Instalações Urbanas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Arquitetura e construção sem definição precisa |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
31 |
MIARQ (até a 2011/12) |
5 |
- |
3 |
- |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Transmitir um conjunto de conhecimentos técnicos fundamentais relacionados com as infra-estruturas urbanísticas necessárias à concretização de uma intervenção urbana. Procura-se sobretudo identificar, analisar, avaliar e caracterizar os aspectos técnicas que condicionam o traçado e implantação dessas infra-estruturas, a sua capacidade de serviço e de funcionamento em boas condições, bem como a articulação que deve ser assegurada entre elas para uma eficiente operação do conjunto do sistema. Tendo em conta a importância dos espaços públicos na estruturação e qualificação dos espaços urbanos, será dada importância aos aspectos relacionados com a concepção, características funcionais e técnicas, condicionantes e inter-dependências dos arruamentos e praças urbanas, bem como os factores e métrica que estão relacionados com o seu dimensionamento.
Programa
1. Conceitos gerais - Introdução aos sistemas urbanos; A qualidade do ambiente urbano; Fundamentos sobre sistemas urbanos;
2. Hierarquia física e funcional. da rede rodoviária urbana; características e condicionantes técnicas que daí resultam;
3. Noção de nível de serviço e de capacidade de uma via e de uma intersecção. Elementos condicionantes e características do traçado em planta, perfil longitudinal e perfil transversal;
4. Ruas e praças como elementos definidores e estruturastes dos espaços urbanos
5. Tipos de pavimento, suas características e utilização mais frequente;
6. Infra-estruturas subterrâneas e aéreas e serviços a considerar num perfil transversal; sua localização e restrições que impõem.
7. Características e dados antropomórficos do peão enquanto meio e modo de transporte. Elementos para o dimensionamento de passeios, percursos e espaços pedonais;
8. Aspectos técnicos e princípios de implantação e utilização de sinalização informativa (vertical e horizontal), mobiliário urbano e iluminação pública em arruamentos e espaços pedonais urbanos;
9. Políticas e necessidades de estacionamento em áreas centrais, em bairros residenciais e em grandes equipamentos e espaços comerciais. A sua relação com a oferta e a política de transportes;
10. Abastecimento de água em áreas urbanas. Conceito e funções de captação, adução, distribuição, reserva e rede. Necessidades e formas de abastecimento;
11. Principais órgãos técnicos duma rede de abastecimento de água. Princípios de dimensionamento e restrições técnicas a considerar ao nível do traçado e da inter-relação com outras infra-estruturas e equipamentos urbanos;
12. Águas residuais domésticas. Princípios e condicionantes técnicas de traçado e implantação. O problema do tratamento das águas residuais domésticas e condicionantes de localização de ETAR's. Destinos finais.
13. Drenagem de águas pluviais em zonas urbanas. Bacias de drenagem e princípios de dimensionamento;
14. A drenagem: tipos de sarjetas e sumidouros e ligação à rede de esgotos. As possibilidades e as condicionantes de reutilização destas águas;
15. Resíduo Sólidos. Cálculo de volumes. Características e principais aspectos técnicos a considerar nos sistemas de recolha e tratamento. Destinos finais.
16. Iluminação pública: Iluminação exterior; Iluminação viária; Iluminação ambiental.
17. .Electrificação pública: Traçado; elementos e materiais.
18. Comunicações: voz; imagem e dados
BIBLIOGRAFIA
- Apontamentos colocados à disposição dos alunos para reprodução.
- “El diseño de vias urbanas”, Jim McCluskey, ed. Gustavo Gili, 1979.
- “Manual de Saneamento Básico MSB1 – Elementos Gerais”, Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Lisboa.
- “Manual de Saneamento Básico MSB2 – Abastecimento de Água e Esgoto”, Direcção-Geral dos Recursos Naturais, Lisboa.
- Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e de Drenagem de Águas Residuais e Prediais de Distribuição de Água, 1995
- Catálogos e documentos técnicos
- A solicitação dos alunos fornecimento e indicação de características de materiais e equipamentos, em função dos trabalhos ou interesses que manifestem para utilização em outras disciplinas.
Bibliografia Complementar
Guimarães Sónia Alexandra Carvalho;
Redes urbanas
Ferrater Carlos 080;
Infraestruturas. ISBN: 972-8801-73-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina é leccionada em aulas de tipo magistral, com caracter teórico-prático. Nas aulas apresentam-se os conceitos fundamentais que informam o projecto e o dimensionamento das diversas infra-estruturas e redes e a sua relação com o projecto de planeamento. Paralelamente desenvolvem-se os conceitos teóricos e estabelece-se a sua aplicação em concreto ao projecto através da elaboração de trabalhos práticos que utilizam como matriz o projecto desenvolvido pelos discentes na respectiva disciplina de Projecto V.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
24,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Frequência de 80% das aulas e apresentação dos trabalhos (2) com nota mínima de 8 (oito) valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Mádia aritmética da classificação dos 2 (dois ) trabalhos a desenvolver e apresentar durante o semestre.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes trabalhadores e as situações de estudantes com estatuto de alta competição que não se submentam a avaliação distribuída, designadamente a presença mínima nas aulas de 80%, farão um trabalho nos termos definidos para a melhoria de classificação.
Todos os restantes terão avaliação distribuída, sendo em cada caso ponderada a sua exclusão deste regime de avaliação e a adopção de avaliação nos termos já definidos para a melhoria de classificação.
Melhoria de classificação
Pela elaboração de trabalho sobre tema, com objecto e extensão definido pelo docente. Também será estabelecido pelo docente o prazo para a sua apresntação..