Resumo (PT):
A escrita é uma competência fundamental nas sociedades contemporâneas,
constituindo um fator promotor do sucesso escolar e da aprendizagem ao longo
da vida. Contudo, muitos alunos não desenvolvem competências de escrita
robustas e relatam baixa motivação para escrever na escola. Nesta tese,
apresentamos uma revisão sistemática, dois estudos observacionais e um
estudo de intervenção, cujo objetivo transversal foi analisar o contributo da
motivação para o desempenho na escrita de alunos portugueses do 2.º e do 3.º
Ciclo do Ensino Básico (CEB). A revisão sistemática sintetizou os resultados de
82 estudos, permitindo identificar 24 construtos motivacionais e associações
positivas entre estes construtos e medidas quantitativas do desempenho na
escrita. O primeiro estudo observacional analisou as relações entre autoeficácia,
atitudes, frequência de escrita e qualidade textual de alunos do 5.º e 6.º (2.º CEB)
e do 7.º e 8.º anos de escolaridade (3.º CEB). Os resultados indicaram que as
atitudes contribuíram para a frequência de escrita literária e digital e para a
qualidade dos textos narrativos e de opinião em alunos dos dois ciclos de ensino.
A autoeficácia para a autorregulação contribuiu para a qualidade dos textos
narrativos nos dois ciclos de ensino, e a frequência de escrita digital para a
qualidade dos textos narrativos em alunos do 3.º CEB, mas não em alunos do
2.º CEB. Usando a mesma amostra, no segundo estudo observacional testámos
as relações entre teorias implícitas, objetivos de realização e qualidade textual.
Verificámos que teorias mais dinâmicas sobre a escrita estavam positivamente
associadas com a adoção de objetivos de mestria e a qualidade textual. A
adoção de objetivos de mestria estava positivamente associada com a qualidade
textual, enquanto a adoção de objetivos de desempenho estava negativamente
associada com a qualidade textual. Finalmente, no estudo de intervenção
analisámos o impacto de um programa de escrita de textos de opinião para
alunos do 6.º ano e analisámos o valor de se acrescentar uma breve intervenção
focada na promoção de teorias dinâmicas sobre a escrita. O programa de escrita
resultou na melhoria da qualidade e da extensão textual, mas não em maior
autoeficácia para a escrita nem em teorias mais dinâmicas dos alunos. Em
conjunto, os resultados desta tese permitem concluir que a motivação dos alunos
tem um papel fundamental no seu desempenho na escrita.
Idioma:
Inglês
Nº de páginas:
376