Arquitectura e Desenho
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Arquitectura e construção |
Ocorrência: 2015/2016 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
72 |
MIARQ |
3 |
- |
3 |
- |
81 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Verifica-se entre os estudantes uma notória dificuldade em observar e anotar, com rapidez e eficiência, muitos dos factos e formas relevantes na observação de imagens de projectos e daí organizando uma reconstituição gráfica e mental. De modo a complementar a celeridade dos meios de difusão de imagens arquitectónicas correntes na internet, perdendo-se o processo mais lento e o hábito de “estudo de projecto”, interessa fomentar a capacidade de concentrar o olhar sobre os factos relevantes de uma imagem, de um desenho ou de um comentário, de forma rápida e eficaz. Consequentemente, o objectivo da UC é ajudar a criar a capacidade de observar, compreender e representar, pelo desenho rápido, das formas e factos essenciais de uma análise de projectos.
Resultados de aprendizagem e competências
A UC permitirá não somente o conhecimento de um conjunto de notáveis obras de arquitectura, mas sobretudo de treinar a capacidade de analisar, com rapidez e precisão, e de registar pelo desenho, o que de outro modo não passa de uma sucessão de imagens, mais ou menos impressivas. Trata-se de treinar a capacidade de observação e de análise, essencial para a compreensão e memorização de uma obra de arquitectura, nos ritmos rápidos da multiplicidade de informação actuais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A Unidade Curricular incide sobre os vários significados de desenho em projecto. O desenho entendido como meio de concepção, de comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura. O desenho interpretado como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto - suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição.
Apresenta-se um caso de estudo por aula explicitado e enquadrado tematicamente na teoria e história da arquitectura; abordam-se, entre outros:
- Moisei Ginzburg / Ignaty Milinis / Nikolay Milyutin, Edifício Narkomfin 1928-32, Moscovo, Rússia;
- Mário Bonito, Edifício Plurifamiliar da Empresa do Ouro, 1951-1954, Porto;
- Atelier 5, Siedlung Hallen, 1955/61, Herrenschwanden, Suiça;
- Fernand Pouillon, Résidence du Point du Jour, 1957-63, Paris, frança;
- Walter Barbero / Giuseppe Gambirasio / Giorgio Zenoni, Edificio Polifunzionale Duse, 1969, Bergamo, Itália;
- Barbican Estate - Chamberlin, Powell and Bon, Archt., 1963-1976, City of London Corporation, Londres, Reino Unido;
Será fornecida bibliografia específica em cada aula.
Bibliografia Obrigatória
Moneo Rafael;
La solitudine degli edifici e altri scritti. ISBN: 88-422-0923-6
Moneo Rafael;
Inquietud teórica y estrategia proyectual. ISBN: 84-95951-68-1
Hearn Fil;
Ideas that shaped buildings
Ockman Joan;
Architecture culture 1943-1968. ISBN: 0-8478-1522-6
Nesbitt Kate 050;
Theorizing a new agenda for architecture. ISBN: 1-56898-053-1
Solà-Morales Ignacio de;
Diferencias. ISBN: 84-252-1663-X
Solà-Morales Ignasi de;
Territorios. ISBN: 84-252-1864-0
Solà-Morales Ignacio de;
Intervenciones. ISBN: 84-252-2043-2
Solà-Morales Iganasi de;
Eclecticismo y vanguardia y otros escritos. ISBN: 84-252-1949-3
Solà-Morales Ignasi de;
Los artículos de Any. ISBN: 978-84-936693-6-2
Observações Bibliográficas
Será fornecida bibliografia específica em cada aula por forma a explicitar e enquadrar tematicamente (na teoria e história da arquitectura) a obra em estudo
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Estão previstas 14 a 15 aulas de apresentação de obras e projectos, com a duração de 2h. Nestas aulas, os estudantes irão realizando, ao longo da apresentação, os esquemas, desenhos ou representações adequados a uma tradução predominantemente gráfica da matéria apresentada, experimentando sistemas pessoais de interpretação e grafismo. O suporte será obrigatoriamente em papel, em formato A4. Periodicamente serão efectuados comentários sobre amostragens e casos-exemplo dos trabalhos entretanto entregues.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Participação em pelo menos 75% das aulas; e entrega dos respectivos trabalhos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final será a média ponderada da assiduidade às aulas (40%) e da classificação dos trabalhos práticos (60%).