Resumo (PT):
O cinema afirma-se inicialmente como um meio «mudo», fundamentalmente visual, em que as imagens e os textos estabelecem relações dialógicas através dos elementos textuais que, além dos diálogos, ou narrações, permitem igualmente a inclusão de elementos contextuais ou comentários.
Esta convenção promove construções que aproximam o cinema mudo de uma relação entre textos e imagens que se filia na cultura verbo-visual e que é relacionável com a emblemática, abundando motes e aforismos, bem como imagens latentes e construções similares à ekphrasis, a qual transitará para o cinema sonoro.
Propomos, assim, uma análise do cinema à luz da emblemática, tendo por objeto uma leitura exploratória de uma seleção de filmes disponíveis em edições restauradas criticamente. Este serão objeto de uma análise de acordo com perspetivas dos estudos visuais e da intermedialidade.
Abstract (EN):
Cinema initially asserts itself as a «silent» medium, mostly visual, in which images and texts establish dialogic relationships through textual elements that, in addition to dialogues or narrations, also allow the inclusion of contextual elements or comments.
This convention promotes constructions that bring silent cinema closer to a relationship between texts and images that is affiliated with the verbal-visual culture and that is relatable to emblematic, abounding mottos and aphorisms, as well as latent images and constructions like ekphrasis, which will remain with the transition to sound film.
We therefore propose an analysis of cinema in the light of emblematic, having as object an exploratory reading of a selection of films available in critically restored editions, through an analysis according to the perspectives of visual studies and intermediality.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica