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Construção 2

Código: 300304     Sigla: 300304

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitectura e construção

Ocorrência: 2017/2018 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Tecnologia da Construção (TC)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 161 MIARQ 3 - 9 142,5 243

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objectivo desta disciplina a introdução à temática da construção de edifícios, principalmente a compreensão da física das construções que fundamenta o exercício do projecto na sua passagem de projecto a obra.
Pretende-se que o aluno tome conhecimento sobre os seguintes temas: Projecto e inovação; sistemas e elementos de construção; elementos que compõem o edifício, funções e exigências; tipos de materiais, sua aplicação e comportamento; os intervenientes na construção, função e responsabilidade; a obra e a construção de um edifício, faseamento e gestão de uma obra; o quadro legal que regula a construção de edifícios.

Resultados de aprendizagem e competências

Os resultados esperados de aprendizagem tem como objectivo que o aluno seja capaz de identificar os elementos constituintes de uma construção bem como projectar algumas soluções construtivas para cada elemento compreendendo os princípios físicos que lhe estão subjacentes. Exige-se que o aluno crie um corpo teórico que permita o conhecimento sobre temas transversais à construção de edifícios, como a energia, a sustentabilidade, a qualidade ambiental, entre outros, permitindo uma reflexão pessoal e a discussão destas questões. Por fim, propõe-se o trabalho em grupo como forma de estimular o trabalho em equipa, o trabalho de investigação e o interesse pelo desenvolvimento tecnológico e a inovação em arquitectura.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A Unidade Curricular Construção 2, que designaremos C2faup, é uma disciplina anual, dividida em semestres, com 9 créditos, integrada no 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitectura (MIARQ) da Faculdade de Arquitectura da Universidades do Porto (FAUP).
Possui um programa teórico e prático autónomos e procura articular-se com os métodos e objectivos pedagógicos do Curso numa estreita coordenação com a cadeira de Projecto, dando corpo à ideia de que a Arquitectura é uma disciplina que se encontra mais próxima da produção e da construção do que dos processos de representação e comunicação visual.
Numa primeira fase esta disciplina abordará os novos métodos, sistemas e processos construtivos da Arquitectura e depois, acompanhará e apoiará o projecto individual de modo a ser possível identificar os aspectos disciplinares do universo teórico e cientifico da física das construções, aprofundadas durante as aulas práticas da construção, no trabalho final da cadeira de Projecto que se centrará, este ano, sobre a realização de um projecto da Habitação Colectiva na cidade do Porto.

O Programa, Conteúdos, Métodos, Objectivos, Resultados e Modos de Avaliação.

1- Projeto e a Construção ; A construçao da arquitectura; A construçao do edificio de habitação.

O Projeto e a Gestão de Projeto, O Projecto de Arquitectura
O BIM e os novos modos de Projectar: o 3D, 4D e 5D, A Inovação e a Tecnologia na Construção e na Arquitetura
A Construção, os Regulamentos e a Legislação
A Energia, Sustentabilidade e os LCAs em Arquitetura
Os Materiais de Construção, O Edifício
Os Sistemas construtivos
As Fundações,A Estrutura
A Parede, A Cobertura
Os Revestimento, Os vãos exteriores
As Instalações (redes, ITED, AVAC, domótica)
A noção de conforto
Isolamento e impermeabilização
A construção do espaço interior
A Qualidade na construção
Patologias da construção
Projecto de reabilitação
A construção do espaço urbano

Bibliografia Obrigatória

Deplazes Andrea 340; Constructing architecture. ISBN: 3-7643-7189-7
Allen Edward; Como funciona un edificio. ISBN: 84-252-1089-5
Schmitt Heinrich; Tratado de construcción. ISBN: 84-252-0092-X
Paricio Ignacio; La construcción de la arquitectura
Abalos Inaki; Tecnica y arquitectura en la ciudad contemporânea, 1950-1990. ISBN: 84-86763-74-6
Derry T.K.; Historia de la tecnologia. ISBN: 84-323-0281-3
Millaruelo Aparicio José 205; Ordenación del territorio y desarrollo sostenible. ISBN: 987-507-294-x
Abrantes Vítor; O Isolamento térmico da envolvente dos edifícios face ao regulamento (RCCTE). ISBN: 972-95969-0-5
Freitas Vasco Peixoto de 340; Humidade em paredes de edificios. ISBN: 972-752-021-9
Freitas Vasco Peixoto de; Humidade ascensional. ISBN: 978-972-752-101-2
Silva José António Raimundo Mendes da 340; Reabilitação
Lacerda Lopes, Carlos Nuno; Construção 2.0, CIAMH _ FAUP, 2016. ISBN: 978-989-98808-1-8
Lacerda Lopes, Carlos Nuno; Rumo à Profissão, Lello Editores, 2010. ISBN: 972-48-1881-8
Lacerda Lopes, Carlos Nuno; revista Frente e Verso , CIAMH | FAUP, 2012. ISBN: 2182-8237

Bibliografia Complementar

Lopes Carlos Nuno Lacerda; Projecto e modos de habitar
Lacerda Lopes, Carlos Nuno; Eduardo Souto Moura, CIAMH- Centro de Inovação Arquitectura e Modos de Habitar, 2012. ISBN: 978-989-98073-0-3
Lacerda Lopes, Carlos Nuno; João Álvaro Rocha, CIAMH |FAUP, 2012. ISBN: 978-989-98073-1-0
Lacerda Lopes, Carlos Nuno; Manuel Correia Fernandes, CIAMH |FAUP, 2012. ISBN: 978-989-98073-2-7
Lacerda Lopes, Carlos Nuno; Alcino Soutinho, CIAMH |FAUP, 2012. ISBN: 978-989-98073-3-4

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino será o método expositivo durante as aulas teóricas e a investigação, ora individual, ora em grupo, durante as aulas práticas. Pretende-se que o aluno interprete, analise e discuta os temas tratados nestas aulas e faça uma investigação aprofundada sobre algum dos temas que seja do seu interesse. Este trabalho de recolha e tratamento de informação, deverá ser depois sintetizado e apresentado no trabalho prático sugerido. Pretende-se que esta investigação seja desenvolvida durante o tempo das aulas práticas e com o acompanhamento dos docentes, sendo depois apresentada publicamente aos colegas. As visitas à obra pretendem dar uma dimensão experimental à disciplina, introduzindo a experiência da obra e a problemática que o arquitecto enquanto autor do projecto e coordenador das diferentes áreas que compõe o projecto geral enfrenta na construção dos edifícios e da arquitectura.
Não se pretende nesta disciplina qualquer aproximação aos métodos, modelos ou processos de trabalho da via profissional no entanto procura-se que o aluno desenvolva uma metodologia de trabalho, assente na pesquisa e na investigação de carácter científico, tomando a Arquitectura como uma atitude de síntese, assente e fundamentada na sistematização de informação, no conhecimento e na compreensão dos fenómenos físicos e tecnológicos, e nessa medida a disciplina construção 2, deverá ser um estímulo imprescindível ao aprofundamento e à necessária coerência da ideia do projecto.

Software

BIM Software

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho laboratorial 80,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Registo mínimo de presenças conforme regulamento do MIARQ, participação nas aulas e classificação positiva nos trabalhos realizados.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final será feita por média ponderada dividida em três indicadores com o seguinte peso relativo:

• Trabalho individual – 50%
• Trabalho de grupo – 30%
• Assiduidade e participação – 20%

Provas e trabalhos especiais

As aulas teórica e as aulas práticas serão conforme o horário das turmas. Serão realizadas visitas a obras que terão lugar em horário e dia a combinar e em substituição da aula prática ou teórica, conforme os casos.

1: Trabalho grupo
Será realizado um trabalho de grupo por semestre.
Propõe-se que o trabalho seja realizado por grupos de 3 elementos tendo a extensão de um artigo composto por 10 páginas duplas A4 e segundo as normas gráficas definidas em documento anexo. A estrutura do trabalho será:

00| Abstract e palavras-chave
01| O Edifício, Contexto e Cronologia
02| Aspectos tipológicos e construtivos do edifício
03| O Processo Construtivo
04| O autor
05| A obra
06| Um corte construtivo
07| Aspectos técnicos do material ou sistemas construtivos
08| Pormenores de construção - 3D
09| Referências de catálogo e marcas
10| Bibliografia e outras referências

Os grupos, os temas e o desenvolvimento dos trabalhos deverão ser realizados durante as aulas práticas. O tema do trabalho de grupo será escolhido dos seguintes temas descritos, ou incidir sobre um outro material ou sistema construtivo, proposto pelos alunos:

T01 | Tijolo maciço
T02 | Alvenaria
T03 | Betão
T04 | Madeira
T05 | Zinco
T06 | Cobre
T07 | Alumínio
T08 | Ferro
T09 | Vidro
T10 | Cerâmicos
T11 | Pedra
T12 | Plástico
T13 | Têxtil
T14 | Rebocos e estuques
T15 | Materiais de isolamento
T16 | Mat. de poupança de energia
T17 | Mat. ecológicos e reciclados
T08 | Papel ou Têxtil
T19 | Terra
T20 | Pinturas, vernizes e cores
T21| Estrutura
T22| Revestimentos
T 23| A Construção da Fachada
T 24| Coberturas
T 25| Ventilação e Conforto
T 26| Redes
T 27| Materiais aplicados
T 28| Patologias existentes
T 29| Vãos e Sombreamento
T 30| Inovação e tecnologia
Outros temas / materiais poderão ser propostos pelos grupos para aprovação.

2: Trabalho de Grupo e Individual 

Após a realização de um trabalho sobre um edifício de habitação colectiva propõe-se a construção de uma maquete que retrate o sistema construtivo utilizado no edifício em estudo.

Os estudantes deverão agrupar-se em grupos de 3 ou 4 pessoas devendo escolher um edifício estudado previamente por um dos elementos do grupo .

Neste trabalho deverá ser desenvolvida uma metodologia  em que se solicita ao aluno para: analisar o projecto, visitar a obra, recolher informação gráfica e apresentar pormenores significativamente esclarecedores dos pontos singulares da construção, sistemas, materiais e processos construtivos do edifício estudado evidenciando a relação entre o projeto, execução e construção. 

Este exercício deverá apresentar o estudo realizado sobre a obra escolhida através de uma maqueta do edifício (trabalho de grupo) que incida sobre o sistema construtivo do mesmo e a apresentação de paineis sobre a obra com modelação dos pormenores (3d ou outros elementos) bem como alguns dos diferentes registos gráficos do processo de projeto e da construção da maqueta ou obra de um modo individual e livre, (trabalho individual) apoiado e debatido com os professores para complemento da maqueta realizada pelo grupo.

3: Trabalho individual (final) - Projeto
Realização do projecto proposto na disciplina de Projecto III (podendo ser realizado tendo por base outra disciplina de projecto que o aluno esteja a frequentar). Com a realização deste exercício pretende-se que o aluno desenvolva o(s) sistema(s) construtivo(s) que suporte(m) e permita(m) a materialização do edifício em desenvolvimento e em coerência com a linguagem arquitetónica e sua concepção espacial. Pretende-se aproximar o acto de projectar à concretização do projecto através da definição dos sistemas construtivos e da sua promenorização em diferentes escalas. O trabalho proposto pretende levar o aluno a estudar, reflectir e decidir sobre o sistema construtivo a utilizar na realização do exercicio prático de Projecto, numa apróximação clara com o exercício da arquitectura na vertente construtiva evidenciando os temas abordados ao longo do ano nas aulas teoricas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Observações

Actividades paralelas:
C2Lab - Procurar-se-á criar ao longo do ano um laboratório de construção que incite e apoie o aluno a desenvolver trabalhos de investigação / inovação sobre os sistemas e materiais de construção. O C2Lab pretende criar uma biblioteca de construção, com um espaço para catálogos e materiais de construção sendo um espaço de apoio ao projecto com ligação directa com o desenvolvimento do projecto 3. Pretende-se que este laboratório crie relações externas com diferentes entidades no universo da construção e do desenvolvimento deste sector, (empresas de construção e materiais de construção) podendo visitar, convidar organizar eventos e/ou apresentar-se em feiras nacionais e internacionais, fomentando elos entre os diferentes profissionais da Arquitectura, Engenharia e construção bem como com entidades internacionais de ensino e investigação tais como MIT, Cambridge, USGBC, BRE.

No sentido de fomentar o interesse e a prática de investigação nesta àrea de conhecimento os alunos são convidados a visitar, aprofundar e a publicar trabalhos e estudos realizados na plataforma dedicada às tecnologias da Construção e Arquiitectura - C2lab do CIAMH | Centro de Inovação em Arquitectura e Modos de Habitar uma linha de investigação do CEAU- Centro de Estudos Arquitectura e Urbanismo da Faup.

TECA – Tecnologias de Construção e Arquitetura

http://ciamh.up.pt/teca/

ARPA – Arquivo de Projetos de Arquitetura

http://ciamh.up.pt/arpa/

ARMA– Arquivo de Materiais de Arquitetura

http://ciamh.up.pt/arma/

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