição de um tema considerando a sua relevância, pertinência, viabilidade e contributo disciplinar.

TÍTULO – Atribuição de um título provisório ao Projeto de Tese.

SUMÁRIO – Construção de um elenco provisório dos conteúdos do Projeto de Tese.

ESTADO DA ARTE – Desenvolvimento e interpretação crítica do Estado da Arte, como ponto fundamental para validação de uma proposta de tese.

OBJECTIVOS E CONTRIBUTOS – Consolidação progressiva dos objetivos e contributos esperados da tese.

PROGRAMA DE TRABALHOS – Construção do texto argumentativo do documento preliminar de Projeto de Tese.

BIBLIOGRAFIA – Construção de uma bibliografia referenciada ao tema e objeto de estudo.

A estrutura preliminar do Projeto de Tese, a apresentar no final do 1.º semestre, é dada desde a primeira sessão do Seminário. O documento PT vai sendo progressivamente desenvolvido, revisto e consolidado, desde a síntese da ideia de tese, expressa na formulação clara de um título e subtítulo, ao trabalho sobre o estado da arte, à circunscrição do âmbito temático e a primeira formulação coerente de um programa de trabalhos.

As sucessivas aproximações ao PT são discutidas nas sessões do Seminário. Pela própria natureza da unidade curricular, haverá igualmente momentos de retorno a questões já tratadas, para reavaliação e revisão, determinados em função do processo individual de consolidação da proposta de Projeto de Tese e dos seus sucessivos estádios de desenvolvimento.

Bibliografia Obrigatória

.; .

Observações Bibliográficas

A unidade curricular de Projecto de Tese B1 não considera a indicação de bibliografia obrigatória; antes procura encontrar, na amplitude de referências possíveis, o sentido de uma circunscrição pertinente para a construção dos projectos de tese e atenta às perspectivas abertas pelas discussões e dinâmicas de trabalho das sessões de Seminário.  

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O Seminário de Projeto de Tese B1 não constitui uma unidade curricular orientada especificamente para o ensino e transmissão de conteúdos e informação. A metodologia de ensino é definida em função do objetivo de orientar o estudante tendo em vista a elaboração de um tema de investigação e a preparação do documento Projeto de Tese. Considerando a definição abrangente do campo de investigação do Perfil B, que acolhe, na formulação ‘Arquitectura: Teoria Projeto História’, os termos em que é definida a área científica de Arquitectura, na FAUP, os temas de investigação são diversificados e essa diversidade é desejada por favorecer transferências de sentido inovador, cruzamentos inesperados e perspetivas originais.

A orientação do Seminário tem como ponto de partida ideias, interesses e perspetivas de investigação propostos pelos estudantes, ponderando a sua preparação, a nível de formação e domínio da área de estudo em que pretendem desenvolver investigação, e indicando referências para a prossecução e aprofundamento da investigação, que poderá tomar inclusive um significativo novo rumo. Trata-se de um processo de acompanhamento do estudante, ativamente antecipando e propondo caminhos possíveis; e um processo de orientação, através de uma interpelação atenta e crítica, na medida do trabalho desenvolvido e apresentado sucessivamente nas sessões do Seminário. 

Haverá tempos de exposição, com a indicação de referências para o aprofundamento do estudo sobre certos aspetos e problemas de construção de um projeto de tese, em cada um dos campos, em particular.

Poderá haver a participação de docentes externos e especialistas convidados, de mérito reconhecido em temas visados na discussão particular de temas de investigação delineados pelos estudantes.

A orientação dos projetos de tese ocorre num plano colaborativo de discussão partilhada em grupo, nas sessões de Seminário, que estimula uma contínua aprendizagem no confronto com as diferentes propostas e assegura respostas diversificadas aos problemas colocados.

O Projeto de Tese vai sendo aferido de modo contínuo, testando a clareza da sua identificação e comunicação sintética, seguidas de debate e crítica dirigida e comparada, e vai sendo progressivamente enriquecido com a fundamentação aduzida, alicerçando a capacidade crítica e criativa de construção do problema de tese.

É desejável que a ideia de tese possa constituir-se como foco, criando a oportunidade para uma coordenação de estudos e exigência de entrega de trabalhos, em outras unidades curriculares, viabilizando um processo de ensino / aprendizagem de contribuições convergente com aspetos da investigação desenvolvida individualmente por cada aluno.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 234,00
Frequência das aulas 36,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

Mínimo de atendimento de 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final do 1º Semestre será atribuída em função da participação nas sessões de Seminário, do documento de Projecto de Tese elaborado e da sua apresentação e debate finais.

Provas e trabalhos especiais

N.a.

Trabalho de estágio/projeto

N.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A Avaliação Especial é realizada nos termos da legislação aplicável.

Melhoria de classificação

N.a.

Observações

N.a.
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