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Comunicação, Fotografia e Multimédia

Código: 50118C5     Sigla: 50118C5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://fotografia.ccre.arq.up.pt
Unidade Responsável: Desenho (D)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 58 MIARQ (até a 2011/12) 5 - 3 - 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objectivos gerais da disciplina são os de (1) desenvolver bases teóricas e práticas
sobre a aplicação de fotografia digital em páginas da web para a comunicação e
representação do espaço público e (2) despertar a consciência dos alunos para o
estudo e a aplicação de métodos de investigação qualitativos e quantitativos sobre o
espaço público e sua representação e comunicação.
Num primeiro tempo os alunos são levados a analisar, questionar e problematizar o
espaço público e a sua arquitectura, explorando o potencial da fotografia digital e da
acessibilidade e interactividade na Internet para a comunicação e percepção desse
espaço e das suas vivências. No fim do semestre, os alunos tomam conhecimento da
existência de diversos métodos de investigação quantitativos e qualitativos que podem
ser utilizados para aprofundar, mais tarde, o estudo realizado nesta disciplina.
O intuito é o de criar um portfolio interactivo na Web, constituído por imagens e texto,
que dê suporte a um conjunto de ideias capazes de formular uma posição, argumento
ou história sobre uma determinada problemática do espaço que está a ser estudado.
Este portfolio pode ser utilizado, posteriormente, como base para um trabalho de
conclusão do segundo ciclo do curso cujo tema deverá ser relacionado com Media
digitais aplicados à investigação do espaço público. O trabalho de investigação
individual do aluno terá, preferencialmente e sem prejuízo de outras orientações, o
acompanhamento dos docentes responsáveis da disciplina de CFM e da disciplina da
Unidade Curricular do 1º ciclo de Ciências da Educação – Métodos de Investigação
em Educação/LQ, que estará articulada e colaborará com CFM.

Programa

O intuito da disciplina é o de levar os alunos, numa primeira fase, a explorar,
questionar e problematizar o potencial da fotografia digital e da interactividade na
Internet como forma de representar e questionar a realidade urbana. Do trabalho
proposto na disciplina devem resultar diversas narrativas visuais interactivas – portfolios
digitais. Estes portfolios digitais descrevem simultaneamente (i) determinadas
problemáticas e características dos espaços e (ii) dão a conhecer novas perspectivas
sobre o espaço público e a forma como as pessoas o percepcionam e vivem nele.

BIBLIOGRAFIA

ESPAÇO PÚBLICO E MÉTODOS DE INVESTIGAÇAO
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FOTOGRAFIA E LABORATÓRIO DIGITAL
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Sontag, Susan (1977) On Photography. London

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os princípios metodológicos que orientam esta disciplina têm como pilares
fundamentais: fomentar e facilitar a comunicação e intercâmbio de ideias entre
discentes e docentes e tornar possível aos discentes ter um papel activo no próprio
processo pedagógico de forma a despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos
programáticos, incentivar a cooperação e o trabalho em grupo e promover uma maior
auto-responsabilização dos alunos relativamente ao desenvolvimento e consecução
dos trabalhos a realizar. Pretende-se, assim, adoptar uma estratégia de trabalho que
leve os alunos a desenvolver simultaneamente projectos de autoria colectiva e
individual e, sem prejuízo dos métodos de avaliação tradicionais, adoptar um processo
de debate de ideias e auto-avaliação dos trabalhos realizados ao longo do semestre.
A disciplina desenvolve-se em dois vectores paralelos, um teórico e outro teóricoprático.
As aulas teórico-práticas desdobram-se em dois blocos temáticos.
Um dos blocos consiste no estudo das funcionalidades e opções de interacção de
máquinas de fotografia digital e do programa Photoshop, com particular incidência na
compreensão da estrutura e sintaxe de comandos. Este bloco é mais curto e possui
uma forte componente de ensino interactivo em suporte digital, possuindo mais
expressão no início do semestre. Serão explicadas as operacionalidades básicas e
fornecido material didático interactivo sobre o programa Photoshop, exigindo-se do
aluno uma maior autonomia de aprendizagem, visto que os objectivos disciplinares
essenciais da disciplina não se reportam ao domínio técnico dos programas
informáticos mas sim ao despertar a consciência dos alunos para o estudo do espaço
público através da fotografia, dando-lhes conhecimento da existência de instrumentos e
métodos de investigação que eles podem utilizar para esse efeito.
Um segundo bloco, que se desenvolve ao longo de todo o semestre, pretende dar as
bases teóricas necessárias para o desenvolvimento dos exercícios de representação e
comunicação propostos. Isto significa dar aos alunos os conhecimentos necessários
para que estes sejam capazes de questionar e problematizar o potencial da fotografia
digital e das potencialidades de acessibilidade e interactividade na Internet para a
comunicação e percepção do espaço público e, em seguida, despertar neles a
consciência de como podem utilizar métodos quantitativos e qualitativos na
investigaçao sobre esses espaços.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas e obter o mínimo de 9,5 valores resultantes da actividade de participação nas aulas e do trabalho individual a realizar.

Fórmula de cálculo da classificação final

MÉTODOS DE CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
Parâmetros e percentagem de avaliação dos exercícios de comunicação:
PA1: – 25%
PA2: – 25%
PA3: – 25%
PA4:– 25%
Cálculo da nota final:
Nota final = [PA1 + PA2 + PA3 + PA4]
A nota final está cotada com o máximo de 20 valores.

Melhoria de classificação

Refinar o projecto de comunicação (trabalho de narrativa visual crítica teórico-prático) que será novamente avaliado de acordo com os critérios definidos. A possibilidade para melhorar o trabalho final tem o prazo de 15 dias, após conhecimento da sua classificação.

Observações

Unidade curricular opcional, sem precedências.
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