Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Reusable IP cores library for EV propulsion systems

Reusable IP cores library for EV propulsion systems

Título
Reusable IP cores library for EV propulsion systems
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2010
Autores
Ricardo de Castro
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Rui Esteves Araújo
(Autor)
FEUP
Diamantino Freitas
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 3656-3663
IEEE International Symposium on Industrial Electronics (ISIE 2010)
Bari, ITALY, JUL 04-07, 2010
Indexação
Publicação em ISI Proceedings ISI Proceedings
INSPEC
COMPENDEX
Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia electrotécnica, electrónica e informática
CORDIS: Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrotécnica ; Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de controlo ; Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de projecto ; Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia energética > Veículos eléctricos
Outras Informações
ID Authenticus: P-003-B6M
Abstract (EN): This paper presents a new control chip design, based on Field Programmable Gate Array (FPGA) technology, for multi-motor electric vehicles. The control chip builds around a reusable intellectual property (IP) core, named Propulsion Control System (PCS); which features motor control functions with field orientation methods, and energy loss minimization of induction motors. To reduce the cost, implementation issues related with the limited number of dedicated multipliers were overcome using an efficient computational block, based on resource sharing strategy. Due to the parallel processing offered by FPGAs, the resulting implementation can be effortlessly adapted to different electric vehicles topologies, like single or multi-motor drive. As proof of concept, two prototypes with single and multi-motor configurations were developed with the control chip design implemented in a low cost Xilinx Spartan 3 FPGA. Experimental verification of the energy loss minimization algorithm is provided, showing considerable energy savings (>15%) in low speed conditions and improving the electric vehicle range per charge.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Contacto: de.castro@fe.up.pt; raraujo@fe.up.pt; dfreitas@fe.up.pt
Nº de páginas: 8
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 14:49:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias