Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 50137C5

Arquitetura e Cinema

Código: 50137C5     Sigla: 50137C5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 54 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A Unidade Curricular procurará sistematizar as afinidades em torno da arquitectura e do cinema. Será explorada a forma como o espaço arquitectónico e urbano, real ou encenado, é um elemento constituinte do cinema, assim como serão analisadas as múltiplas dimensões em que o cinema pode ser encarado como uma ferramenta no processo criativo, na percepção e na disseminação da arquitectura.

Será estudada a forma como as imagens em movimento têm a capacidade de criar um ‘sentido de lugar’, fenómeno relacionado não apenas com a realidade física dos espaços filmados, mas igualmente com a ligação vivencial que o espectador estabelece com a luz, o som, a mise-en-scène ou estrutura narrativa. O cinema representa os espaços arquitectónicos como lugares ‘habitados’, estimulando, assim, um debate intenso em torno da arquitectura e da vida urbana.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os estudantes serão solicitados a apresentar um texto crítico relativo a um dos temas da unidade curricular e a realizar um ensaio fílmico (ficcional ou documental) que reflita sobre as intersecções entre a arquitectura e o cinema.

A Unidade Curricular pretende sugerir temáticas para o desenvolvimento de Teses de Mestrado Integrado na FAUP, bem como potenciar a colaboração em trabalhos de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP).

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Entre a arquitectura e o cinema

  2. Cruzamentos entre arquitectura e cinema

  3. Arquitectura e cidade no cinema português

  4. Predecessores e pioneiros

  5. Expressionismos

  6. Filmar arquitectura

  7. Modernidade e sinfonias urbanas

  8. Realismos

  9. Michelangelo Antonioni, arquitecto cineasta

  10. Utopias e Distopias

  11. Arquitectos no cinema

  12. Exibição e comentário dos filmes realizados em grupo 

Bibliografia Obrigatória

Rodrigues António 340; Cinema e arquitectura. ISBN: 972-619-175-0
Neves José 340; O^lugar dos ricos e dos pobres no cinema e na arquitectura em Portugal. ISBN: 978-989-8217-28-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teórico-práticas semanais serão divididas entre a apresentação dos argumentos teóricos e o visionamento de filmes, sendo expectável um tempo subsequente de debate. Nalgumas sessões, serão ainda discutidos os temas do texto crítico individual e do ensaio fílmico a realizar em grupo.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema
Ciências Tecnológicas > Arquitectura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

É pré-requisito para a obtenção de frequência da unidade curricular a presença em pelo menos 75% das aulas lecionadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final na unidade curricular é calculada através da soma dos parciais obtidos pela aplicação dos factores de ponderação a cada uma das componentes de avaliação: participação presencial - 10%, trabalho escrito (individual) - 30%, ensaio fílmico (em grupo) - 60%.

Observações

Calendário

 

18 de Outubro de 2017 - escolha dos temas do trabalho escrito e do filme

 

8 de Novembro de 2017 - entrega do guião e repérage do filme

 

22 de Novembro de 2017 - entrega do storyboard e planificação do filme

 

23 Novembro de 2017 a 10 de Dezembro de 2017- filmagens

 

13 de Dezembro de 2017 - entrega do ensaio escrito e roughcut do filme

 

10 de Janeiro de 2018 - entrega e exibição do filme

Bibliografia

 

ALBRECHT, D. Designing dreams: Modern architecture in the movies. London: Thames and Hudson, 1987.

AL SAYYAD. N. Cinematic urbanism: A history of the modern from reel to real. London: Routledge, 2007.

BARBER, S. Projected cities: Cinema and urban space. London:  Reaktion Books, 2002.

BRUNO, G. Public intimacy: Architecture and the visual arts. Cambridge (Massachusetts): MIT, 2007.

CINEMATECA PORTUGUESA (ed.), Cinema e Arquitectura. Lisboa: Cinemateca Portuguesa/ Museu do Cinema, 1999.

CLARKE, D. The cinematic city. London: Routledge, 1997.

COVERT, N.  Architecture on screen. Boston: G.K. Hall, 1994.

DIMENDGBERG, E. Film noir and the spaces of modernity. Cambridge (Massachusetts): Harvard University Press, 2004.

FITZMAURICE, T. & SHIEL, M. Cinema and the city: Film and urban societies in a global context. Oxford: Blackwell Publishers, 2001.

MAKEIEFF, M. Jacques Tati: Deux temps, trois mouvements. Paris: Naïve; 2009.

NEUMANN, D. Film architecture: From Metropolis to Blade runner.  London; New York: Prestel, 1996.

NINEY, F. Visions urbaines: Villes d'Europe a l'ecran. Paris: Centre Georges Pompidou, 1994.

PALLASMAA, J. The architecture of image: existencial space in cinema. Hämeenlinna: Karisto Oy; 2007.

PENZ, F. & THOMAS, M. Cinema & architecture: Méliès, Mallet-Stevens, multimedia. London: British Film Institute, 1997.

PERRATON, C. Un nouvel art de voir la ville et de faire cinéma: Du cinéma et des restes urbains. Paris: L’Harmattan, 2003.

SCHAAL, H. Learning from Hollywood: Architecture and film. Fellbach: Edition Axel Menges, 1996.

SCHWARZER, M. Zoomscape: Architecture in motion and media. New York: Princeton Architectural Press, 2004.

SHONFIELD, K. Walls have feelings: Architecture, film and the city. London: Routledge, 2000.

URBANO, L. Histórias simples: Textos sobre arquitectura e cinema. Porto: AMDJAC/FAUP, 2013.

URBANO, L. (ed.) Revoluções: Arquitectura e cinema nos anos 60/70. Porto: AMDJAC/FAUP, 2013.

WEBBER, A. & WILSON, E. Cities in transition: The moving image and the modern metropolis. London: Wallflower Press, 2008.

 

Filmografia

 

ONE WEEK, BUSTER KEATON, EDWARD F. CLINE, 1920
THE CABINET OF DR. CALIGARI, ROBERT WIENE, 1920
MANHATTA, PAUL STRAND, CHARLES SHEELER, 1921
O COURAÇADO POTEMKIN, SERGEI EISENSTEIN, 1925
BERLIN: SYMPHONY OF A GREAT CITY, WALTER RUTTMANN, 1927
METROPOLIS, FRITZ LANG, 1927
SUNRISE: A SONG OF TWO HUMANS, F.W. MURNAU, 1927
THE MYSTERIES OF THE CHATEAU OF DICE, MAN RAY, 1929
DOURO FAINA FLUVIAL, MANOEL DE OLIVEIRA, 1931
THE BLACK CAT, EDGAR G. ULMER, 1934
MODERN TIMES, CHARLIE CHAPLIN, 1936
THINGS TO COME, WILLIAM CAMERON MENZIES, 1936
REBECCA, ALFRED HITCHCOCK, 1940
CITIZEN KANE, ORSON WELLES, 1941
ROMA CITTÀ APERTA, ROBERTO ROSSELLINI, 1945
THE ROPE, ALFRED HITCHCOK, 1948
THE NAKED CITY, JULES DASSIN, 1948
MR. BLANDINGS BUILDS HIS DREAM HOUSE, H.C. POTTER, 1948
GERMANIA ANNO ZERO, ROBERTO ROSSELLINI, 1948
LADRI DI BICICLETTE, VITTORIO DE SICA, 1948
THE FOUNTAINHEAD, KING VIDOR, 1949
THE THIRD MAN, CAROL REED, 1949
REAR WINDOW, ALFRED HITCHCOCK, 1954
THE NIGHT OF THE HUNTER, CHARLES LAUGHTON, 1955
THE SEARCHERS, JOHN FORD, 1956
MON ONCLE, JACQUES TATI, 1958
NORTH BY NORTHWEST, ALFRED HITCHCOCK, 1959
HIROSHIMA MON AMOUR, ALAIN RESNAIS, 1959
SHADOWS, JOHN CASSAVETES, 1959
LES QUATRE CENTS COUPS, FRANÇOIS TRUFFAUT, 1959
PSYCHO, ALFRED HITCHCOCK, 1960
STRANGERS WHEN WE MEET, RICHARD QUINE, 1960
L'AVVENTURA, MICHELANGELO ANTONIONI, 1960
LA DOLCE VITA, FEDERICO FELLINI (1960)
À BOUT DE SOUFFLE, JEAN-LUC GODARD, 1960
THE APARTMENT, BILLY WILDER, 1961
L'ANNÉE DERNIÈRE À MARIENBAD, RESNAIS, ALAIN, 1961
LA NOTTE, MICHELANGELO ANTONIONI, 1961
L’ANNÉE DERNIÉRE À MARIENBAD, ALAIN RESNAIS, 1961
LA JETÉE, MARKER, CHRIS, 1962
L'ECLISSE, MICHELANGELO ANTONIONI, 1962
THE BIRDS, ALFRED HITCHCOCK, 1963
DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL, GLAUBER ROCHA, 1963
LE MÉPRIS, JEAN-LUC GODARD,1963
OS VERDES ANOS, PAULO ROCHA, 1963
A CAÇA, MANOEL DE OLIVEIRA, 1964
BELARMINO, FERNANDO LOPES, 1964
SOY CUBA, MIKHAIL KALATOZOV, 1964
IL DESERTO ROSSO, MICHELANGELO ANTONIONI, 1964
DOMINGO À TARDE, ANTÓNIO DE MACEDO, 1965
SÃO PAULO, SOCIEDADE ANÔNIMA, LUIS SÉRGIO PERSON, 1965
MUDAR DE VIDA, PAULO ROCHA, 1966
PLAYTIME, JACQUES TATI, 1967
ROSEMARY’S BABY, ROMAN POLANSKI, 1968
ZABRISKIE POINT, MICHELANGELO ANTONIONI, 1970

O CERCO, ANTÓNIO CUNHA TELLES, 1970
O MAL-AMADO, FERNANDO MATOS SILVA, 1974
TAXI DRIVER, MARTIN SCORSESE, 1976
MANHATTAN, WOODY ALLEN, 1979
THE SHINING, STANLEY KUBRICK, 1980
BLOW OUT, BRIAN DE PALMA, 1981
BLADE RUNNER, RIDLEY SCOTT, 1982
THE DRAUGHTSMAN'S CONTRACT, PETER GREENAWAY, 1982
ONE FROM THE HEART, FRANCIS FORD COPPOLA, 1982
VISITA OU MEMÓRIAS E CONFISSÕES, MANOEL DE OLIVEIRA, 1982
NOSTALGHIA, ANDREI TARKOVSKY, 1983
PARIS, TEXAS, WIM WENDERS, 1984
AS ASAS DO DESEJO, WIM WENDERS, 1987
DANS LA VILLE BLANCHE, ALAIN TANNER, 1983
BRAZIL, TERRY GILLIAM, 1985
FERRIS BUELLER'S DAY OFF, JOHN HUGHES, 1986
THE BELLY OF AN ARCHITECT, PETER GREENAWAY, 1987
O SANGUE, PEDRO COSTA, 1989
RECORDAÇÕES DA CASA AMARELA, JOÃO CÉSAR MONTEIRO, 1989
LISBON STORY, WIM WENDERS, 1994
COMÉDIA DE DEUS, JOÃO CÉSAR MONTEIRO, 1995
LA HAINE, MATHIEU KASSOVITZ, 1995
BOOGIE NIGHTS, PAUL THOMAS ANDERSON, 1997
OSSOS, PEDRO COSTA, 1997
THE TRUMAN SHOW, PETER WEIR, 1998
AS BODAS DE DEUS, JOÃO CÉSAR MONTEIRO, 1999
NO QUARTO DE VANDA, PEDRO COSTA, 2000
RUSSIAN ARK, ALEKSANDR SOKUROV, 2002
A CIDADE DE DEUS, FERNANDO MEIRELLES, 2002
LOS ANGELES PLAYS ITSELF, THOM ANDERSEN, 2003
MY ARCHITECT, NATHANIEL KAHN, 2003
LOST IN TRANSLATION, SOFIA COPPOLA, 2003
AEON FLUX, KARYN KUSAMA, 2005
MATCH POINT, WOODY ALLEN, 2005
ALICE, MARCO MARTINS, 2005
JUVENTUDE EM MARCHA, PEDRO COSTA, 2006
OF TIME AND THE CITY, TERENCE DAVIES, 2008
ARENA, JOÃO SALAVIZA, 2009
A SINGLE MAN, TOM FORD, 2009
THE INTERNATIONAL, TOM TYKWER, 2009
SIZÍGIA, LUIS URBANO, 2012
PANORAMA, FRANCISCO FERREIRA, 2013
SHAME, STEVE MCQUEEN, 2012
HER, SPIKE JONZE, 2013
GRAND BUDAPEST HOTEL, WES ANDERSON, 2014
COLUMBUS, KOGONADA, 2017

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-18 às 01:29:21 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias