Resumo (PT):
Este artigo propor-se realizar o resgate histórico e a análise da experiência
artística e cultural da Casa da Tita, desenvolvida no contexto da ilha de Florianópolis,
na comunidade do Rio Tavares. Desse modo, busca conhecer o processo de construção
coletiva de uma cena musical, as motivações e objetivos, bem como refl etir acerca das
práticas artísticas, culturais e de sociabilidades presentes na referida experiência/cena.
Ademais, o artigo almeja analisar as dinâmicas e formas de relações estabelecidas entre a
Casa da Tita e a cena musical da cidade. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem
qualitativa, que adotou a perspetiva teórico-metodológica da história de vida, com intuito
de trazer à luz olhares singulares de sujeitos que participaram na experiência abordada;
compreendendo a (re)construção dos processos sociais a partir do próprio olhar atores
intervenientes. Os resultados evidenciam as potencialidades de tal proposta, enquanto
instituinte de uma cena musical que foi capaz de adentrar o tecido social mais amplo
e evocar novos modos de existência e resistência estético-políticas, confi gurando-se
também como uma forma própria de artivismo musical contemporâneo
Abstract (EN):
This article proposes to perform the historical rescue and analysis of the artistic
and cultural experience of Casa da Tita, developed in the context of the island of
Florianópolis, in the community of Rio Tavares. Thus, it seeks to know the process
of collective construction of a musical scene, the motivations and objectives, as well
as refl ect on the artistic, cultural and sociability practices present in this experience/
scene. Furthermore, the article aims to analyse the dynamics and forms of relationships
established between Casa da Tita and the city’s music scene. This is a case study of
qualitative approach, which adopted the theoretical and methodological perspective
of life history, in order to bring to light singular looks of individuals who participated
in the experience addressed; understanding the (re)construction of social processes
from the perspective of the intervening actors. The results highlight the potentialities
of such a proposal, as the institution of a musical scene that was able to enter the wider
social fabric and evoke new modes of aesthetic-political existence and resistance, also
confi guring itself as a form of contemporary musical artivism.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica