Desenho 1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2011/2012 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
160 |
MIARQ (até a 2011/12) |
1 |
- |
9 |
- |
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Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Disciplina de Desenho ao promover a representação e o conhecimento do mundo visível e das imagens mentais através do registo gráfico manual, tem os seguintes objectivos:
- Desenvolver no estudante a capacidade de observação, a habilidade e o conhecimento do acto do desenho e a sensibilidade aos valores plásticos e estéticos;
- Criar condições para que o estudante enfrente o acto de projectar com agilidade espontaneidade e consciência;
- Estimular a presença no acto projectual de componentes não sistemáticas, simbólicas e poéticas.
- Promover a satisfação e o conhecimento da necessidade e do prazer da representação; da expressão do número e da medida; da memória visual da realidade exterior e interior.
- Reconhecer que o desenho é a expressão gráfica de uma intencionalidade que deve procurar a sua matriz na realidade exterior e no património do Desenho e da Arquitectura;
- Entender que se aprende a desenhar desenhando e desenhando-se, isto é, a intencionalidade do desenho está, também, na matriz que é o autor.
Programa
O programa desenvolve-se através de 3 FASES tratando 4 Temas Gerais; O Corpo Humano, O Objecto, O Espaço Interno e A Paisagem, num progressivo aprofundamento técnico conceptual e metodológico.
1ª Fase – Percepção e Reconhecimento
Das pessoas, dos objectos, do espaço interior e da paisagem urbana.
Iniciação do contacto com o universo do desenho, dos métodos, dos ritmos e dos procedimentos.
- Introdução à percepção, à prática do ver e à sua consciencialização;
- As características da visão e as técnicas de representação;
- A estrutura, medida, e proporção das formas
- O espaço - os sistemas de representação e os métodos empíricos
- As características morfológicas, as interacções e as qualidades do espaço
Sessões Teóricas
- Apresentação da disciplina e do regime do trabalho
- Os instrumentos e suportes
- A representação perspéctica – um método empírico
- A representação axonométrica – uma experiência empírica
2ª Fase – Reconhecimento e Expressão
Dos objectos, do corpo humano, da figura humana, do espaço contido, da paisagem.
Sistematização das experiências, dos conhecimentos e dos processos de trabalho
- As imagens da realidade e as realidades da imagem
- Os suportes do desenho, os instrumentos, modos e processos
- Dos modos e atitudes na expressão gráfica
- Da percepção e da observação - condições de reconhecimento e cultura - “cultivo da realidade”
- Dos conceitos do desenho e das metodologias de trabalho
Sessões Teóricas
- Os modos do desenho – Esboço; Contorno; Detalhe; Esquisso
- Os elementos plásticos do desenho
- A cor como imaterial - como sistema; A cor como material - como técnica
- A Figura Humana – Proporção; Anatomia; Academia; Nu Natural
3º Fase – Expressão e Consideração
No espaço contido, nos objectos, na figura humana, na paisagem.
A “consideração” é entendida como a valorização e autonomização das capacidades produtivas do estudante face ao real.
- Da intencionalidade conceptual, programática e poética do estudante
- Da identidade gráfica e estética
- Das qualidades e características do tema
- Da capacidade em compor imagens
Sessão Teórica
- A expressão gráfica.
Bibliografia Obrigatória
EDWARDS, Betty; Dessiner grâce au cerveau droit, Bruxelas: Pierre Mardaga, 1988.
Gómez Molina Juan José 050;
Estrategias del dibujo en el arte contemporáneo. ISBN: 84-376-1694-8
Gómez Molina Juan José 340;
Las lecciones del dibujo. ISBN: 84-376-1376-0
Massironi Manfredo;
Ver pelo desenho
Arnheim Rudolf;
Arte & percepção visual
Arnheim Rudolf;
O poder do centro
Gombrich Ernst H.;
Art and illusion
Tolnay Charles de;
History and technique of old master drawings
Vieira Joaquim Pereira Pinto;
O Desenho e o projecto são o mesmo?. ISBN: 972-9483-13-2
Rodrigues Ana Leonor M. Madeira;
O desenho. ISBN: 972-33-1608-0
Vieira Joaquim Pinto 340;
Psiax
Lopes José Maria da SIlva;
O desenho do corpo em Portugal no século XVIII
Lisboa Câmara Municipal. Pelouro da Cultura;
Frederico George, ver pelo desenho. ISBN: 972-24-0851-8
Portugal Instituto de Arte Contemporânea;
Desenho projecto de desenho. ISBN: 972-8560-249
Maia Pedro;
As^Máquinas do desenho
Silva Vítor Manuel Oliveira da;
Ética e política do desenho. ISBN: 972-9483-64-7
Chaet Bernard;
The art of drawing. ISBN: 0-03-062028-7
Goldstein Nathan;
Figure drawing. ISBN: 0-13-314444-5
Nicolaides Kimon;
The Natural way to Draw
Hale Robert Beverly;
Drawing lessons from the great masters. ISBN: 0-8230-1401-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa será desenvolvido segundo a tipologia de aula teórico-prática.
As sessões teóricas destinam-se a apresentar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos teóricos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase de trabalho e estudo.
Serão fornecidas fichas de trabalho definidoras do enquadramento teórico e prático de cada fase, bem como do regime dos exercícios e dos parâmetros de avaliação e crítica.
Os exercícios constituem o referente didáctico, por excelência, a partir do qual se promove a reflexão crítica sobre o próprio trabalho e o dos outros.
Privilegia-se o contacto entre o docente e o aluno, sujeitos comprometidos na interacção de saberes e de expectativas, de questões e de respostas.
Os pontos de situação e as sessões de avaliação constituem momentos fundamentais de todo o processo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
234,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
A avaliação é contínua. Processa-se através da correcção de cada trabalho, da crítica comparada e de pontos de situação tomando em consideração, explicitamente, os factores de avaliação expressos nas fichas de trabalho de cada uma das fases. No fim de cada fase há uma exposição e avaliação individual do trabalho com atribuição de classificações de 0 a 20. No final do ano o aluno deve entregar o trabalho da última fase e o de todas as fases anteriores.
Obtenção da Frequência
A não apresentação da pasta com todo o trabalho implica a reprovação no ano. A presença nas sessões de avaliação é obrigatória e indispensável. Não há recurso a exame. Para a obtenção da frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
No final de cada fase, a avaliação será o resultado dos desenvolvimentos comparados das respostas dos estudantes, tendo como referência os parâmetros definidos nas fichas de trabalho.
O cálculo da classificação pressupõe a progressão dos níveis de exigência dos exercícios, bem como a perspectiva temporal e a síntese das aprendizagens. A classificação final, considerada a assiduidade e o aproveitamento global do aluno, será a média ponderada de duas classificações previstas para o ano lectivo: a primeira valerá 1/3 da classificação total. Um momento de avaliação em Dezembro terá efeitos meramente indicativos.
Observações
Os estudantes que apresentem trabalhos realizados através de métodos fraudulentos serão reprovados sem que haja lugar a apelo.
Descrição: Anual.
Tipo: Aulas Teórico Práticas. Tempo (horas): total 240h; 204h de contacto.
Palavras-chave
Desenho; Representação; Percepção; Reconhecimento; Espaço; Perspectiva; Projecto; Figura; Imagem; Expressão; Composição; Consideração.