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Desenho 2

Código: 200206     Sigla: 200206

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitectura e construção
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2014/2015 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Desenho (D)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 192 MIARQ 2 - 6 - 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vítor Manuel Oliveira da Silva Regente
Noémia Cristina da Herdade Gomes dos Santos Ferreira Regente

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Desenvolver a prática do desenho - a singularidade da sua expressão e adequação individual (modos, técnicas, códigos e sistemas de representação) - no sentido de favorecer uma livre e eficaz construção de imagens na relação estreita com a concepção figural do projecto de arquitectura.

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio, através do desenho "à mão levantada", da representação gráfica e plástica de formas, volumes e espaços. Domínio instrumental dos meios e dos processos de representação. Domínio metodológico e crítico dos diferentes sistemas de representação e figuração. Domínio da medida, da escala, das expressões e da composição das imagens desenhadas. Capacidade de registo, análise, concepção e comunicação da arquitectura. Competências no âmbito da concepção imagética e projectual. Capacidade para desenvolver criticamente processos autónomos e pessoais de pesquisa e projectação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos temáticos e faseamento
O programa processa-se segundo quatro fases. As três primeiras fases incidem sobre a produção, a análise e o estudo das relações complementares entre desenho e projecto, segundo um progressivo aprofundamento das imagens do real, das imagens do desenho, da imaginação e da concepção arquitectural. A 4ª fase incide sobre processos de ilustração, composição e comunicação de um projecto.

Temas e matérias de estudo:
1. Análise do real. Representações e figurações de um lugar.
Os sistemas de representação e as figuras da concepção arquitectural. Campo, sujeito e representação. Instrumentos técnicos e pensamento visual.
Desenvolvimento das atitudes e das estratégias acerca das imagens a produzir. A natureza expressiva e compositiva das imagens. Enquadrar, medir. Noção de análise e de "levantamento" de um sítio. Estudo das relações existentes entre os modos do desenho e as diferentes estratégias de construção das imagens.

2. Desenho dos desenhos.
Ver, comparar e estudar a produção dos fenómenos de repetição e de cópia de imagens oriundas do universo do desenho. Estudo da produção e da significação das imagens, da história e da cultura do desenho de arquitectura. A expressão: variantes técnicas, gráficas e plásticas.

3. Desenho do imaginário.
Desenvolver a capacidade de produzir e construir processos de desenho que respondam à solicitação de imagens não directamente decorrentes da experiência perceptiva do mundo real. Trata-se de elaborar processos e atitudes, instrumentais e mentais, sobre a conceptualidade das imagens típicas do projecto. Em especial: a perspectiva. Verosimilhança e virtualidade das imagens. Os modelos e os clichés. Montagem e desmontagem. Estudos de luz/sombra. Deformação e figuração. Processos de projecto e de ilustração.

4. Desenho de comunicação:
Comunicação: economia e eficácia; composição e montagem. Intenção expressiva e exigência objectiva do desenho de arquitectura. Processos de composição final de imagens, no sentido de comunicar formal e expressivamente imagens do projecto.

Bibliografia Obrigatória

ACKERMAN, James S. ; Origins, Imitation, Conventions: Representation in the Visual Arts , The MIT Press, 2002. . ISBN: ISBN 0262011867
AUMONT, Jacques ; A imagem. , Lisboa: Edições Texto & Grafia , 2009 . ISBN: 9789899588455
Boudon Philippe; Échelles. ISBN: 2-7178-4385-X
BRUSATIN, Manlio ; "Desenho/Projecto", Enciclopédia Einaudi, vol.25. , Lisboa: INCM, 1993
CACHE, Bernard ; Earth Moves. The Furnishing of Territories, MIT Press, 1995. ISBN: 0-262-53130-5
Carneiro Alberto; Campo sujeito e representação no ensino e na prática de desenho-projecto. ISBN: 972-9483-12-4
CORTE-REAL, Eduardo ; O Triunfo da Virtude. As Origens do Desenho Arquitectónico., Lisboa: Livros Horizonte, 2001. ISBN: 972-24-1140-3
Gill Robert W.; Basic rendering. ISBN: 0-500-27634-X
Joly Martine; A imagem e a sua interpretação. ISBN: 972-44-1181-8
Massironi Manfredo; Ver pelo desenho
QUICCI, Fabio ; Tracciati d’Invenzioni. Euristica e disegno di architettura , Torino: Utet, 2004. ISBN: 88-7750-876-0
Robbins Edward; Why architects draw. ISBN: 0-262-68098-X
Sainz Jorge; El Dibujo de arquitectura. ISBN: 84-291-2106-4
SALAVISA, Eduardo; Diários de viagem , Lisboa: Edições Quimera, 2008. ISBN: 9789725891889
Savignat J. M.; Dessin et architecture
Silva Vítor Manuel Oliveira da; Ética e política do desenho. ISBN: 972-9483-62-0
Vieira Joaquim Pereira Pinto; O Desenho e o projecto são o mesmo?. ISBN: 972-9483-13-2
Philip Cabau; O dispositivo desenho. A implementação na prática do desenho no ensino artístico contemporâneo., ESAD.cr, 2012. ISBN: 9789899755963

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa será desenvolvido de acordo com o tipo de aula teórico-prática. As sessões teóricas destinam-se a enquadrar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase de trabalho e estudo.
As fichas de trabalho definem o enquadramento teórico e prático de cada fase, bem como o regime dos exercícios e os parâmetros de avaliação e crítica.
Os exercícios constituem o referente didáctico, por excelência, a partir do qual se promove o debate individual e colectivo. Privilegia-se o contacto constante e permanente entre o docente e o aluno, sujeitos implicados na interacção de saberes e de expectativas, de questões e de respostas. Os pontos de situação e as sessões de avaliação constituem momentos fundamentais de todo processo.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Belas artes > Desenho

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção da frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

No final de cada fase, a avaliação será o resultado dos desenvolvimentos comparados das respostas dos estudantes, tendo como referência os parâmetros definidos nas fichas de trabalho. É obrigatório a apresentação de um caderno de desenho (diário gráfico) no qual se dará cumprimento ao desenvolvimento de exercícios livres e específicos. O caderno de desenho perfaz 25% do total da classificação em cada fase.
A falta dos estudantes nas avaliações, quando não devidamente justificada, implica uma ponderação negativa da classificação.
O cálculo da classificação pressupõe a progressão dos níveis de exigência dos exercícios, bem como a perspectiva temporal e a síntese das aprendizagens. A classificação final, considerada a assiduidade e o aproveitamento global do aluno, será a média ponderada das três classificações previstas para o ano lectivo, (final 1ª semestre 25 % + finais de Março 25% + fim do 2º semestre 50%).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação aplicável.

Observações

Precedências: Desenho I, Projecto I.

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