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História das Artes Visuais 1

Código: 10126C1     Sigla: 10126C1

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 75 MIARQ (até a 2011/12) 1 - 3 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular de História das Artes Visuais propõe-se questionar algumas das relações existentes entre História e Artes Visuais. Porque existem distintas concepções metodológicas da História da Arte e porque são inúmeros os seus objectos de estudo, procura-se indagar uma propedêutica, interpretativa e crítica, sobre a «formação» do Espaço enquanto tema gerador e integrador da experiência artística.

Considerando que a matéria da arquitectura é o Espaço e que as suas imagens coexistem com o vasto território da memória e da cultura visual entende-se como fundamental que na formação do arquitecto se integre o estudo e a reflexão crítica das suas imagens e representações ao longo dos tempos. Os conteúdos desta unidade curricular consideram essencial a compreensão e a articulação de noções, de conceitos e de métodos de trabalho com os quais se constitui a indagação possível da experiência do espaço e o da interpretação dos seus respectivos contextos históricos e temporais.

A partir de casos e de paradigmas, da relação conjunta entre imagens e textos da História das Artes, procura-se questionar a natureza das relações e das transformações que perfazem o jogo da representação e da criação do(s) espaço(s). Estas relações e transformações configuram um enquadramento fenomenológico onde o papel do corpo, dos meios técnicos e a função da memória e das narrativas constituem o material da investigação em artes e o motivo de uma análise temporal, formal e expressiva das imagens e dos símbolos.

Importa que o aluno saiba identificar os conceitos, os instrumentos e os métodos de trabalho, e que seja capaz de construir problemas como resultado do estudo de analogias formais ou de conteúdo entre distintos espaços e diferentes tempos. Mais do que a identificação estética ou estilística, para além da lógica do progresso ou da história linear das artes, importa relacionar, articular, montar, para melhor interpretar os anacronismos que entretecem o tempo das formas e a dinâmica cultural e expressiva do(s) espaço(s).

Programa

I.
Introdução:
História das Artes: concepções do tempo e das formas.
Objectos, metodologias, noções e conceitos da disciplina da História da Arte.
Forma, função, expressão, conteúdo, estilo(s) e símbolo.
Imitação e Morfologia.
Imaginação e iconologia.
Imagem e fenomenologia.
Ética, representação e estética.

II.
As artes visuais: espaço real e espaço virtual.
O enquadramento. Forças, materiais e produção.
Valor e ornamento. Modelos e tensões.
Caminhos, limites, centros e verticalidade.
Alinhamento e orientação.

III.
O espaço e as suas ficções: lugares e representações.
Do túmulo ao monumento.
Da arquitectura ao desenho.
Da arte do paleolítico até a contemporaneidade.
Perante a imagem: Anacronismo e Montagem.

IV.
Casos de estudo. Análise e estudo de obras.
Chauvet até à arte performativa.
A proporção e a ordem clássica.
A imago cristã.
A perspectiva no Renascimento.
A inflexão da linha maneirista.
A elipse na arte barroca
O retorno da figura. Clacissismo e Neo-classicismo.
A tensão visual do sublime: Romantismo
A «indiferença» e o temperamento. Realismo e Naturalismo
A agitação do modernismo, as vanguardas e a arte contemporânea.

Bibliografia Obrigatória

Argan Giulio Carlo; Guia de história da arte. ISBN: 972-33-0848-7
BATAILLE, Georges; The Cradle of Humanity: Prehistoric Art and Culture, New York, Zone Books,, 2009 . ISBN: 1890951560
Belting Hans; Art history after modernism. ISBN: 0-226-04185-9
Didi-Huberman Georges; Devant l.image. ISBN: 978-2-7073-1336-2
DIDI-HUBERMAN, G.; Confronting Image, Questioning the Ends of a Certain History of Art , Pennsylvania State University Press, 2009 . ISBN: 0271024720
ELKINS, James – ; Stories of Art, New York: Routledge, 2002. ISBN: 0415939437
FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind; BOIS, Yve-Alain, BUCHLOH, Benjamin ; Art Since 1900: Modernism, Antimodernism and Postmodernism, London: Thames & Hudson, 2004. ISBN: 0500238189
MANGUEL, Alberto ; Le Livre d’Images, Arles: Actes Sud, 2009. ISBN: 9782742785629
Panofsky Erwin; A perspectiva como forma simbólica. ISBN: 972-44-0886-8
PANOFSKY, Erwin ; Estudos de Iconologia. Temas Humanísticos na Arte do Renascimento, Lisboa: Editorial Estampa, [1939]1986
RIEGL, Alois ; Historical Grammar of the Visual Arts, New York, Zone Books, 2004. ISBN: 1890951455
SUMMERS, David ; Real Spaces. World Art History and the Rise of Western modernism, London: Phaidon Press, 2001. ISBN: 0714842443
WOLFFLIN, Heinrich; Principles of Art History. The problem of the Development of Style in Later Art, New York, Dover Publications, Inc., , 1950. ISBN: 0486202763
Worringer Wilhelm; Abstraction et einfuhlung
WARBURG, Aby; Images from the Region of the Pueblo Indians of North America , Ithaca: Cornell University Press, 1997. ISBN: 0801484359

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Em cada unidade lectiva, o docente fará apresentações orais sobre os temas e os conteúdos do programa, nos quais se contextualizam práticas, conceitos e correntes artísticas do ponto de vista histórico, social e cultural, sempre acompanhadas da análise de imagens e de textos considerados significativos.
Os contributos lectivos serão complementados por apresentações e comentário crítico dos trabalhos de pesquisa dos alunos.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais
Humanidades > História > História da arte

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 48,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75 % das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das avaliações do trabalho prático de grupo (50%) e da realização de um teste escrito de avaliação de conhecimentos adquiridos (50%).

Provas e trabalhos especiais

Realização de um trabalho prático com tema e plano a decidir entre o aluno e o professor.

Melhoria de classificação

Exame final que consiste numa prova oral para os alunos com nota superior a 8, sobre toda a matéria dada e com um valor ponderado de 50 % sobre a classificação já obtida.
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