Resumo (PT):
A necessidade de contínua informação que a nossa sociedade exige tem o potencial de se tornar facilmente em poluição visual, caso não seja conceptual e graficamente bem disponibilizada. Está a cargo do produtor de aplicações criar veículos de comunicação que sejam fáceis e agradáveis de utilizar. Para isso, têm sido estudados, definidos e implementados, ao longo dos tempos, princípios que os auxiliam nesse sentido.
A pertinência deste artigo reside numa necessidade de sistematização dos vários princípios relacionados com a ergonomia de sistemas multimédia, dispersos em vários estudos que avaliam na teoria e na prática a validade de algumas das questões da ergonomia destas aplicações.
Assim, neste artigo, faz-se uma revisão incidente nos sete estados de acção segundo Norman, nas heurísticas relevantes de usabilidade, nos princípios de design de interfaces homem/máquina, nos princípios de navegação e nos testes de avaliação de usabilidade. Salienta-se a importância destes princípios no desenvolvimento de aplicações multimédia.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Contacto:
www.fe.up.pt/~tavares
Nº de páginas:
8
Tipo de Licença: