Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Writing motivation in school: examining the contribution of motivation to writing performance in portuguese middle school students

Writing motivation in school: examining the contribution of motivation to writing performance in portuguese middle school students

Título
Writing motivation in school: examining the contribution of motivation to writing performance in portuguese middle school students
Tipo
Tese
Ano
2022-03-11
Autores
Ana Camacho Carvalho Carneiro de Sousa
(Autor)
FPCEUP
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Psicologia
Outras Informações
Resumo (PT): A escrita é uma competência fundamental nas sociedades contemporâneas, constituindo um fator promotor do sucesso escolar e da aprendizagem ao longo da vida. Contudo, muitos alunos não desenvolvem competências de escrita robustas e relatam baixa motivação para escrever na escola. Nesta tese, apresentamos uma revisão sistemática, dois estudos observacionais e um estudo de intervenção, cujo objetivo transversal foi analisar o contributo da motivação para o desempenho na escrita de alunos portugueses do 2.º e do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A revisão sistemática sintetizou os resultados de 82 estudos, permitindo identificar 24 construtos motivacionais e associações positivas entre estes construtos e medidas quantitativas do desempenho na escrita. O primeiro estudo observacional analisou as relações entre autoeficácia, atitudes, frequência de escrita e qualidade textual de alunos do 5.º e 6.º (2.º CEB) e do 7.º e 8.º anos de escolaridade (3.º CEB). Os resultados indicaram que as atitudes contribuíram para a frequência de escrita literária e digital e para a qualidade dos textos narrativos e de opinião em alunos dos dois ciclos de ensino. A autoeficácia para a autorregulação contribuiu para a qualidade dos textos narrativos nos dois ciclos de ensino, e a frequência de escrita digital para a qualidade dos textos narrativos em alunos do 3.º CEB, mas não em alunos do 2.º CEB. Usando a mesma amostra, no segundo estudo observacional testámos as relações entre teorias implícitas, objetivos de realização e qualidade textual. Verificámos que teorias mais dinâmicas sobre a escrita estavam positivamente associadas com a adoção de objetivos de mestria e a qualidade textual. A adoção de objetivos de mestria estava positivamente associada com a qualidade textual, enquanto a adoção de objetivos de desempenho estava negativamente associada com a qualidade textual. Finalmente, no estudo de intervenção analisámos o impacto de um programa de escrita de textos de opinião para alunos do 6.º ano e analisámos o valor de se acrescentar uma breve intervenção focada na promoção de teorias dinâmicas sobre a escrita. O programa de escrita resultou na melhoria da qualidade e da extensão textual, mas não em maior autoeficácia para a escrita nem em teorias mais dinâmicas dos alunos. Em conjunto, os resultados desta tese permitem concluir que a motivação dos alunos tem um papel fundamental no seu desempenho na escrita.
Idioma: Inglês
Nº de páginas: 376
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-05 às 10:53:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias