Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Unir os pontos; Imaginar Conexões: Reflexões sobre o Desenho de Invenção no território do Ensino em Artes Visuais

Unir os pontos; Imaginar Conexões: Reflexões sobre o Desenho de Invenção no território do Ensino em Artes Visuais

Título
Unir os pontos; Imaginar Conexões: Reflexões sobre o Desenho de Invenção no território do Ensino em Artes Visuais
Tipo
Tese
Ano
2023-07-07
Autores
Pedro Miguel Coutinho Rocha e Silva
(Autor)
FPCEUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais
Outras Informações
Resumo (PT): O presente relatório reflete sobre a experiência de estágio na Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, onde foi desenvolvida uma unidade didática sobre desenho de invenção a partir de constelações, como resultado de um conjunto de pistas obtidas durante a ocupação deste espaço escolar, propondo-se a sua problematização à luz dos campos das Artes Visuais e da Educação. As experiências de estágio, em conjunto com esta atividade, constituem pontos de partida para reflexões sobre o desenho de invenção e a sua potencial importância para as artes visuais, tanto como parte fundamental do processo criativo, como do processo de emancipação e responsabilização, destacando-se os seus desenvolvimentos em contexto escolar. Partindo destes pressupostos poderemos considerar o desenho de invenção como ferramenta importante no desenvolvimento da criatividade e expressão artística, destacando-se a importância da reflexão crítica sobre o processo criativo, assim como o lugar da invenção enquanto forma de expressão e construção do conhecimento.
Abstract (EN): Abstract The present report reflects on the internship experience at Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves Secondary School, where a didactic unit on invention drawing based on constellations was developed as a result of a set of clues obtained during the occupation of this school space, proposing its problematization in light of the fields of Visual Arts and Education. The internship experience, together with this activity, constitutes starting points for reflections on invention drawing and its potential importance for the visual arts, both as an integral part of the creative process and the process of emancipation and responsibility, highlighting its developments in the school context. Based on these assumptions, we can consider invention drawing as an important tool in the development of creativity and artistic expression, emphasizing the importance of critical reflection on the creative process, as well as the place of invention as a form of expression and construction of knowledge. Keywords: Desenho A; Invention Drawing; Creative Process; School.
Idioma: Português
Nº de páginas: 104
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
PEDRO-Unir_os_pontos-Imaginar_Conexões-Reflexões_sobre_o_desenho_no_território_do-ensino_em_artes_visuais Unir os pontos; Imaginar Conexões: Reflexões sobre o Desenho de Invenção no território do Ensino em Artes Visuais 1005.01 KB
PEDRO-Anexos_e_Apêndices Anexos e Apêndices 1923.36 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-24 às 01:26:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias