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A Rampa Secundária no Dimensionamento das Curvas de Transição em Traçados Rodoviários

Título
A Rampa Secundária no Dimensionamento das Curvas de Transição em Traçados Rodoviários
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Ano
2002
Autores
António Fidalgo Couto
(Autor)
FEUP
Adalberto França
(Autor)
FEUP
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Ata de Conferência Nacional
Página Inicial: 191
2º Congresso Rodoviário Português - Estrada 2002
LNEC - Lisboa, 18 a 20 de Novembro de 2002
Outras Informações
Resumo (PT): No dimensionamento das curvas de transição o critério que atende à variação da sobreelevação assume especial relevo no que respeita à segurança de circulação, pois obriga ao aparecimento de uma rampa secundária (i), cujo valor se adiciona à inclinação do perfil longitudinal. A imposição de valores limite mínimos para i, propostos pelas normas de traçado, tendo em vista contrariar principalmente a hidroplanagem pode, em certas circunstâncias, ser contraditória com os objectivos suportados pelos limites superiores de i, relativos à comodidade. Assim, pretende-se analisar esses valores limite propostos para a rampa secundária e as suas implicações, nomeadamente as situações em que poderá existir contradição de objectivos. Neste contexto é ainda sugerido uma sequência do procedimento a implementar no dimensionamento das curvas de transição tendo em conta a análise efectuada.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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