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Arquitectura e Experiência. Museu de Serralves e Casa da Música. Siza, Koolhaas e os outros

Título
Arquitectura e Experiência. Museu de Serralves e Casa da Música. Siza, Koolhaas e os outros
Tipo
Tese
Ano
2023-10-18
Autores
Ana Luísa Teixeira de Sá
(Autor)
FAUP
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Classificação Científica
FOS: Humanidades > Artes
Instituições Associadas
FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo (PT): A tese que aqui se apresenta parte de um particular entendimento: arquitectura, ‘cosa mentale,’ exercício profundamente intelectual e exteriorização do pensamento que é, como qualquer arte — arte, portanto, na qual aqui se inclui —, todas ‘coisa mental,’ não menos resultantes de, e conducentes a experiência corporizada (e novo pensamento). Circunscrevendo as fronteiras desta tese, pedindo palavras sobre Siza emprestadas a William J. R. Curtis e inserindo nelas o segundo autor a que atenta esta tese: “Tal como com qualquer arquitecto de interesse, de pouco serve encaixar a obra de Siza [e de Koolhaas] em escaninhos históricos ou críticos. É melhor olhar atentamente para os próprios edifícios, considerar os problemas que eles abordam, as intenções e ideias por detrás deles, e a linguagem formal e os materiais que eles usam para seguir os seus intuitos.” Propõe-se, então, um olhar deliberado sobre o Museu de Serralves e a Casa da Música em três capítulos, ‘Percepções,’ ‘Intenções,’ ‘Apropriações,’ três andamentos, três vezes olhando cada um, Museu e Casa, prismas girados na mão, observação dinâmica da refracção da luz. Embora sejam projectos em sequência no tempo real — e assim poderiam ser apresentados —, apresentam-se, Museu e Casa, em alternância dentro dos três capítulos. Cada capítulo divide-se em duas metades, como que sub-capítulos dedicados a cada um deles. Esta tese compõe, por isso, um estudo comparatista entre Álvaro Siza e Rem Koolhaas, através do Museu de Serralves e da Casa da Música, expandindo mais granularmente sobre os meandros da arquitectura e (sua) experiência, desde o pensamento dos autores àquele dos outros que emerge perante a obra daqueles primeiros — e do que desse elusivo invisível e indizível, longitudinal e multi-facetada ‘experiência,’ se pode, através destes, ver e dizer (e especular).
Abstract (EN): The thesis hereby presented stems from a particular understanding: architecture, ‘cosa mentale,’ deeply intellectual exercise and externalization of thought, like any art — art, therefore, in which it’s included here —, all of which ‘mental things,’ not least resulting from, and leading to embodied experience (and new thought). Circumscribing the boundaries of this thesis, through words about Siza borrowed from William J. R. Curtis and weaving into them the second author attended in this thesis: “As with any architect of interest, it serves little purpose to slot Siza’s [and Koolhaas’s] work into historical or critical pigeonholes. It is better to look closely at the buildings themselves, to consider the problems they address, the intentions and ideas behind them, and the formal language and materials which they use to pursue their aims.” Hence, a deliberate gaze directed at the Museu de Serralves and the Casa da Música is proposed in three chapters, ‘Perceptions,’ ‘Intentions,’ ‘Appropriations,’ three ‘tempi,’ three times gazing each one, Museu and Casa, prisms rotated in hand, dynamic observation of the refraction of light. Although these projects came out in sequence, in real time — and could, thus, be so presented — Museu and Casa alternate within each of the three chapters. Each chapter is divided into two halves, as sub-chapters dedicated to each of them. This thesis is, thus, a comparatist study between Álvaro Siza and Rem Koolhaas, through the Museu de Serralves and the Casa da Música, expanding more granularly on the intricacies of architecture and (its) experience, stretching from the authors’ thoughts to that of others, the latter of which emerge from contemplating the oeuvre of the first — and what, of this invisible and ineffable elusive, longitudinal and multifaceted ‘experience,’ can one, through them, see and say (and speculate).
Idioma: Português
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
DeSa_TESE DOUTORAMENTO_CEAU FAUP Arquitectura e Experiência. Museu de Serralves e Casa da Música. Siza, Koolhaas e os outros 42711.72 KB
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