Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Uma Vontade Inesgotável de Infinito, Um exercício de esculpir o tempo na prática autoral.

Uma Vontade Inesgotável de Infinito, Um exercício de esculpir o tempo na prática autoral.

Título
Uma Vontade Inesgotável de Infinito, Um exercício de esculpir o tempo na prática autoral.
Tipo
Trabalho Académico
Ano
2019-10-30
Autores
Grécia Matos
(Autor)
FBAUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar e-mail institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Artes > Belas artes > Artes plásticas > Escultura
FOS: Humanidades > Artes
Instituições Associadas
FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Outras Informações
Assunto: Vontade – Corpo – Gesto – Efémero – Matéria – Desejo – Sedução
Resumo (PT): «Uma Vontade Inesgotável de ∞: Um exercício de esculpir o tempo na prática autoral», é um projeto teórico-prático centrado na problemática do corpo e da vontade. Associado a estes conceitos, outros como desejo e gesto dialogam com o corpo próprio e com corpos-outros, com a matéria, com o tempo e com o espaço. É um projeto alicerçado na inquietação do corpo físico e imaterial através de processos construtivos e, por vezes, destrutivos, associados a uma vontade de envolvimento entre um corpo e uma ação. Como motores de questionamento podemos organizar a reflexão segundo a alteração do corpo efémero com o tempo; a sedução; e o confronto com a potencialidade plástica e com o universo matérico e poético. O estudo alicerçase no pensamento de Arthur Schopenhauer, de Friedrich Nietzsche, de Gilles Deleuze, de Byung-Chul Han, de Jean Baudrillard, de Jean-Luc Nancy, de Henri Bergson, entre outros, na produção artística de Rui Chafes, Marcel Duchamp, Louise Bourgeois, Morgan O’Hara, Alberto Giacometti, Hans Bellmer e na produção de Andrei Tarkovsky, de Federico Fellini e de Yasuzô Masumura.
Abstract (EN): «An Inexhaustible Will of ∞: An exercise of sculpting time in artistic practice», is a theoretical-practical project focused on body and on will. Associated with these concepts, others, such as desire and gesture dialogue with one's own body and with other bodies, with matter, with time and with space. It is a project based on the anxiety of the physical and of the immaterial body through constructive and, sometimes, destructive processes, associated with a will for involvement between a body and an action. As engines of questioning the reflection can be organized according to the change of the ephemeral body over time; the seduction; and the confrontation with the plastic potentiality, the matter and the poetic universe. The study is based on Arthur Schopenhauer, Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, ByungChul Han, Jean Baudrillard, Jean-Luc Nancy, Henri Bergson, among others, on the artistic production of Rui Chafes, Marcel Duchamp, Louise Bourgeois, Morgan O'Hara, Alberto Giacometti, Hans Bellmer and on the production of Andrei Tarkovsky, Federico Fellini and Yasuzô Masumura.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Pedagógica
Notas: Dissertação de Mestrado
Referência: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/123505
Nº de páginas: 139
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-03 às 22:16:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias