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Figura Humana e Representação do Espaço 1

Código: 30314B3     Sigla: 30314B3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2017/2018 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho (D)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 32 MIARQ 3 - 3 - 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que o aluno adquira competências técnicas e expressivas nos domínios do desenho da figura humana e da representação do espaço. 

Pretende-se promover percursos de pesquisa pessoais que assegurem a prática do desenho enquanto relação dialógica e estruturante da imaginação e do pensamento.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se o desenvolvimento e a prática do desenho de figura humana na sua relação com o espaço, assim como o aprofundar, através das imagens do desenho, do entendimento das relações existentes entre corpo e espaço.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Temas e matérias de estudo:

A Figura humana. Teorias das proporções do Corpo Humano. Os Cânones. Anatomia, Medida e valor simbólico. Desenhos de cópia. Desenhos de estátua, de estampas e de fotografias. Os modelos clássicos.
Modos de representação e de expressão. A figura e o espaço

Bibliografia Obrigatória

Silva Vítor Manuel Oliveira da; Ética e política do desenho. ISBN: 972-9483-62-0
Vieira Joaquim Pereira Pinto; O Desenho e o projecto são o mesmo?. ISBN: 972-9483-13-2
Carneiro Alberto; Campo sujeito e representação no ensino e na prática de desenho-projecto. ISBN: 972-9483-12-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa será desenvolvido de acordo com o tipo de aula teórico-prática. Sessões teóricas destinam-se a enquadrar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos teóricos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase de trabalho e estudo.

As fichas de trabalho definem o enquadramento teórico e prático de cada fase, bem como o regime dos exercícios e os parâmetros de avaliação e crítica.

Os exercícios constituem o referente didáctico, por excelência, a partir do qual se promove o debate individual e colectivo. Privilegia-se o contacto constante e permanente entre o docente e o aluno, sujeitos implicados na interacção de saberes e de expectativas, de questões e de respostas. Os pontos de situação e as sessões de avaliação constituem momentos fundamentais de todo processo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção da frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas.
O aluno deve obter a classificação mínima de Dez valores na avaliação do trabalho realizado.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação distribuída sem exame final.
O aluno deve obter a classificação mínima de Dez valores na avaliação do trabalho realizado.

Melhoria de classificação

Não está prevista.
A avaliação distribuída sem exame final.
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