Código: | 3B01 | Sigla: | SPTB1 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Arquitetura |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Programa de Doutoramento em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PDA | 4 | Plano Oficial do Programa de Doutoramento 2012 | 1 | - | 10 | 60 | 270 |
O Seminário de Projeto Tese B1 tem como objetivo a primeira formulação, por parte do estudante, de um Projeto de Tese, do âmbito de uma investigação de doutoramento em Arquitectura, que será prosseguido e consolidado no 2.º semestre, no Seminário de Projeto de Tese B2.
No 1.º semestre, pretende-se que o estudante formule uma hipótese de tema de investigação original, cuja pertinência procurará clarificar em termos de objetivos e contributos esperados. O estudante será orientado no sentido de consolidar a sua hipótese de tese, com a circunscrição adequada da temática de investigação, e dar início à preparação do estado da arte. Deverá ser ponderada a sua competência e domínio da matéria, no campo em que pretende desenvolver a tese, e opções de estudo suplementar a considerar individualmente e no âmbito da oferta de formação do PDA.
No final do 1º Semestre, deverá ser apresentado um documento, com a síntese disciplinada do trabalho produzido e a exposição do programa de trabalhos da tese.
Em resultado da aprendizagem e competências desenvolvidas no âmbito do Seminário de Projeto de Tese B1, o estudante deverá alcançar uma visão mais esclarecida sobre o problema de construção de um projeto de tese de doutoramento. O documento preliminar de Projeto de Tese a apresentar no final do 1.º semestre deverá conter a perspetiva dos trabalhos de investigação requeridos para a sua prossecução.
O estudante demonstrará a sua competência mediante a definição de um tema de investigação original e pertinente, com objetivos e contributos relevantes.
O programa do Seminário de Projeto de Tese B1 contempla uma aproximação ordenada e progressiva a um conjunto de matérias.
TEMA E OBJECTO – Eleição de um tema considerando a sua relevância, pertinência, viabilidade e contributo disciplinar.
TÍTULO – Atribuição de um título provisório ao Projeto de Tese.
SUMÁRIO – Construção de um elenco provisório dos conteúdos do Projeto de Tese.
ESTADO DA ARTE – Desenvolvimento e interpretação crítica do Estado da Arte, como ponto fundamental para validação de uma proposta de tese.
OBJECTIVOS E CONTRIBUTOS – Consolidação progressiva dos objetivos e contributos esperados da tese.
PROGRAMA DE TRABALHOS – Construção do texto argumentativo do documento preliminar de Projeto de Tese.
BIBLIOGRAFIA – Construção de uma bibliografia referenciada ao tema e objeto de estudo.
A estrutura preliminar do Projeto de Tese, a apresentar no final do 1.º semestre, é dada desde a primeira sessão do Seminário. O documento PT vai sendo progressivamente desenvolvido, revisto e consolidado, desde a síntese da ideia de tese, expressa na formulação clara de um título e subtítulo, ao trabalho sobre o estado da arte, à circunscrição do âmbito temático e a primeira formulação coerente de um programa de trabalhos.
As sucessivas aproximações ao PT são discutidas nas sessões do Seminário. Pela própria natureza da unidade curricular, haverá igualmente momentos de retorno a questões já tratadas, para reavaliação e revisão, determinados em função do processo individual de consolidação da proposta de Projeto de Tese e dos seus sucessivos estádios de desenvolvimento.
A unidade curricular de Projecto de Tese B1 não considera a indicação de bibliografia obrigatória; antes procura encontrar, na amplitude de referências possíveis, o sentido de uma circunscrição pertinente para a construção dos projectos de tese e atenta às perspectivas abertas pelas discussões e dinâmicas de trabalho das sessões de Seminário.
O Seminário de Projeto de Tese B1 não constitui uma unidade curricular orientada especificamente para o ensino e transmissão de conteúdos e informação. A metodologia de ensino é definida em função do objetivo de orientar o estudante tendo em vista a elaboração de um tema de investigação e a preparação do documento Projeto de Tese. Considerando a definição abrangente do campo de investigação do Perfil B, que acolhe, na formulação ‘Arquitectura: Teoria Projeto História’, os termos em que é definida a área científica de Arquitectura, na FAUP, os temas de investigação são diversificados e essa diversidade é desejada por favorecer transferências de sentido inovador, cruzamentos inesperados e perspetivas originais.
A orientação do Seminário tem como ponto de partida ideias, interesses e perspetivas de investigação propostos pelos estudantes, ponderando a sua preparação, a nível de formação e domínio da área de estudo em que pretendem desenvolver investigação, e indicando referências para a prossecução e aprofundamento da investigação, que poderá tomar inclusive um significativo novo rumo. Trata-se de um processo de acompanhamento do estudante, ativamente antecipando e propondo caminhos possíveis; e um processo de orientação, através de uma interpelação atenta e crítica, na medida do trabalho desenvolvido e apresentado sucessivamente nas sessões do Seminário.
Haverá tempos de exposição, com a indicação de referências para o aprofundamento do estudo sobre certos aspetos e problemas de construção de um projeto de tese, em cada um dos campos, em particular.
Poderá haver a participação de docentes externos e especialistas convidados, de mérito reconhecido em temas visados na discussão particular de temas de investigação delineados pelos estudantes.
A orientação dos projetos de tese ocorre num plano colaborativo de discussão partilhada em grupo, nas sessões de Seminário, que estimula uma contínua aprendizagem no confronto com as diferentes propostas e assegura respostas diversificadas aos problemas colocados.
O Projeto de Tese vai sendo aferido de modo contínuo, testando a clareza da sua identificação e comunicação sintética, seguidas de debate e crítica dirigida e comparada, e vai sendo progressivamente enriquecido com a fundamentação aduzida, alicerçando a capacidade crítica e criativa de construção do problema de tese.
É desejável que a ideia de tese possa constituir-se como foco, criando a oportunidade para uma coordenação de estudos e exigência de entrega de trabalhos, em outras unidades curriculares, viabilizando um processo de ensino / aprendizagem de contribuições convergente com aspetos da investigação desenvolvida individualmente por cada aluno.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 80,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 234,00 |
Frequência das aulas | 36,00 |
Total: | 270,00 |
Mínimo de atendimento de 75% das aulas.
A classificação final do 1º Semestre será atribuída em função da participação nas sessões de Seminário, do documento de Projecto de Tese elaborado e da sua apresentação e debate finais.
A Avaliação Especial é realizada nos termos da legislação aplicável.